faceboook

Aprenda como criar seu próprio app!

Ainda não tem conhecimento de desenvolvedor, mas quer saber como criar um aplicativo? Algumas ferramentas podem ajudar, confira!

Autor: Redação Impacta

Segundo uma pesquisa realizada pela App Annie — empresa de inteligência de negócios — e publicada pelo site Olhar Digital, em 2016, os desenvolvedores de aplicativos ganharam mais de 35 bilhões de dólares vindos de lojas virtuais. Não é à toa que, cada vez mais, cresce o interesse em saber como criar um aplicativo.
Será que é possível que alguém que não entenda de programação possa criar seu próprio aplicativo? Felizmente, esse processo ficou mais democrático. Quer saber o porquê? Falaremos nesse artigo!

Como criar um aplicativo sem entender de programação?

Apesar de muitas pessoas desejarem criar os seus próprios aplicativos, essa não é uma tarefa fácil. O motivo é a necessidade de conhecimento em linguagem de programação e design. Além disso, é preciso entender como inserir a ferramenta nas lojas virtuais e ter algumas noções de marketing para o lançamento.
Pensando nesse público, foram criadas as “fábricas de aplicativos” que oferecem os recursos necessários para a criação de um software móvel. Por meio dessa ajuda, alguns desenvolvedores conseguiram criar aplicativos que estão fazendo muito sucesso.
Geralmente, os sites que fornecem esse tipo de serviço oferecem uma opção gratuita para a criação de aplicativos. No entanto, o usuário concorda com o aparecimento de algumas propagandas na sua ferramenta.
Uma desvantagem das versões gratuitas é que o aplicativo não é hospedado nas lojas virtuais mais famosas como App Store e Google Play. Em vista disso, se o criador desejar que o seu aplicativo tenha maior visibilidade, será preciso pagar um valor que, dependendo do site, não é muito caro.

Antes de nos aprofundarmos nas plataformas que auxiliam na confecção do software para dispositivo móvel, vamos ajudar você a decidir que tipo de aplicativo criar.

Aprenda como criar um aplicativo sem saber programar

Que tipo de aplicativo criar?

Escolher o tipo de aplicativo que será desenvolvido é uma etapa que deve ser analisada com calma. Do contrário, você pode produzir uma ferramenta sem objetivo prático.

O melhor a fazer é criar um software que tenha a ver com algo que você gosta e, por consequência, entende do assunto. Se a motivação da sua escolha for apenas financeira, talvez você construa um aplicativo que envolve um tema que não conhece e, com isso, o conteúdo dele será irrelevante. Sem levar isso em conta, ele pode acabar se tornando apenas mais um aplicativo na loja virtual.
Há muitas opções de temas nas fábricas de aplicativos, por exemplo:

  • notícias;
  • entretenimento;
  • educação;
  • eventos;
  • empresas;
  • guias e catálogos;
  • estética etc.

Quais são as plataformas disponíveis para a criação de aplicativos?

Após decidir qual é o tipo de aplicativo desenvolverá, chegou o momento de conhecer algumas plataformas que auxiliarão no desenvolvimento da ferramenta.

App2Sales

Essa plataforma tem como objetivo a comunicação, uma vez que permite que o criador desenvolva sua própria rede social. Muito legal, não acha? Se você já possui uma logomarca, é possível importá-la para o seu aplicativo.
O gerenciamento do aplicativo é bem simples. Para isso, o usuário pode acessá-lo pelo site da plataforma por meio de seu login e senha. Após a criação, a própria equipe do App2Salles faz a publicação nas lojas virtuais.

ShoutEm

O ShoutEm oferece um gerenciamento completo de conteúdo e possui excelentes recursos de engajamento. Há também opções eficientes de monetização que permitem que você crie um fluxo de receitas que incluem: assinaturas, cupons e ofertas.
Além disso, a plataforma utiliza o processo de publicação sem costura, que é uma solução robusta que atende a maioria dos requisitos técnicos de sistemas. O aplicativo pode ser integrado com outras fontes de informação como: Facebook, WordPress, Twitter, Foursquare e muitos outros.
O conteúdo pode ser atualizado em tempo real e os updates são feitos regularmente de maneira automática.

Good Barber

Um aspecto muito interessante da plataforma Good Barber é que, além de fornecer os aplicativos nativos, o desenvolvedor tem à sua disposição uma versão móvel livre para que os usuários do software possam acessá-lo pelo navegador de seu dispositivo eletrônico.
Outra vantagem são os feedbacks visuais fornecidos pela plataforma toda vez que o criador optar por fazer ajustes em seu aplicativo. Existe ainda uma função que possibilita a interação com o público que utiliza a ferramenta. Desse modo, usuário vira contribuinte, podendo enviar vídeos, fotos e artigos.

AppMachine

Esse é um sistema muito intuitivo. Quem não sabe como criar um aplicativo, terá pouca dificuldade com a plataforma. A AppMachine usa o recurso drag-and-drop e, por isso, é possível fazer uma combinação de vários blocos de construção que oferecem uma variedade de funções.
Entre eles: fotos, vídeos, informações, conexão do aplicativo com as redes sociais e lojas virtuais. Além disso, você pode testar o aplicativo durante a sua construção por meio de seu computador ou qualquer dispositivo eletrônico.
Após finalizar o seu software móvel, a AppMachine cuida de sua publicação, promoção e ainda analisa o desempenho dele com os usuários.

BiznessApps

Para quem deseja possuir uma experiência de e-commerce, o BiznessApps é a plataforma mais indicada. Ela fornece muitos recursos voltados para o comércio eletrônico como: pedidos de comida, programas de fidelidade, carrinhos de compras etc.
O conteúdo do aplicativo é bem dinâmico e oferece a possibilidade de integração com terceiros. A plataforma é muito fácil de usar pois existem vários modelos pré-construídos que podem ser utilizados. Em questão de minutos o seu aplicativo é criado!
Para ajudar nesse processo, o BiznessApps disponibiliza vários webinars semanais e muitos artigos tutorias. Se o criador desejar, pode atualizar ou modificar qualquer coisa dentro do aplicativo instantaneamente, sem precisar fazer uma longa atualização por meio das lojas virtuais.

GameSalad

Para os fãs dos games que desejam criar seu próprio aplicativo, o GameSalad ajuda nessa tarefa. Devido a sua interface simples, é possível começar a criar um jogo sem nenhum conhecimento de programação.
Por meio de um fórum da plataforma, o criador pode tirar suas dúvidas e pegar conselhos com vários designers de jogos. Com os recursos disponíveis, o usuário consegue criar os atores do jogo, cenas, imagens, sons e muito mais.
Depois de ler esse artigo, você percebeu que não tem desculpas para deixar de criar o seu aplicativo? Esse pode ser o primeiro passo para que você consiga bons lucros nesse enorme e crescente universo da tecnologia móvel.
O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a entender como criar o seu aplicativo? Então curta a gente nas redes sociais: FacebookTwitter e Linkedin e fique ligado sempre que sair algum conteúdo novo.

 

3 Comentários

  1. gael borges disse:

    este site é um assistente escolar para você usar a sua escola online em um app diferente

  2. Nuni disse:

    Muito bem explicado. Este post será muito útil

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!