faceboook

Celulares já são a principal forma de acesso à Internet no País

Segundo pesquisa do IBGE, os brasileiros já utilizam mais os smartphones para o acesso à internet do que os computadores.

Autor: Gabriela Mendes

Um estudo feito pelo IBGE em 2015, e revelado no final de 2016, mostrou que mais de 92% dos acessos à Internet no Brasil são feitos através de dispositivos móveis, na grande maioria pelos aparelhos celulares.

Esse crescimento torna os smartphones a principal forma de acessar a internet nos domicílios brasileiros, superando pela primeira vez os computadores, que representam 70% dos acessos durante o período da pesquisa.

O acesso à internet em um dispositivo não impede que se utilize outro. Portanto, os números do levantamento são:

  • 92,1% através do celular;
  • 70,1% através do computador;
  • 11,7% através de tablets;
  • 7,5% através de televisores.

O crescimento de acesso à Internet por dispositivos móveis

Se compararmos com o ano anterior ao da pesquisa, 2014, o acesso à internet pelo celular cresceu 11,7%, garantindo o aumento no cenário móvel mesmo com uma pequena queda de 0,8% nos acessos via tablets.

Já os computadores tiveram uma queda de 2,4%, o que representa 27,5 milhões de domicílios a menos usando os PCs e notebooks para entrar na internet.

Mas e o que isso significa na prática?

Que o cenário do mercado mobile – que já estava crescendo – ganha novo fôlego e ainda mais importância para os negócios e para a comunicação! Agora é a hora de aproveitar o hype e incluir esse nicho nos seus planejamentos.

Por exemplo, se a sua área é programação ou design, pode ser uma ótima oportunidade para aplicar o conceito Mobile First, criado por Luke Wroblewski, que consiste em focar esforços na hora da criação de sites e conteúdos primeiro na versão mobile, pensando em navegação e visualização do conteúdo, para depois replicar para desktop.

Já se você atua ou pretende trabalhar com Hardware, o cenário atual é muito positivo para quem se especializar na manutenção e suporte de dispositivos móveis. O mesmo vale para quem quer desenvolver games, criar ações de marketing digital ou mesmo gerenciar lojas virtuais.

O celular, que já tem grande importância nas nossas vidas pessoas, agora se faz parte essencial de planejamentos e metas empresariais.

Se você já estava querendo aprender mais sobre desenvolvimento para mobile, conheça nossos cursos de desenvolvimento em Android e iOS Swift!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!