Tudo o que você precisa para ter uma certificação PMP

O grande objetivo de um profissional de planejamento e gestão é conseguir tirar uma certificação PMP. Saiba aqui todo o necessário para ter a sua também!(...)

Autor: Redação Impacta

A certificação PMP (Project Management Professional ou Profissional de Gerência de Projetos, em tradução livre) é o mais importante selo qualificador na área de gestão de projetos, emitido pelo renomado PMI (Project Management Institute ou Instituto de Gerenciamento de Projetos).

Quem atua nessa área provavelmente já ouviu falar desse atestado, que é como um comprovante de que determinado profissional está em nível de excelência tanto na formação teórica como na prática.

Você sabe bem: para crescer na carreira e ser promovido, será fundamental investir no aprimoramento das habilidades. Ainda mais em um cenário como o atual, no qual os avanços tecnológicos modificam setores do dia para a noite. Sem uma atualização constante, a tendência é ter muitas dificuldades para se manter no mercado.

A certificação PMP é uma das mais prestigiadas do mercado e certamente a mais famosa aclamada internacionalmente. Ficou interessado? Quer saber como tirar sua certificação PMP? Então acompanhe nosso post e fique por dentro de tudo. Boa leitura!

Qual a importância da certificação PMP e para quais profissionais ela é indicada?

De fato, várias profissões e segmentos podem se beneficiar da certificação PMP. Assim como a necessidade de gerenciar projetos está em toda a parte, o mesmo pode ser dito sobre esse reconhecimento internacional. Trata-se de um certificado que é aproveitado em muitas áreas.

A certificação PMP pode ser usada para quem trabalha no setor de petróleo e gás? Sim, ela pode. E na área da Tecnologia da Informação? Também. E se a pessoa atua com marketing? A chancela do PMI é igualmente recomendável. Em quais outras áreas esse carimbo de competência traz benefícios?

São infinitas as hipóteses: na indústria automotiva, aeronáutica, na construção civil, na administração, no setor químico, no farmacêutico, no metalúrgico etc. Até mesmo a prestação de serviços financeiros é uma área apta a aproveitar as vantagens desse progresso profissional.

Assim, os cidadãos que recebem essa chancela são consagrados como profissionais que dominam os principais conceitos do gerenciamento de projetos, além da aplicação de técnicas, da posse de experiências práticas e dos instrumentos necessários para atingir os objetivos estratégicos previamente estabelecidos.

O que é a certificação PMP?

A certificação PMP é uma demonstração de elevadíssimo conhecimento em gestão de projetos, sendo aceita em mais de 150 nações diferentes. Trata-se de uma marca que tem o aval ISO (International Organization for Standardization ou Instituto Nacional de Padrões dos Estados Unidos).

Como já é sabido, essa entidade é muito rigorosa quando o assunto é modelar procedimentos. Desse modo, a certificação PMP, ao conseguir ser acolhida pelo sistema ISO, comprovou ser merecedora de seu alto prestígio na missão de fomentar a qualificação profissional em todo o mundo. 

Conquistar uma certificação PMP significa contar com a instrução suficiente para tocar grandes e complexos projetos de acordo com as recomendações do PMI, que estão consolidadas no PMBOOK (Project Management Book of Knowledge).

Por essas razões, esse documento proporciona a seus proprietários conhecer profundamente as operações que englobam cada uma das fases da gestão de projetos:

  • planejamento;
  • execução;
  • monitoramento;
  • controle;
  • encerramento;
  • escopo;
  • gestão do tempo;
  • administração dos custos;
  • análise de qualidade;
  • coordenação de pessoas;
  • observação e aniquilação de riscos etc.

O PMI engloba mais de 700.000 associados, entre profissionais certificados e ainda não certificados, que trocam experiências, informações e conhecimento. Por meio desse diálogo constante, as aptidões são gradualmente amadurecidas.

Tudo o que você precisa para ter uma Certificação PMP

Como funciona a certificação PMP?

