Sobre o curso

Aqui você aprenderá todo o passo a passo para trabalhar utilizando o melhor Excel. 

 

Durante o curso o professor Fernando de Carvalho Navarro vai te ensinar funções básicas para formatar sua planilha: você aprenderá com exercícios práticos os conceitos e operações com banco de dados, como trabalhar com células, cálculo base, classificação, filtragem e muito mais. 

 

Durante o curso, o professor Fernando de Carvalho Navarro vai te ensinar funções básicas para formatar sua planilha: você aprenderá com exercícios práticos os conceitos e operações com banco de dados, como trabalhar com células, cálculo base, classificação, filtragem e muito mais. 

Fazendo esse curso você está apto

Ao terminar o curso você conseguirá desenvolver diversas funções, cálculos, além de poder usar suas planilhas e relatórios gráficos de uma forma mais inteligente e automatizada. E aí, vamos nessa?

Conteúdo programático

  • Trabalhando com planilhas
    • Introdução ao Excel: Versões do Excel; Iniciando o Excel.
    • Conceitos e definições.
    • Dimensões de uma planilha.
    • O trabalho com planilhas: Inserindo planilhas; Excluindo planilhas; Renomeando planilhas; Selecionando planilhas; Trabalhando simultaneamente com diversas planilhas; Movendo planilhas (Pelo mouse, Pelo comando Mover ou Copiar); Copiando planilhas (Pelo mouse, Pelo comando Mover ou Copiar); Ocultando e reexibindo planilhas; Aplicando cores às guias das planilhas; Comentários em células.
  • Melhorando a aparência das planilhas
    • Formatação de fonte: Formatando a fonte pela faixa de opções e por atalhos (Nome da fonte, Tamanho da fonte, Cor da fonte, Negrito, itálico e sublinhado); Formatando a fonte pela caixa Formatar Células.
    • Formatação de alinhamento: Formatando o alinhamento pela faixa de opções (Alinhamento horizontal, Alinhamento vertical, Orientação, Recuos, Quebrar texto automaticamente, Mesclar células); Formatando o alinhamento pela caixa Formatar Células.
    • Formatação de número: Formatando o número pela faixa de opções e por atalhos; Formatando o número pela caixa Formatar Células.
    • Formatação de bordas: Formatando bordas pela faixa de opções; Formatando bordas pela caixa Formatar Células; Desenhando bordas.
    • Formatação de preenchimento da célula: Formatando o preenchimento pela faixa de opções; Formatando o preenchimento pela caixa Formatar Células.
    • Trabalhando com cores: Temas do Office; Esquemas de cores; Escolhendo cores (Guia Padrão, Guia Personalizar).
    • Copiando formatos.
    • Limpando a formatação.
    • Estilos de células.
    • Trabalhando com linhas e colunas: Ocultando linhas; Reexibindo linhas ocultas; Ocultando colunas; Reexibindo colunas ocultas; Ajustando a altura das linhas; Ajustando a largura das colunas; Estabelecendo uma largura padrão; Aplicando autoajuste para linhas e colunas.
  • Ferramentas de edição
    • Limpando células.
    • Indo para locais especiais.
    • Facilidades na digitação: Inserindo a mesma informação em várias células; AutoCompletar; Lista suspensa.
    • Criando sequências: Alça de preenchimento; Sequências simples (Textos, Textos com números, Dias da semana, Nomes de meses, Trimestres, Datas, Horas, Fórmulas); Arrastando pelo botão direito do mouse; Sequências de dois ou mais valores; Preenchendo séries (Números em séries lineares, Números em séries de crescimento, Números em séries lineares baseados em tendência, Séries com datas); Outras considerações para o preenchimento de sequências (Sentido inverso para diminuir valores, Sentido inverso para apagar valores, Opções de autopreenchimento, Preenchimento automático em colunas, Outros tipos de sequências, Comandos da faixa de opções); Justificando texto.
    • Listas personalizadas: Adicionando uma lista personalizada (Por inclusão manual de itens, Por inclusão de itens a partir de um intervalo); Usando a lista criada; Editando uma lista personalizada; Excluindo uma lista personalizada.
  • Cálculos básicos
    • Cálculos simples: Operadores matemáticos; Ordem de cálculo; Exemplos de cálculos.
    • Cálculos com porcentagem: Porcentagem sobre um valor; Descontos; Acréscimos; Variação percentual; Cálculo da participação.
    • Cálculos com valores acumulados.
  • Referências de células
    • Tipos de endereços.
    • Operadores de referência.
    • Intervalos nomeados: Criando um intervalo nomeado (Pela caixa Novo Nome, Pela Caixa de Nome na barra de fórmulas); Criando vários intervalos de uma vez; Usando o nome criado; Localizando um nome criado; Gerenciando nomes.
    • Referências 3D.
    • Eliminando fórmulas e problemas com referências.
  • Funções básicas
    • Digitando funções: Digitação direta; Usando o Assistente de Função; Pela Faixa de Opções; Pela Caixa de Nome; Funções aninhadas; Obtendo ajuda.
    • Funções matemáticas: Função ABS; Função INT; Função ARRED; Função TRUNCAR; Função RAIZ.
