Conteúdo programático

  • Introdução ao Universo do Maya
    • Animação em 3D.
    • Conteúdo digital: comparação entre placas de vídeo 2D e 3D, software de efeitos, trabalho com todos os componentes, criação de composições, edição não linear, fluxo de trabalho, pré-produção, produção, renderização (acabamento) e pós-produção.
    • O Maya: um pouco da história do Maya.
    • Tipos de animação: fantasia ou ficção científica, animação de personagem.
    • Cenários de utilização do Maya: desenvolvimento de jogos, filmes, vídeo e TV, visualização e Internet.
    • Terminologia do Maya: uma lista dos principais termos utilizados pelo Maya e seus significados, para facilitar o seu trabalho com o software.
  • Introdução ao Software Maya
    • Requisitos de sistema.
    • Interface de usuário: Menus, Barra de Menus Principal, Barra de Menus de Painel, Marking menus, Shelf, Toolbox, Barra de Status, Painéis, Quick Layout Button, Time Slider, Range Slider, Command Line, Help Line, View Compass, Channel Box e Layer Editor.
  • Visualizando Cenas
    • Coordenadas X, Y, Z para posicionar superfícies no espaço 3D.
    • Sistema de coordenadas UV, relacionado à topologia da superfície.
    • Vistas: Perspectiva e Ortográfica.
    • Ferramentas de visualização: ViewCube, ferramentas de câmera, Tumble Tool, Track Tool, Dolly Tool, Zoom Tool, Azimuth Elevation Tool, Yaw-Pitch Tool, Fly Tool.
    • Modos de exibição da geometria.
  • Manipulando Objetos
    • Transformações.
    • O ponto pivô.
    • Manipuladores: manipulador de movimentação/rotação/dimensionamento, manipulador universal.
    • Ferramentas de transformação: ferramentas Move, Rotate e Scale.
    • Aplicação de valores exatos de transformação.
  • Visão Geral sobre Modelagem
    • Tipos de geometria.
    • Primitivas.
    • Modelagem de objetos.
    • Componentes.
    • Máscaras de seleção.
    • Curvas NURBS.
    • Deformadores não lineares de superfície.
  • Shaders
    • Interface do Hypershade.
    • Tipos de shader.
    • Atributos do shader: seção Specular Shading, seção Special Effects, seção Matte Opacity, seção Raytrace Options e seção Mental Ray.
    • Texturas: texturas 2D, texturas 3D, texturas de ambiente, textura em camadas, mapeamento UV, mecanismo de mapeamento UV, projeções.
  • Introdução à Animação
    • Animação: uma breve história da animação e alguns conceitos.
    • Métodos de animação: utilização de método tradicional e método por meio do Maya, Keyframing, animação de caminho, chaves guiadas, animação não linear, animação dinâmica, Motion Capture e animação em camadas.
    • Trabalhando com chaves: métodos de criação de chaves, visualização e edição de chaves.
  • Cores e Luzes
    • A importância da luz.
    • Manipulação de cores no computador: teoria das cores, um pouco sobre a psicologia delas e calibragem do monitor.
    • Conceitos de iluminação: iluminação de três pontos.
    • Atributos da luz: tipos de luz, luz ambiente, luz direcional, luz de ponto, Spotlight, luz de área, luz de volume.
    • Iluminando objetos específicos.
    • Sombras: criação de sombras comuns e suaves, definição de quem emite e recebe sombras.
  • Renderização
    • Janela Render Settings: guia Common, Seção File Output, Seção Frame Range, Seção Renderable Cameras, Seção Image Size, Seção Render Options.
    • Mecanismo de renderização.
    • Pré-visualizando a renderização: renderização IPR e outras utilidades da janela Render View.
    • Câmeras: tipos de câmera, criação de câmeras, atributos de câmera.

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