Conteúdo programático

  • Introdução e Planejamento
    • Evolução dos mecanismos de busca: Hipertexto e os primórdios dos mecanismos de busca, Mecanismos de busca modernos (Yahoo!, AltaVista, Google, Bing).
    • Market Share dos mecanismos de busca.
    • Futuro dos mecanismos de busca.
    • Componentes de um mecanismo de busca: Crawler, Índice, Interface de busca e software de relevância.
    • Como o Google funciona: Googlebot, Como o Google indexa as páginas, PageRank, Exibindo os resultados, Exibindo anúncios, Mudanças nos algoritmos de resultados (Panda e Penguin).
    • Importância do posicionamento na SERP: CTR e a posição de exibição na SERP, PPC versus SEO, Usando domínios como parte da estratégia, Como escolher as palavras-chaves de trabalho.
    • Análise de concorrência na SERP: Usando o SEO Monitor e o Google Analytics.
  • Implementação
    • Implementação On-Page.
    • Otimização On-Page: o que é: On-Page versus Off-Page.
    • A importância da arquitetura da informação: Mapa do site, Formação de URLs, Posicionamento dos elementos na página, Ferramenta SEO Browser.
    • Conteúdo: Como criar conteúdo relevante (Sazonalidade e datas comemorativas, Analisando a concorrência, Analisando você mesmo), Palavras-chaves no conteúdo.
    • Análise On-Page: URL da página (Regras para deixar a sua URL amigável), Analisando a estrutura do HTML da página (Ferramentas para visualização do código-fonte, Estruturando de forma mais clara o seu HTML), Tag Title, Meta Description, Meta Keywords, Breadcrumb, Heading Tags, Listas, Links (Propriedade Relations, Links âncoras), Imagens, Rich Snippets - conteúdo relevante e compreensível (Como aplicar Rich Snippets), Tempo de carregamento, Canonical Tag, SEO e HTTP Status, Conteúdo duplicado (Como encontrar um conteúdo duplicado, Como resolver este problema, Mudança de URL segura).
    • Robots.txt: Como evitar a indexação de algumas páginas (User-agents e robôs), Como testar sites, Meta robots.
    • Sitemap: O que é Sitemap, Como criar Sitemaps (Regras de criação - padrão sitemap.org, Tipos de Sitemaps, Sitemap Index, Enviando um Sitemap).
    • Black Hat: Diretrizes de qualidade Google, Técnicas Black Hat, Punição: como identificar e como proceder.
    • Implementação Off-Page.
    • Como usar as redes sociais para ajudar nas técnicas de SEO.
    • Link Building: o que é e como fazer.
    • Troca de links.
    • O que já funcionou para SEO e hoje não funciona mais.
    • Ferramentas para análise do trabalho.
  • Métricas
    • Como mensurar os resultados: Métricas mais importantes.
    • Como usar o Google Analytics e outras ferramentas para otimizar o seu site.
    • Como analisar os resultados: Deu errado, e agora?.
    • SEO continuado: ciclo de medir, aprender, implementar.
  • Otimização de Resultados
    • A importância do SEO para o negócio: Objetivos do negócio vs. objetivos do SEO.
    • Ciclo de aperfeiçoamento: Fase 1 - Pesquisa e planejamento, Fase 2 - Otimização, Fase 3 - Monitoramento, Fase 4 - Análise.
    • Ferramentas de apoio: Ferramentas para cada fase do SEO, Webmaster Tools, Google Analytics.
    • Análise da concorrência de palavras-chaves.
    • Cálculo do ROI: Passos para calcular o ROI no SEO.
    • O que fazer se o site sumir do Google.
    • Migração de plataformas.
    • Terceirizar ou fazer in-house (On-Page, Infraestrutura, Off-Page, Link Building).
    • Estratégias de conteúdo (Blogs, User Content Generation, Syndication).

Certificação Impacta

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