faceboook

Sistema de rastreamento do Ebola oferecido pela IBM

A IBM lançou um sistema de centralização de informações para rastrear os focos de Ebola em Serra Leoa em tempo real, similar ao Waze, embora mais simples.(...)

Autor: Redação Impacta

O vírus do Ebola vem causando uma grande histeria e pânico ao redor do globo a cada nova notícia de infecção. Para ajudar a combater a doença mortal, a IBM lançou um sistema de centralização de informações para rastrear os focos de Ebola em Serra Leoa em tempo real, similar ao Waze, embora mais simples e acessível.

O sistema da IBM permite que os cidadãos informem ocorrências e problemas relacionados ao Ebola para o governo, as agências de saúde e outras autoridades responsáveis a fim de monitorar as atividades da doença.

As pessoas podem utilizar o serviço de SMS ou chamadas de voz, que registram a localização específica da informação, que é analisada por um time de profissionais para identificar correlações e destacar os focos do Ebola no país.

Desse modo, regiões com números alarmantes de suspeita de casos de Ebola já foram marcadas e a entrega de suprimentos urgentes como produtos de higiene e eletricidade já está em andamento.

ebola

Identificamos a necessidade de desenvolver o quanto antes um sistema que permite às comunidades diretamente afetadas pelo Ebola providenciar conhecimentos fundamentados sobre como combatê-lo,” explicou o Dr.Uyi Stewart, cientista-chefe da unidade de Pesquisas na África da IBM. “Utilizando tecnologia móvel, nós demos a eles voz e um canal para compartilhar suas experiências diretamente com as autoridades governamentais.

A diretora da iniciativa governamental livre de Serra Leoa, Khadija Sesay, concorda com o Dr. Stewart, afirmando que o sistema também “abriu um canal com o público geral para que possam aprender a partir de seus relatos e criar políticas práticas na luta contra o Ebola”.

Transmissões via rádio estão sendo usadas para encorajar as pessoas a utilizar o sistema e a Airtel, operadora de telecomunicações indiana, disponibilizou um número gratuito pelo qual os cidadãos podem enviar mensagens SMS.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!