Por tudo isso que já falamos, a certificação PMP é uma excelente ponte para o sucesso. Com ela, fica mais fácil se destacar em uma entrevista de emprego. Ela vai ajudar a desenvolver o seu know-how em liderança e em inteligência emocional.

Para conseguir esse documento, você terá de passar em uma prova, sobre a qual falaremos ainda neste post. Para se candidatar, é crucial atender às exigências do PMI. 

São impostas condições tanto de formação educacional quanto de experiência. Profissionais com nível superior têm algumas regalias durante os procedimentos, como uma necessidade menor de atividades práticas.

Confira, a seguir, as premissas que as pessoas com ou sem diploma têm de cumprir para participar dessa avaliação:

  • profissionais com ensino superior completo: 4.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos, 36 meses de atividades de gerenciamento de projetos nos últimos oito anos e um mínimo de 35 horas de aulas e treinamentos formais nesse tema; 
  • profissionais com ensino médio completo: 7.500 horas de prática, 60 meses de prática nos últimos oito anos e 35 horas de aulas e treinamentos oficiais na área.

Para concorrer a esse selo, não é preciso ter sido um gerente de projetos com um cargo formal. O que o PMI exige é que você já tenha atuado em ações de liderança. Logo, você deve realizar atividades nas cinco etapas de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

Contudo, não é necessário atender a esses requisitos em cada uma das áreas. Basta ter alguma experiência em todas elas.

Por exemplo: se você tem nível superior, não vai precisar de 4.500 horas em planejamento, outras 4.500 horas em execução e assim por diante. Esse número é global, embora não seja tolerado zerar em nenhum dos estágios. 

Outro detalhe: não é obrigatório cumprir os cinco estágios em um único projeto. Você pode procurar no seu currículo e em seus arquivos pessoais tarefas do passado que caibam nessas cláusulas.

Quais as vantagens de ter a certificação PMP?

Como as habilidades na gestão de projetos são muito aperfeiçoadas com esse certificado, as empresas procuram muito pelos profissionais com esse carimbo. Mais do que isso: em muitos casos, a certificação PMP é uma qualidade básica durante os processos seletivos.

Os profissionais com esse atestado conseguem se comunicar melhor, o que é muito benéfico para as funções de gerenciamento, à medida que auxilia a equipe a compreender adequadamente quais são os reais propósitos de uma determinada iniciativa.

Trata-se de um aprendizado que, inclusive, estimula o gestor a desenvolver habilidades relacionadas ao correto andamento dos trabalhos.

O líder tem mais destreza para identificar novas chances de crescimento, bem como para perceber eventuais ameaças ao negócio. Como ele aprende a controlar melhor, também comete menos erros e impede que haja desperdícios, tanto de recursos como de esforços.

Com um perfil assim, explica-se o porquê de o mercado demandar intensamente profissionais com a certificação PMP. Em algumas licitações públicas, tem sido obrigatória a contratação de pessoal com a aprovação deste Instituto.

Das mais variadas certificações à disposição no mercado, a PMP é de longe a mais reconhecida delas. Abaixo, você confere um pouco mais sobre as vantagens de ser um profissional com certificação.

Diferencial competitivo no mercado

Quer ser reconhecido pelo bom desenvolvimento de seu trabalho? Então saiba que terá mais chances com a certificação PMP. Por ser uma instituição de excelência, não é simples conquistar essa validação. Conseguir ser vitorioso nisso será um enorme diferencial na busca por melhores empregos e oportunidades.

Muitas organizações necessitam se envolver em projetos de magnitudes complexas. Em tempos de crise, impedir o gasto equivocado do dinheiro é essencial. Nesse contexto, o gerente de projetos com a marca PMP é visto como um transformador de ideias em realidade.

Ele é percebido como alguém apto a conduzir a empresa em direção a esses objetivos da maneira mais eficiente possível.

