O que é necessário para uma certificação PMI?

A área de gerenciamento de projetos é uma das mais procuradas pelas empresas, mas também exige conhecimentos e diferenciais, como ter uma certificação (...)

Autor: Redação Impacta

Elaboração e gerenciamento de projetos são atividades bastante requisitadas por empresas e órgãos públicos, que dependem de profissionais com alto nível de conhecimento para conduzir atividades estratégicas para os seus negócios.

Contar com um profissional especializado nessas ações é fundamental para as companhias que buscam a excelência do seu trabalho e oferecer aos seus clientes um produto diferenciado e de qualidade.

Para assegurar essa boa prestação de serviço, diversas empresas – seja no Brasil ou no exterior – estão cobrando dos gestores de projetos não só a especialização na área, mas também uma comprovação de que detêm o conhecimento técnico necessário para que façam a gestão de seus projetos.

Hoje, o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) tem se notabilizado como a principal instituição do mundo dedicada a certificar a qualidade desse tipo de profissional.

O PMI é uma associação voltada para os profissionais de gerenciamento de projetos e atualmente oferece seis tipos de certificações, que têm como objetivo atestar o conhecimento e competência profissional. Contar com um desses certificados é uma forma de agregar valor a um colaborador e abrir portas dentro do mercado de trabalho, que reconhece a importância de funcionários especializados e com know-how nas suas áreas de atuação.

Vale a pena ter uma certificação PMI?

De acordo com informações divulgadas pelo PMI, um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) mundial – algo em torno de US$ 12 trilhões – é gasto em projetos. Somente esse número é suficiente para demonstrar o interesse e a necessidade das empresas em contar com profissionais qualificados para dar conta de conduzir as suas ações de maneira satisfatória e que mantenha a qualidade exigida.

Além disso, estima-se que muitos profissionais qualificados deverão deixar o mercado de trabalho em 2015 devido às suas aposentadorias. Ainda segundo a pesquisa do PMI, somente no Brasil, 30% da mão de obra deverá deixar as suas funções neste ano, o que implica na necessidade de contratar novos profissionais.

Isso abre oportunidades para novos talentos, que estão buscando o seu espaço junto às companhias. Portanto, deter uma certificação profissional pode ser um mecanismo para ampliar sua presença no mercado de trabalho.

O que preciso para obter um certificado?

Profissionais graduados ou não podem obter uma certificação PMI, porém, para cada uma dessas situações é necessário cumprir alguns requisitos para poder participar das provas avaliativas aplicadas pela instituição. Assim, é necessário ficar atento a essas normas para poder solicitar a avaliação e pleitear o seu certificado.

Para os graduados há mais de três anos, é exigido uma experiência de 4.500 horas em qualquer atividade relacionada à gerência de projetos. Esse período trabalhado deve ser contabilizado nos últimos seis anos. E, claro, é necessário comprovar essa experiência e ainda apresentar a cópia do seu diploma de formação universitária.

Já os profissionais que não contam com uma graduação, a exigência sobe para 7.500 horas de trabalho em gerência de projetos. Aqui o prazo para contabilizar essa experiência cai para cinco anos — e períodos superiores a oito anos não são considerados. Além disso, é obrigatório comprovar a conclusão no ensino médio para poder participar da seleção.

Um profissional que se encaixe nos perfis citados e cumpra todos os requisitos pode ser candidatar a obter uma certificação, mas antes de prestar a prova é importante que escolha qual dos seis certificados melhor se encaixa na sua carreira e no seu projeto de crescimento.

As certificações PMI são:

  • Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP®);
  • Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM®);
  • Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP®);
  • Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP®);
  • Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP®);
  • Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP®).

Outras informações sobre as certificações podem ser obtidas aqui. Para tirá-las, você pode agendar sua prova em um Centro de Exames oficial.

Pretende obter uma certificação? Por que fez essa escolha? Compartilhe com a gente a sua história e experiência!

3 Comentários

  1. Lilian disse:

    Tenho interesse na certificação PMI

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Lilian! Aqui na Impacta temos curso preparatório para a certificação PMI: Veja aqui. Além disso, aqui mesmo temos o Centro de Exames, onde você já agenda a prova para ter sua certificação oficial. Se quiser saber mais, nossos consultores educacionais estão à disposição no CHAT ONLINE.

  2. Keven disse:

    Como posso está comprovando os meses de experiência?

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