Minha Conta
Recuperar Senha

Digite seu endereço de e-mail que foi cadastrado e enviaremos seus dados de acesso.

Minha Conta

A senha deve conter no mínimo 6 caracteres.

Ao se cadastrar, você concorda com a Política de Privacidade e Segurança

Mudar Data: Photoshop CS6 Módulo I
Preço
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
  Itens Preço
Carrinho de Compras
O carrinho está vazio.
INVESTIMENTO TOTAL:0,00

Esqueci minha senha

Foi enviado um e-mail para com os dados de acesso.

Gestão de projetos: os 7 principais livros para área

Não há dúvida de que o mundo atual está se tornando cada vez mais tecnológico. Aplicativos, computação em nuvem, smartphones e até relógios inteligentes já são ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia.

Mesmo assim, apesar de toda essa modernização, os livros — sejam eles físicos ou digitais — ainda são reconhecidos como uma das principais fontes de informação e conhecimento. E no âmbito da gestão de projetos não seria diferente.

Uma das melhores maneiras de se atualizar e adquirir novos conhecimentos ainda se dá por meio de livros e cursos. Assim, será possível que você desenvolva sua carreira e consiga se tornar um profissional de sucesso, sendo valorizado por isso.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar os 7 principais livros sobre gestão de projetos que todo profissional deve ler! Confira:

A Arte da Guerra é um dos livros que ajudam na gestão de projetos

1. “A arte da guerra”, de Sun Tzu

Um dos primeiros livros que um gestor de projetos deve ler é “A arte da guerra”. Esse livro foi escrito há mais de 2.500 anos, mas, por incrível que pareça, ainda é extremamente adequado à nossa realidade.

Sun Tzu foi um general e estrategista chinês e, naquele tempo, já aplicava algumas práticas de gestão de projetos dos dias atuais. Assim, seu livro tem por objetivo demonstrar como funciona a metodologia de guerra, com conceitos fundamentais e técnicas extremamente eficazes.

Ele acreditava, por exemplo, que um general era o responsável por assegurar que os soldados entendiam suas ordens — um tipo de prática que, hoje, é amplamente utilizada na gestão da comunicação. Vale a pena a leitura!

2. “A estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Obviamente, “A estratégia do oceano azul” também é um livro voltado para estratégias. Nele, Kim e Mauborgne, seus autores, analisaram experiências de algumas empresas em inúmeras áreas, com o objetivo de se atentar para o desenvolvimento das estratégias de negócios.

Considerado um guia prático, e um estímulo para se buscar novos horizontes e enfrentar novos desafios, o livro traz informações relevantes sobre planos baseados em fatos e dados, identificação de espaços inexplorados no mercado e ferramentas que permitem o entendimento e a maximização das oportunidades.

Isso, além de transformar ações em resultados. Ou seja, se trata de um livro que contempla as principais práticas conhecidas da gestão de projetos, possibilitando que você as aplique na sua rotina de trabalho e colha os benefícios disso!

3. “O monge e o executivo”, de James C. Hunter

“O monge e o executivo” é direcionado para o desenvolvimento de habilidades humanas, também chamadas de soft skills. Um verdadeiro best-seller, altamente recomendado para profissionais que desejam ocupar altos cargos de gestão.

Ele narra a história de um empresário bem-sucedido que, devido a alguns problemas na empresa, decide se isolar em um mosteiro cristão. E é nesse mosteiro, por meio da convivência diária com os monges e a mudança em sua rotina, que os ensinamentos se desenvolvem.

4. “Guia PMBOK”, de PMI

O mais famoso do mundo sobre gerenciamento de projetos, o “Guia PMBOK” traz as melhores práticas empregadas em projetos ao redor do mundo. Nos EUA, inclusive, ele é adotado como uma norma estadunidense de gerenciamento de projetos.

Por tudo isso, acredite: é praticamente obrigatório ter um exemplar do guia escrito pelo PMI (Project Management Institute) na cabeceira de sua cama.

5. “Gerenciamento de projetos”, de Ricardo Vargas

Em termos de obras específicas sobre gestão de projetos, não podemos deixar de mencionar essa, de Ricardo Vargas. O livro fornece uma gama incrível de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, que devem ser usados para garantir uma gestão eficiente e de qualidade.

Ele também pode ser utilizado como uma introdução de novos conhecimentos, familiarizando o leitor com os termos e provendo ensinamentos básicos de gestão de projetos. Assim, é indicado tanto para profissionais que estão iniciando os trabalhos no campo quanto para aqueles que precisarão gerenciar só um projeto isolado.

Além disso, vale ressaltar que Ricardo Vargas escreveu outros livros sobre o gerenciamento de projetos, e todos são excelentes. Qualquer um deles será capaz de agregar novos conhecimentos e te deixar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.

6. “Gerenciamento de projetos orientado por valor”, de Harold Kezner e Frank P. Saladis

De fato, os principais indicadores de uma gestão de projetos eficaz são os requisitos de prazo, custo, escopo e qualidade. E encontrar um projeto que atenda, simultaneamente, a todos essas exigências é quase impossível.

Nesse sentido, o livro de Kezner e Saladis disponibiliza uma maneira de gerir que atenda a essas necessidades, e permite, ainda, agregar valor ao produto ou serviço. Assim, o bem adquirido atenderá as expectativas do cliente — podendo até superá-las —, garantindo sua satisfação.

7. “Project Model Canvas”, de José Finocchio Jr.

É interessante destacar que, mesmo com toda a tecnologia do mundo atual, um curso de Excel pode ser muito produtivo para qualquer profissional que esteja diretamente ligado ao gerenciamento de um projeto.

Afinal, durante um bom tempo, as planilhas de Excel foram grandes companheiras dos gestores. Com elas é possível analisar um projeto inteiramente, precisando apenas operar o programa.

Como era de se esperar, contudo, já existem novos modelos que se adaptam mais facilmente à realidade das empresas, priorizando criatividade e dinamismo. E o livro de José Finocchio Jr. foi escrito justamente com o propósito de revolucionar esse aspecto.

Segundo o autor, em um ambiente verdadeiramente criativo, diferentes pessoas podem criar um plano de projetos com o mínimo de recursos possíveis. Apenas uma folha e um alguns post-its seriam necessários.

Nesse sentido, sua obra mostra um método colaborativo, em que até mesmo os stakeholders podem participar do processo, por meio de atitudes proativas, redução da burocracia e eliminação do preenchimento de documentos desnecessários.

Enfim, buscar novas habilidades em gestão de projetos pode mesmo ser o que falta para você alcançar cargos de liderança e alavancar sua carreira. Certamente, devido ao esforço e a boa gestão da sua carreira, você conseguirá valorização na sua empresa.

Agora, além dos livros, um plano de carreira eficiente também deve englobar a realização de cursos e outros tipos de capacitações. Para isso, é primordial contar com empresas especializadas, que possam fornecer conhecimentos relevantes para o dia a dia e, principalmente, para a sua profissão.

Então, não perca tempo e invista em você! Com certeza, valerá muito a pena. E, se você gostou dessas indicações de livros de gestão de projetos, que tal manter-se informado sobre esse assunto? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a todas as nossas postagens!
[fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

Artigos Relacionados