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Tendências de 2016 – Senta que lá vem história

Storytelling é uma das tendências de 2016. Entenda por que a técnica de contar boas histórias está em alta no design e no marketing digital. Confira.(...)

Autor: Maurício Maruo

Continuando a sequência de artigos sobre as tendências de 2016 no design, na arte, comportamento visual, marketing e educação, hoje vou falar sobre um assunto que muitos amam e outros odeiam. Trata-se de história. Sim. Vou falar de história mas não de forma acadêmica e chata, mas linkando com uma das tendências mais fortes para 2016, 2017, 2018…
Uma das maiores tendência para os próximos anos é algo que ganhou muita força na idade média e reinventa-se a cada época. Não é bem história propriamente dita, mas a forma que contamos estórias.

Vocês já devem ter ouvido falar sobre storytelling

Caso nunca tenham ouvido falar é só lembrar das narrativas criadas pela Disney. Afinal hoje eles são referência no quesito “como contar ótimas histórias”. Vejam o exemplo de toda linha de filmes de super-heróis como Homem de Ferro, Capitão América e Thor todos os filmes solos desses super-heróis unem-se no final em um grande “Filme/Evento”. Isso permite que a Disney estenda essas história por muitos anos.

E é claro não devemos esquecer que a gigante do entretenimento conseguiu nesses últimos meses a façanha de criar algo extremamente novo no conceito de contos de história. Ela criou uma cumplicidade da “nova geração” sem deixar de agradar também a “antiga geração”. Estou falando da febre “Star Wars”.

Grandes empresas já estão adotando um método de negócios baseado em StoryTelling. É o caso da Coca-Cola, BMW e LEGO (veja abaixo um vídeo sobre a história da marca).

Setor de games evolui na utilização do storytelling

A indústria que mais se beneficia com isso é sem dúvida a indústria dos games. Jogos como Assassin’s Creed, Call of Duty e Age of Empires unem fatos da História da Humanidade com contos interativos onde o usuário tem a experiência de viver em outros períodos de tempo.

Mas como isso influência o nosso modo de pensar e de viver?

Essa é fácil de responder, mas gostaria de responder com uma outra pergunta. Quem não tem uma conta no Facebook? Pois é, o nosso amigo  nada mais é do que um StoryTelling individual de cada usuário.

E como isso muda meu modo de viver?

Também vou responder com outra pergunta. Hoje, quem consegue viver sem um smartphone?

O que posso ganhar com isso?

Saber criar histórias consistentes é, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas do mercado. Mas saber contar essas histórias é conseguir dominar esse poder e usá-lo como bem entender. Pensando nisso a famosa empresa de softwares gráficos Adobe lançou dois produtos muito bons para criação de StoryTelling, confiram abaixo:

Adobe Slate

É uma ferramenta online gratuita, onde você pode criar uma linha do tempo visual, como se fosse um website de recordações. Porém, ela é tão simples de mexer e com tantos recursos que algumas empresas já estão estudando a forma de usá-la para criação de landpages.

Adobe voide – Somente para iPad
A princípio essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de criar contos de histórias para crianças, mas como o mercado da Adobe é muito mais corporativo, o aplicativo esta se adaptando para uma outra finalidade, a de apresentações empresariais.

E aí, o que achou? Fique ligado para os próximos posts sobre tendências de 2016. Deixe seu comentário.

Texto publicado originalmente no blog mauriciomaruo.wordpress.com

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