    • Funções estatísticas: Função SOMA; Função MÉDIA; Função MÁXIMO; Função MÍNIMO; Função CONT.VALORES; Função CONTAR.VAZIO; Função CONT.NÚM; Função SUBTOTAL; Funções automáticas; Inserindo em uma linha ou coluna (Inserindo em várias linhas e/ou colunas).
    • Funções e cálculos com data e hora: Digitando datas e horas; Formatando datas e horas; Função HOJE; Função AGORA; Cálculos com datas; Cálculos com horas.
    • Funções lógicas: Testes lógicos; Função SE; Função E; Função OU; Função XOR; Função NÃO; Múltiplas funções SE.
    • Funções de procura e referência: Função PROCV; Função PROCH.
  • Bancos de dados
    • Banco de dados de exemplo.
    • Classificação de dados: Classificação por uma única coluna; Classificação por múltiplas colunas; Classificação por cores ou ícones; Classificação por Listas Personalizadas.
    • Filtragem de dados: Filtro básico; Botão de filtragem e classificação; Personalizando a filtragem; Limpando os filtros; Filtrando textos; Filtrando números; Filtrando datas; Filtrando por cores; Atualização de dados.
  • Gráficos
    • Inserindo um gráfico: Pela Faixa de Opções; Pelo botão de gráficos recomendados; Por outros atalhos; Reposicionando o gráfico; Guia Ferramentas de Gráfico.
    • Elementos de um gráfico.
    • Tipos de gráficos: Gráficos de colunas; Gráficos de barras horizontais; Gráficos de linhas; Gráficos de área; Gráficos de pizza; Gráfico de rosca; Gráficos de dispersão; Gráficos de combinação.
    • Guia Design: Grupo Layout de Gráfico (Adicionar Elemento Gráfico, Layout Rápido); Grupo Estilos de Gráfico (Alterar Cores, Estilos de Gráfico, Botão Estilos de Gráfico); Grupo Dados (Alternar Linha/Coluna, Selecionar Dados); Grupo Tipo; Grupo Local.
    • Guia Formatar: Grupo Seleção Atual (Elementos do Gráfico, Formatar Seleção, Redefinir para Coincidir Estilo); Grupo Inserir Formas; Grupo Estilos de Forma (Estilos de Tema e Predefinições, Botões de formatação); Grupo Estilos de WordArt; Grupo Organizar; Grupo Tamanho.
    • Trabalhando com elementos gráficos: Filtrando pontos e séries; Título do gráfico; Títulos dos eixos; Eixos; Linhas de grade; Rótulos de dados; Tabelas de dados; Legendas; Gráficos de colunas e barras; Gráficos de pizza; Aplicando um plano de fundo.
    • Trabalhando com modelos de gráficos.
    • Minigráficos: Criando minigráficos; Personalizando os minigráficos (Grupo Minigráfico, Grupo Tipo, Grupo Mostrar, Grupo Estilo, Grupo Agrupar).
  • Imagens e ilustrações
    • Imagens.
    • Imagens on-line.
    • Formas.
    • Ícones.
    • Modelos 3D.
    • SmartArt.
    • Instantâneo.
    • WordArt.
    • Organizando objetos gráficos: Comandos de organização; Exemplos de organização de objetos.
  • Trabalhando com janelas
    • Modos de Exibição de Pasta de Trabalho: Modo Normal; Modo Visualização da Quebra de Página; Modo Layout da Página; Modos de Exibição Personalizados (Criando um modo de exibição personalizado, Visualizando um modo de exibição personalizado, Excluindo um modo de exibição personalizado).
    • Mostrando e ocultando elementos de uma janela.
    • Aplicando zoom à planilha.
    • Trabalhando com múltiplas janelas: Criando uma nova janela; Organizando janelas; Congelando painéis; Dividindo painéis; Ocultando e reexibindo janelas; Trabalhando com janelas lado a lado; Alternando entre janelas (Alternando pelo nome, Alternando pela barra de tarefas do Windows, Alternando por atalhos de teclado); Exibição em tela inteira.
  • Configuração de página, impressão e modelos
    • Guia Layout da Página: Grupo Configuração de Página; Grupo Dimensionar para Ajustar; Grupo Opções de Planilha.
    • Caixa de diálogo Configurar Página: Guia Página; Guia Margens; Guia Cabeçalho/rodapé; Guia Planilha.
    • Personalizações para cabeçalhos e rodapés: Grupo Cabeçalho e Rodapé; Grupo Elementos de Cabeçalho e Rodapé; Grupo Navegação; Grupo Opções.
    • Impressão: Visualização da impressão; Ajustando a configuração do documento; Imprimindo o documento.
    • Modelos: Criando um modelo; Criando uma pasta baseada em um modelo; Excluindo um modelo.
  • Proteção de planilhas e pastas
    • Protegendo planilhas: Células bloqueadas; Fórmulas ocultas.
    • Protegendo a estrutura da pasta de trabalho.
    • Protegendo intervalos.
    • Protegendo a pasta de trabalho.
    • Criptografando a pasta de trabalho.
    • Informações da pasta de trabalho: Propriedades; Proteger Pasta de Trabalho; Inspecionar Pasta de Trabalho (Inspecionar Documento, Verificar Acessibilidade, Verificar Compatibilidade); Gerenciar Pasta de Trabalho; Opções de Exibição do Navegador.

Pré-requisitos

Para conseguir acompanhar o curso é indicado que você saiba o básico do Excel.

Certificação Impacta

Um dos títulos mais respeitados do país, atesta a qualidade e os conhecimentos de profissionais especializados nas mais variadas áreas de TI, Gestão e Design. Ao concluir o curso, você tem 90 dias a contar da data de término do curso para agendar seu exame.
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