faceboook

“Seja sempre especialista”, diz profissional em Banco de Dados

Hamilton Ribeiro é especialista em Banco de Dados e já trabalhou nessa área em empresas reconhecidas mundialmente. Veja a entrevista que fizemos com (...)

Autor: Jéssica Lima

Hamilton Ribeiro é especialista em Banco de Dados e já trabalhou nessa área em empresas reconhecidas mundialmente. Atualmente, trabalha com a Oracle R2, administrando um Banco de Dados de grande porte. Conversamos com ele para saber um pouco sobre como é trabalhar na área e o que ele pode recomendar para quem está entrando na profissão.

 

Veja a entrevista que fizemos com o especialista em Banco de Dados: Hamilton Ribeiro

 

O que faz um profissional em Banco de Dados?

Há vários profissionais nessa área. Entre eles, existem os desenvolvedores e administradores de Banco de Dados.
O DBA é responsável pela administração / manutenção e disponibilidade de recursos utilizados no Banco de Dados e é conhecedor de todos os recursos disponíveis no mesmo.
 

O que te levou a escolher essa profissão?

Me interessei pela carreira para complementar a área que eu já estava inserido, que era de desenvolvimento. Também levei em consideração a falta de profissionais no mercado, que me daria muitas oportunidades.
 

Conte um pouco sobre a sua experiência profissional na área de Banco de Dados.

Experiência em banco de dados Oracle R12 com sistema operacional de grande porte – Grupo IBM, Solaris (Sistema Operacional UNIX ) e HP.
 

Qual a tarefa mais difícil em sua profissão?

Não tenho muitas dificuldades na profissão. O conhecimento adquirido ao longo dos dias é essencial para obter bons resultados e com eles tornar os processos bem tranquilos.
 

Qual é o mercado que um profissional recém formado em Banco de Dados vai encontrar?

Um recém formado vai encontrar um mercado totalmente voltado para tecnologia com ferramentas de interação social, administrativa e empresarial. Atualmente o mercado exige mais do profissional do que sua experiência. Portanto, seja sempre especialista.
 

Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?

Se escolheu seguir essa profissão, tenha foco no seu objetivo. Comece planejando seu dia a dia com materiais e manuais. Faça um ambiente de laboratório em casa, faça e refaça várias vezes a mesma situação até entender o conceito. E não desista nunca, pois com os erros servem de base para melhorar e aprender ainda mais.
 

O que você considera importante em um profissional dessa área?

É muito importante saber trabalhar em equipe, ser organizado, ter humildade para aceitar novas ideias, querer aprender e ter objetivo na sua carreira profissional.
Quer saber tudo sobre a profissão? Veja nosso guia completo sobre Banco de Dados (colocar link) e fique por dentro do mercado, salários, matérias na graduação e muito mais.
 

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!