Afinal, o que fazer para conseguir um emprego melhor? Descubra aqui!

Afinal, o que fazer para conseguir um emprego melhor? Descubra aqui! - Faculdade Impacta de Tecnologia

Autor: Rogério Ramalho

Se você não está contente com seu emprego atual ou com o ramo profissional que escolheu, não fique triste, isso é algo que acontece com muitos de nós. Passar por turbulências no caminho de nossa profissão faz parte da jornada para conseguir um emprego melhor.
Contudo, ficar parado esperando um milagre acontecer não vai mudar sua situação. Pensando nisso, o objetivo do texto de hoje é ser um guia com os próximos passos que você deve tomar para estar pronto para agarrar oportunidades de emprego melhores que vão aparecer em sua vida. Confira!

Identifique os motivos de insatisfação

O primeiro passo para conseguir um emprego melhor é tirar um tempo da correria rotineira e pensar no rumo que sua vida profissional está seguindo. O seu emprego atual pode não ser bom, mas você acredita que está na profissão certa? Se a resposta for sim, então é hora de começar a entender por que você está infeliz mesmo trabalhando na área que gosta.
Muitos podem ser os fatores que estão causando a sua insatisfação. É a empresa que não lhe agrada? É o seu cargo? As pessoas ao seu redor? Buscar respostas para essas questões é importante para lhe ajudar a entender a origem do problema e traçar metas para o próximo objetivo de carreira.
Porém, o que lhe incomoda pode ser a escolha da profissão, e isso é bastante comum. Se você está chegando à conclusão de que a sua área de atuação é a causa da sua infelicidade no trabalho, então é hora de ter coragem e mudar os rumos para algo que goste! Seja qual for o seu motivo, saiba que sempre há uma forma de resolvê-lo e, com bastante determinação, você pode alcançar seu objetivo, ou seja, conseguir um emprego melhor.

Estabeleça suas metas profissionais

Agora que você já conhece a razão da sua insatisfação, estabeleça quais são as suas metas profissionais para ser feliz em um emprego. Pense nas empresas nas quais você gostaria de trabalhar, quais cargos quer assumir, jornadas de trabalhos, destinos e afins. Esse é o primeiro passo para, agora, traçar o caminho certo a seguir.
Isso é bem importante porque, na maioria das vezes, querer mudar de emprego não é uma opção imediata por causa de contas a pagar e situações parecidas. Com uma meta preestabelecida, você consegue traçar o planejamento necessário para conseguir o que quer sem tomar decisões precipitadas.

Invista em qualificação

Currículo bonito é aquele que mostra sua qualificação profissional na área da sua escolha, e não um monte de informações para “encher linguiça”. Então, comece a pensar no que você precisa fazer para se tornar um profissional indispensável. A primeira questão é: já tem alguma formação? Se ainda não, é interessante que comece a planejar fazer algum curso técnico ou faculdade em sua área.
Se já possui esses dois tipos de formação, então procure sempre se aprimorar para se destacar dos demais concorrentes ao seu emprego dos sonhos. Pesquise quais cursos de pós-graduação você pode fazer para ter mais conhecimento em sua área, o que pode lhe dar conhecimento específico para crescer em uma profissão.

Crie seu networking

Conhecer e se relacionar com profissionais da sua área também é necessário para que mais oportunidades batam na sua porta. Então, não deixe de ir em eventos e feiras da sua profissão, assim como palestras e bate-papos de assuntos relacionados aos seus interesses profissionais. Essas situações são ótimas para conhecer gente nova e trocar ideias e, claro, contatos.
Outro ponto importante aqui é não criar inimizades em seu trabalho atual ou antigo, pois é muito comum as pessoas de uma mesma região se conhecerem em seu ciclo de relacionamento profissional. Mantendo um bom relacionamento com todos a sua volta fica mais fácil garantir que não ocorram comentários ruins quanto à sua postura no trabalho.

Faça suas próprias oportunidades

Como o mercado de trabalho é bem competitivo, esperar que as chances de um emprego melhor cheguem até você também não é uma boa decisão. Se você investiu em qualificação e sabe que é um bom profissional, não tenha medo de mandar seu currículo e suas propostas para as empresas nas quais gostaria de trabalhar.
Lembre-se de que o máximo que pode acontecer é você levar um não e, se não tentar, também nunca vai saber se uma empresa daria uma chance para você ou não. E podemos ir mais além ainda, já que não custa nada fazer uma visita naquela empresa que você sempre sonhou trabalhar. Muitas empresas grandes permitem visitas profissionais, então por que não fazer?

Esteja pronto para mudanças

A última dica pode não parecer tão importante, mas é indispensável para que você encare as oportunidades sem medo. Se você está realmente infeliz, estar preparado para encarar as mudanças e desafios que virão é essencial para alcançar um emprego melhor. Nem sempre é fácil deixar o que é cômodo de lado para encarar uma nova perspectiva.
Isso se aplica também a oportunidades maiores que podem surgir no futuro, como mudar de carreira, de cidade ou até ganhar uma promoção de cargo e ter que assumir compromissos que você nunca teve antes na empresa. Por isso, o tópico que falamos sobre traçar metas faz ainda mais sentido agora: até que ponto você está disposto a ir? Aonde quer chegar?
Você já deve ter percebido que todas as dicas deste texto envolvem coragem para sair do lugar. Correr atrás dos seus objetivos é o que vai abrir as portas para conseguir um emprego melhor, mas não só isso. Também é indispensável que você invista seu tempo e dinheiro em qualificação profissional. Estudar nunca é demais, na verdade, sede de conhecimento é uma característica essencial para um profissional bem-sucedido.
Gostou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado você nessa decisão tão importante em sua vida profissional. Para saber mais sobre desenvolvimento de carreira, preparamos esse Guia Completo. Inscreva-se e receba o seu:
Saiba como se desenvolver na carreira
Para continuar vendo conteúdos como este, siga nossa página do Facebook. Até a próxima!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!