faceboook

Como conectar a biblioteca do WordPress com o Google Drive

Hoje vamos mostrar como conectar, em 3 passos simples, uma conta do Google Drive com a biblioteca do WordPress, utilizando o Google Drive Media Library.(...)

Autor: Redação Impacta

Se você é um usuário de Android e utiliza a função de sincronização automática das fotos em seu celular com sua conta no Google Drive, já deve ter se perguntado se também é possível utilizar esse recurso como um administrador em seu site. Bem, se você utiliza o WordPress, há um plugin para isto, o Google Drive Media Library. E, no artigo de hoje, vamos mostrar como você pode conectar, de forma simples, sua conta do Google Drive com a sua biblioteca do WordPress.

 

Passo 1 – Tornando sua pasta pública

Primeiramente, você precisa criar uma pasta visível para o público no seu Google Drive. Para isto, faça login em sua conta e crie uma nova pasta. Em seguida, clique no ícone de compartilhamento e então, no popup de compartilhamento, clique no link Change… (Alterar…), próximo ao texto Private – Only you can access (Privado – Somente você tem acesso).

 No próximo popup, selecione a opção Public on the web e clique no botão de salvar.

 Após seguir esses passos, essa pasta do Google Drive está visível para o público. Copie e salve o ID no link de compartilhamento, você vai precisar dele mais tarde.

 Passo 2 – Configurando o Google Drive Media Library

Para realizar o segundo passo você precisará instalar e ativar o plugin Google Drive Media Library. Uma vez ativado, visite, no administrador do WordPress, a aba Mídia > Google Drive Media Library para configurar o plugin.

Na página de configurações do plugin, clique na aba em Mapping Folder e então cole o ID da pasta que você copiou no passo anterior. Clique em salvar e o plugin tentará localizar sua pasta do Google Drive.

 Passo 3 – Sincronizando arquivos com a biblioteca do WordPress

Se tudo foi feito corretamente, você poderá fazer upload de arquivos em sua pasta compartilhada. Para carregar esses arquivos na biblioteca de mídia do WordPress, retorne à aba Mídia > Google Drive Media Library e clique novamente na aba File Mapping. Em seguida, digite o nome do arquivo que deseja utilizar.

 Após salvar o arquivo, o plugin passará a mostrá-lo em sua biblioteca de mídia do WordPress, permitindo que você o utilize, edite e insira nas postagens e páginas de seu site ou blog. O arquivo continuará hospedado em sua rede de conteúdo do Google, que tem espaço para até 15GB armazenados gratuitamente.

A imagem segue hospedada no Google Drive, mas pode ser usada no WordPress.

Você utiliza esse plugin? Compartilhe conosco nos comentários suas opiniões e experiências com o WordPress e conte-nos como podemos ajudá-lo com suas ferramentas.

Conteúdo adaptado do site WP Beginner, disponível aqui.

 

3 Comentários

  1. Davi Menezes disse:

    Poxa amigo, gostei bastante da idéia, mas o plugin poderia ou abrir a pasta das imagems ou mapeá-las inteiramente. Ficar mapeando imagem por imagem não dá não. Tem planos para fazer isso com o plugin?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!