6 benefícios da graduação para o seu futuro que ainda não te contaram

6 benefícios da graduação para o seu futuro que ainda não te contaram - Faculdade Impacta de Tecnologia

Autor: Rogério Ramalho

Pode ser que você ainda esteja decidindo se entra na faculdade ou já busca uma posição no mercado. Muita gente diz que, hoje, um curso não tem grande valia no mercado, o que não é verdade. Existem muitos benefícios da graduação para o seu currículo e vivência profissional.

É claro que, atualmente, com a concorrência do mercado de trabalho, é de suma importância continuar estudando para estar um passo à frente. Mas tudo começa com o bom e velho curso na faculdade.

Para ajudar você a decidir investir em sua formação profissional e buscar mais conhecimentos, reunimos neste post uma série de benefícios da graduação para a sua vida. Confira!

1. Crescimento pessoal

Por mais que você tenha passado por seu período escolar em ótimas instituições de ensino que valorizem a vivência entre os alunos, algumas experiências só poderão ser possíveis dentro do ambiente de uma faculdade.

Você poderá desenvolver uma série de habilidades interpessoais que serão essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de conhecimentos que serão úteis ao longo de sua vida. Poderão fazer parte desse leque de novas habilidades:

  • trabalho em equipe;
  • poder de negociação;
  • aumento de produtividade;
  • organizar seu tempo, etc.

Dentro do ambiente acadêmico você também poderá melhorar outras capacidades que já apresenta. Tudo isso será desenvolvido durante uma rotina intensa de estudos e outras atividades, como a relação com outros estudantes, desafios e novos conhecimentos.

2. Construção de uma carreira sólida

Por mais que você possa conquistar uma posição no mercado de trabalho sem contar com uma graduação, é comum vermos profissionais com alguns anos de carreira que não pararam de estudar. Esse tipo de situação acontece porque para avançar dentro das empresas é exigida uma formação específica, ou seja, é preciso estudar e se formar na faculdade.

Em um primeiro momento, pode parecer que indo direto para o mercado de trabalho você poupará tempo e tomará um atalho para o desenvolvimento profissional, porém essa ideia é equivocada. Para se galgar cargos e salários mais altos e desenvolver uma carreira sólida, uma hora você terá de cursar o ensino superior e buscar uma formação dentro da área que escolheu. Caso contrário, não poderá crescer.

Isso é plenamente possível, contudo é mais complicado, uma vez que a graduação exige dedicação do aluno, algo que pode ser difícil de manter depois de já estar inserido no mercado de trabalho. Então, o ideal é ingressar em um curso de graduação logo após finalizar o período escolar, enquanto você ainda está com plena disposição para continuar estudando e adquirindo conhecimentos.

3. Estabilidade financeira

O mercado de trabalho paga melhor aos profissionais formados — eles ganham, em média, 140% a mais, segundo um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Você perceberá rapidamente essa realidade ao buscar por uma posição. Para atingir a sua estabilidade financeira e conquistar o seu espaço, a melhor opção é ingressar em uma faculdade.

Sair da casa dos pais e ter independência financeira é um dos grandes objetivos de um jovem. No entanto, não é possível realizar um sonho como esse com um salário baixo. No Brasil, as despesas com moradia, alimentação e demais itens é muito alta e, caso você não conte com um bom salário, é praticamente impossível se manter sozinho.

Um curso em uma faculdade não é um gasto, e sim um investimento para que você possa ter melhores chances futuramente e conquistar a sua tão sonhada independência financeira — além de poder desfrutar dos outros benefícios da graduação.

4. Conquista de um bom emprego

A verdade é que não restam muitas opções para quem não se especializa nem se capacita. Geralmente, os empregos que não exigem uma formação não pagam bem e são posições inferiores.

Para conquistar os melhores empregos é essencial estar preparado — e contar com um diploma da faculdade é o primeiro passo para isso. Como exemplo, temos as posições no mercado de TI, que pagam altos salários e não exigem experiência nos cargos de entrada. Entretanto, é necessário contar com uma formação.

Na hora de buscar um novo colaborador, os recrutadores responsáveis por realizar as entrevistas estão sempre buscando por mão de obra qualificada. Profissões estáveis que exigem formação são as que contam com melhores benefícios e pagam os melhores salários. E para ter acesso a essas oportunidades é preciso cursar uma graduação.

5. Amizades e networking

Muitas vezes, o seu emprego dos sonhos ou uma grande oportunidade profissional pode chegar por meio de alguém que você conhece ou estudou junto, mas que ocupa uma posição em outra empresa. Esse tipo de relação só é possível cursando uma faculdade.

Durante o curso, você poderá conhecer muitos outros jovens profissionais que também estão buscando uma posição no mercado. Com isso, você fará parte de uma rede de comunicação que pode lhe apresentar a diversas oportunidades. E vale lembrar que os professores também são um ótimo canal de indicações para vagas nas empresas.

Caso você se mostre dedicado e interessado, pode conquistar seu primeiro emprego por alguma indicação ainda durante o curso. Uma oportunidade como essa já pode valer por toda a sua dedicação durante o tempo de estudos.

Finalizar o curso e cultivar o networking construído durante esse período pode manter uma variedade de portas abertas para você e lhe ajudar a encontrar ou a mudar de área a qualquer instante durante a sua vida profissional.

6. Novas possibilidades

Você pode ter uma ideia básica do que pretende fazer ou a carreira que quer seguir, mas ainda não ter certeza sobre como chegar lá. A faculdade pode guiar você pelo caminho e mostrar todas as possibilidades de uma carreira.

Ao realizar um curso na área de TI, por exemplo, você pode pensar em se tornar um programador, mas um leque de oportunidades se abrirá e pode acabar mostrando outros caminhos que você ache mais interessante. Em resumo, cursar uma graduação ampliará os seus horizontes e pode mudar a sua visão acerca da carreira que você pretende seguir, lhe mostrando outras aplicações e uma nova jornada.

Apresentamos aqui alguns benefícios da graduação, mas tenha em mente que a sua dedicação durante o curso é fundamental para obter todas essas vantagens. Não basta apenas se apresentar em sala de aula, é preciso que você busque o conhecimento. Isso também fará de você um profissional melhor.

Gostou de saber quais são os benefícios da graduação que você pode conquistar? Quer ficar por dentro de mais posts interessantes para a sua carreira? Então siga-nos agora mesmo no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!