Isso significa executar as incumbências sem cometer erros e consumindo o mínimo de mão de obra e de tempo. É assim que ele garante o sucesso. O gerente de projetos deve preencher certos atributos, como ser bastante flexível, bem relacionado com todas as hierarquias e contar com uma elevada capacidade de negociação.

Afinal de contas, esse profissional se envolve de ponta a ponta nos processos, o que inclui programação, monitoramento, fechamento e, em muitos casos, uma nova operação de fiscalização, a fim de garantir que tudo esteja sob controle.

Quando alguém disputa uma vaga com um certificado PMP, recebe uma espécie de carimbo atestando sua competência para conseguir fazer tudo isso com maestria. O gerente de projetos é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de uma operação.

É por isso que os empregadores valorizam tanto os profissionais avalizados pelo PMI. É como se o próprio Instituto fizesse uma recomendação a seu favor. 

Consequentemente, as empresas obtêm uma segurança de que os prazos e os orçamentos, bem como a qualidade, serão respeitados sem grandes transtornos.

Lembre-se de que muitas organizações carecem de selos internacionais para expandir seus mercados. Quando elas contratam profissionais aprovados por essa marca, ganham pontos no setor externo.

Ascensão mais veloz na carreira

Conseguir sustentar seus gastos pessoais e, ainda, investir em novos planos é o sonho de qualquer profissional. Para alcançar rapidamente todas as suas pretensões, a certificação PMP deve ser vista como uma grande aliada.

Por ser consagrado em tantos países de protagonismo no cenário internacional, a conquista desse atestado tende a acelerar, de forma muito natural, as promoções.

Isso acontece por dois motivos: o portador do selo passa a ser observado de outra forma dentro da estrutura organizacional e, devido aos novos aprendizados, ele começa, realmente, a obter melhores resultados.

É muito comum que os especialistas certificados ampliem, em pouco tempo, a sua produtividade, bem como a de seus grupos de trabalho. Com muita facilidade, eles conseguem ultrapassar desafios e apresentar uma gestão de projetos eficiente.

Vários fatores contam para essa melhora, não apenas o conhecimento absorvido e a atualização. Outra razão para a elevação dos talentos pode ser encontrada na motivação pessoal.

Com mais recursos e instrumentos para alcançar o sucesso, o profissional fica mais disposto e realizado no cumprimento de seus deveres. Esse vigor pode ser repassado aos subordinados, o que vai garantir efeitos positivos em cascata.

Mais chances de obter experiências internacionais

Com o certificado PMP, você adquire a habilidade de usar uma linguagem que é comum aos profissionais de gerenciamento de projetos em centenas de países. Essa comunicação padronizada é criada por milhares de voluntários qualificados, que trocam as suas experiências por meio do PMI.

Você pode pesquisar junto a especialistas do Canadá ou dos Estados Unidos, por exemplo, antes de iniciar uma determinada tarefa aqui no Brasil. Além disso, esse contato poderá favorecer suas chances de trabalho fora do país, algo que é muito valorizado em qualquer setor.

Outra razão para incentivar a carreira em solo estrangeiro é o fato de que ainda são poucos os gestores de projetos com essas credenciais. Segundo o PMI, há cerca de 370 mil peritos em projetos com o certificado PMP em todo mundo. Ou seja, são muitas as chances de progresso para aqueles que investem nessa certificação.

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Como tirar a certificação PMP?

Você deve estar se perguntando: o que fazer para tirar a certificação PMP? Há duas etapas que compõem o processo de candidatura ao selo: o cadastro em si e a prova.

Durante a inscrição, o pleiteante assume o compromisso de que as informações repassadas são verdadeiras. Quando você decide concorrer à emissão do certificado, também está aderindo a todas as regras do PMI.

Ou seja, mais do que aprender sobre elas, você faz um pacto de que adotará as “melhores práticas” da entidade ao longo de toda a sua jornada profissional.

