Coaching de carreira: descubra os benefícios e quando deve fazer

Ser feliz no trabalho e ter satisfação profissional são questões que fazem com que um número crescente de pessoas busque um coaching de carreira.(...)

Autor: Rogério Ramalho

Ser feliz no trabalho e ter satisfação profissional são questões que fazem com que um número crescente de pessoas busque um coaching de carreira. Em um momento no qual 40% dos brasileiros estão infelizes com o trabalho que desempenham, o investimento pode ser um importante facilitador para o desenvolvimento na ocupação diária.
Mas como isso pode ser feito? Um coach orienta tanto na busca por um propósito profissional quanto no processo de transição de carreira — até mesmo para que sejam alcançadas as habilidades mais desejadas pelas empresas.
Seja como for, o auxílio pode ser o ponto de partida que vai permitir que um olhar externo indique caminhos para a evolução no trabalho, a mudança na forma de atuação ou mesmo a conquista de uma visão mais clara sobre talentos ou pontos de aprimoramento profissional.
Por essas razões, vamos explorar a partir de agora como é a atuação desse profissional, quais os benefícios de se fazer um coaching de carreira e também qual o melhor momento para investir nessa solução. Boa leitura!

Você sabe como funciona o coaching de carreira?

O trabalho de um coach de carreira tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do potencial de uma pessoa, a partir do uso das habilidades e experiências do coachee (no caso, o cliente) para a conquista do sucesso profissional!
Com esse trabalho, é construído um caminho para evolução. São identificadas as áreas de atenção e é oferecido o apoio para que seja explorado todo o potencial da pessoa. Para que isso aconteça, são aplicados diversos exercícios e treinamentos com o objetivo de garantir o sucesso do processo.
Por essa razão, o engajamento tanto do coach quanto do coachee é tão necessário. Da mesma forma, é essencial que o cliente se comprometa para manter a motivação com o processo e, assim, colher os resultados.
Na prática, as possibilidades de um coaching de carreira são muitas! Entre elas:

  • aumentar o rendimento profissional,
  • trabalhar com práticas de organização e gestão de tempo;
  • descobrir as melhores práticas para construir uma rede de contatos eficiente;
  • potencializar as qualidades interpessoais — as chamadas soft skills;
  • identificar os pontos de melhoria e os que podem estar sabotando a evolução na carreira;
  • desenvolver habilidades como priorização, delegação e organização;
  • aprender sobre a cultura do feedback.

Em outras palavras, o coaching mostra como driblar os desafios do mercado de trabalho e aprimorar as habilidades técnicas e interpessoais, que são primordiais para que um profissional se destaque.
Mas como é o processo? Explicaremos a seguir.

Como acontece o coaching de carreira?

O processo de coaching acontece por meio de encontros (presenciais ou não) e tem duração de algumas semanas ou meses. Também podem ser feitos trabalho em grupo, seja no ambiente corporativo ou entre amigos.
Durante o processo, o coachee recebe as ferramentas necessárias para se desenvolver e encontrar as respostas que vão nortear a sua evolução profissional. Mas é necessário reforçar que o trabalho pode variar de acordo com a linha de pensamento.
Ainda assim, geralmente inclui interações por meio de conversas, indicações de leituras, filmes e/ou documentários que levem a uma reflexão, além de questionários e exercícios que devem ser respondidos para a obtenção de mais clareza.

Quais os benefícios de ter um coach de carreira?

Falar sobre um coaching de carreira sem levar em consideração os benefícios do processo é impossível. Afinal, muitos procuram tal tipo de atendimento com altíssimas expectativas. Além de auxiliar a descobrir o seu perfil profissional, o trabalho também pode ser utilizado para atacar alguns pontos sobre os quais falaremos a partir de agora.
Nesse cenário, existem muitos benefícios em realizar o investimento. Entre eles:

  • fortalecer o autoconhecimento, com a identificação de forças e fraquezas;
  • permitir, com um caminho claro, um processo de mudança de hábitos;
  • conquistar o aumento na autoestima e na confiança;
  • conseguir realizar metas e cumprir prazos de forma facilitada;
  • realizar uma recolocação profissional;
  • estruturar um plano de carreira.

Para contribuir com a busca por resultados, o processo de coaching de carreira pode incluir a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Essa é uma poderosa ferramenta para que o coachee cumpra suas metas profissionais e possa ter uma visão clara de seus objetivos futuros para a carreira e também para a vida pessoal.
Também pode ser vista como uma forma de desenvolvimento para um plano de carreira, com a profunda avaliação de conquistas, falhas e objetivos futuros.

Como saber se é hora de contratar um coach de carreira?

Ao sentir que é a hora de procurar novos rumos profissionais, o coaching surge como uma orientação para auxiliar no direcionamento das energias ao que, de fato, vai trazer resultados. Em outras palavras, a busca pode ser necessária em fases de transição, nas quais as barreiras devem ser vencidas e os hábitos precisam ser superados.
Em outras palavras, o coach pode ser um apoio para aqueles que precisam sair da zona de conforto ou que foram forçados a esse caminho.

Para quem quer ser promovido no trabalho

O coach de carreira pode ajudar se você tem como vontade ser promovido no trabalho, mas não está confiante de que vai conseguir esse feito. Por isso, o suporte pode mostrar os caminhos pelos quais você pode seguir, as habilidades a serem desenvolvidas e as condutas ideais para conquistar uma posição de destaque na empresa.

Para aqueles que buscam uma transição de carreira

Quando o trabalho já não faz mais sentido, romper hábitos ou adquirir novas habilidades pode ser um processo moroso. Por isso, o coaching é uma solução que traz tais orientações. O mesmo vale para quem passa por um desligamento repentino e se vê perdido, sem perspectivas futuras.
Em todos os casos, o apoio pode ser muito valioso para ajudar você a se preparar para uma mudança de carreira. Nesse processo, os benefícios dessa prática são muitos e ela é uma oportunidade que precisa ser bem aproveitada para que a pessoa consiga alcançar seu máximo potencial! O coaching traz clareza, norteia ações e mostra possibilidades para conquistar plena confiança com as perspectivas profissionais.
Gostou do conteúdo sobre coaching de carreira? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e descubra o que seus colegas pensam sobre essa abordagem.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!