O teste será a última das fases para se tornar um profissional gabaritado pelo famoso Instituto. Essa avaliação é realizada via computador nos centros certificadores do PMI. Para mais detalhes, você pode consultar o manual de certificação PMI. Na sequência, você confere outros dados sobre as duas fases: a prova e a inscrição.

A inscrição

Na hora de preencher seu formulário, você repassará ao PMI dados pessoais, informações sobre a sua formação na área educacional, além de pormenores sobre suas atividades práticas em gestão de projetos.

Esse cadastro pode ser encontrado no site do PMI. Para esclarecer dúvidas, você pode, ainda, consultar o PMP Certification HandbookObserve como será a sequência até que sua candidatura esteja realmente válida:

  • a ficha cadastral é remetida, via on-line, para o PMI;
  • o PMI autoriza seu cadastro por e-mail. Em média, leva-se uma semana para que haja uma resposta;
  • você é liberado para fazer o pagamento da inscrição;
  • você faz o pagamento dessa candidatura;
  • o PMI lhe envia, também por e-mail, um código de elegibilidade. Essa senha vai permitir que você marque uma data para fazer a avaliação em alguns dos centros credenciados da Prometric, empresa que controla a realização das provas em mais de 180 países;
  • você marca o dia e o horário do teste, que pode ser realizado entre segunda e sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Use o seu código para efetuar esse agendamento;
  • o processo de cadastro será encerrado no momento em que você receber, também por e-mail, uma ratificação do Centro Prometric.

Fique atento ao seguinte ponto: aproximadamente 10% dos concorrentes terão de passar por uma auditoria. Se isso acontecer com você, será preciso enviar toda a documentação que comprove a autenticidade das informações transmitidas.

Por essa razão, no caso de você ser escolhido pela malha fina do PMI, terá que remeter diplomas, certificados de cursos, declarações de profissionais apontados por você como fontes de referência da sua atuação etc.

Somente após o recebimento do seu código de elegibilidade — aquele que lhe permite agendar o dia da prova — é que você terá a certeza de que não passará por processos de verificação de dados.

A prova

Conforme mencionado, sua prova será marcada em um dos centros de testes da Prometric, credenciada pelo PMI para elaborar as avaliações em todos os países participantes. O teste é formado por 200 perguntas de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas diferentes.

Desse total, 25 questionamentos não vão contar no resultado, pois são de caráter experimental. Não dá para saber, porém, quais perguntas valerão e quais não. Por esse motivo, você tem que tentar responder a todas elas de forma satisfatória.

Para ser aprovado, você terá que fazer, pelo menos, 106 pontos dos 175 possíveis. O candidato deve ser bem-sucedido em 61% da prova. Especialistas recomendam ter como meta um mínimo de 65%, a fim de trabalhar com mais segurança.

Afinal de contas, você ficará às cegas sobre as 25 questões que, na realidade, não contarão em sua nota final.

O tempo para terminar o teste é de quatro horas. O exame normalmente é realizado em inglês. Se você preferir, porém, na hora de fazer o seu cadastro, será possível optar por um segundo idioma, entre os quais o português.

Se você for reprovado, poderá usar o mesmo código de elegibilidade para realizar a prova até três vezes. Nesse caso, serão cobradas taxas de reavaliações. Outra informação importante: o certificado PMP é exclusivamente para pessoas físicas, e não jurídicas. As perguntas são distribuídas assim:

  • iniciação ao gerenciamento de projetos: 11%;
  • planejamento: 23%;
  • execução: 27%;
  • monitoramento e controle: 21%;
  • encerramento: 9%;
  • responsabilidade profissional: 9%.

Quais os custos da certificação PMP?

Para os associados do PMI, é oferecido um desconto na aplicação das provas. Os filiados pagam US$ 405, enquanto os demais, US$ 555. Não é obrigatório ser um membro do PMI para fazer o teste e obter o certificado.

Todavia, os sócios têm uma série de vantagens, além do abatimento de preços. Veja outras recompensas de entrar para o quadro de componentes do PMI:

  • elevação quantitativa e qualitativa da sua rede de networking;
  • possibilidade de participar de grupos de discussões com profissionais gabaritados;
  • compartilhamento de conhecimentos e de práticas profissionais;
  • descontos em palestras, simpósios, feiras e demais eventos do PMI;
  • conexão a serviços de busca de empregos;
  • redução de preços na aquisição de livros;
  • inserção em projetos que premiam trabalhos;
  • acesso a veículos especializados como a PM Network, o PMI® Today e o PM Journal.

Além das despesas com a avaliação, você deverá investir em aulas preparatórias. Em média, o custo de uma boa habilitação para efetuar a sua certificação PMP é de R$ 4.000. Entretanto, há escolas que trabalham com descontos e parcelamentos.

É possível encontrar um curso completo por R$ 2.834,86 mediante pagamento à vista ou, então, dividir o valor total em até dez vezes de R$ 338,85.

Como se preparar para tirar a certificação?

Descobrir o melhor lugar para fazer seu curso de preparação começa pela pesquisa com colegas de sua área. Procure nas redes sociais ler os comentários e os depoimentos de pessoas que já conseguiram a certificação PMP. As opiniões desses profissionais, além de muito enriquecedoras, não lhe custarão nenhum centavo.

Além disso, você deve ler e reler o PMBOOK várias vezes. Ele deve ser o Norte de seu aprendizado, a principal diretriz. No entanto, essa obra do PMI não pode ser a única fonte para seus estudos. Do contrário, a reprovação será certa!

Há ainda as opções de cursos preparatórios especializados que propiciarão avançados conhecimentos, além de dicas práticas de como obter um êxito maior na avaliação. Essas aulas fornecem exercícios muito parecidos com os do exame, o que vai ser um excelente respaldo para a melhora da sua performance.

Além disso, ao se matricular em um curso desse porte, você tem contato direto com um professor perito em PMI e em PMP, além de receber material de altíssima qualidade sobre o tema.

É possível estudar sozinho, mas vale lembrar que a essência da filosofia PMI é aprender em conjunto com outras pessoas. Ademais, não é fácil se instruir sem o apoio de profissionais adequados. De qualquer forma, quando você for procurar por um curso, verifique se ele oferece ensino nas seguintes áreas de gestão de projetos:

  • gerenciamento de integração;
  • gerenciamento de tempo;
  • gerenciamento de qualidade;
  • gerenciamento de comunicações;
  • gerenciamento de aquisições;
  • gerenciamento de escopo;
  • gerenciamento de custo;
  • gerenciamento de pessoas;
  • gerenciamento de riscos;
  • gerenciamento de stakeholders.

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O que acontece depois da certificação PMP?

Depois de obter a tão sonhada certificação PMP, você vai ter que se submeter a atualizações para não perder esse selo qualificador. Como essa reavaliação acontece? Vai ser essencial atender às premissas do Programa Contínuo de Requisitos de Certificação do PMI.

Essa requalificação é baseada nos chamados PDUs (Professional Development Units ou Unidades de Desenvolvimento Profissional, em tradução livre). O que isso significa? Na prática, trata-se de uma unidade de medida para avaliar a sua capacidade de se manter constantemente atualizado.

Um PDU corresponde a uma hora de aprendizado programado em gerenciamento de projetos ou de atividades práticas (também de 60 minutos) na área. Para preservar seu certificado, a cada três anos, você deve acumular 60 PDUs.

Essa é uma grande vantagem, uma vez que ela vai mantê-lo ativo e em permanente busca por aperfeiçoamento.  

A certificação PMP, portanto, consiste em uma excelente oportunidade para acrescentar habilidades ao seu potencial de maneira rápida, com treinamento de qualidade. Dessa forma, você conseguirá crescer profissionalmente e evoluir em suas aptidões gerenciais. Afinal de contas, entre inúmeros outros cursos e certificações, essa é uma das mais valorizadas.

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