Saiba como se preparar para um cargo de liderança na empresa
Curso de graduação finalizado, inserido no mercado de trabalho, salário fixo no final do mês e fazendo o que gosta. Essa é a vida profissional almejada (...)
Autor: Rogério Ramalho
Curso de graduação finalizado, inserido no mercado de trabalho, salário fixo no final do mês e fazendo o que gosta. Essa é a vida profissional almejada pela maioria dos jovens na casa dos vinte e pouco anos. Se você está nessa posição, maravilha! Agora é hora de pensar em como se preparar para um cargo de liderança, para dar um up em sua carreira, crescer dentro da empresa e, consequentemente, alcançar um salário melhor.
Sabemos que buscar o crescimento profissional é o objetivo de quase todos que estão inseridos no mercado de trabalho, principalmente para os funcionários de alguma empresa. Um dos caminhos a ser trilhado nessa direção é pleitear por um cargo de liderança. Entretanto, a experiência mostra que não é tão fácil assim chegar lá.
Neste texto, vamos apresentar dicas importantes de como se preparar para um cargo de liderança. São informações relevantes para ajudá-lo (a) a estar preparado (a) quando essa oportunidade surgir e para que você possa assumir a posição na empresa em que trabalha. Confira!
Desenvolva o autoconhecimento
Além do certo glamour que um cargo de liderança pode trazer, ocupar uma posição de destaque requer ser o (a) responsável por levar a equipe ao encontro dos objetivos da empresa. Então, se o seu plano é buscar esse tipo de colocação na organização em que trabalha, faça a diferença e se destaque entre seus pares.
O primeiro passo que você deve seguir é aprender tudo sobre a seu respeito. Coloque no papel quais são suas características comportamentais, destacando os pontos fortes e quais são aqueles que precisam ser aprimorados. Para se tornar um líder, primeiro é preciso identificar quais são as suas facilidades, capacidades e habilidades, além das suas dificuldades e limites.
Esse exercício gera a reflexão sobre quem é você hoje, onde está e aonde quer chegar. Além disso, é possível também identificar quais os gaps existentes entre o seu presente e o seu futuro profissional. Dessa forma, é possível saber como você é, age e pensa, identificando aquilo em que é muito bom e o que ainda precisa desenvolver.
Informe-se
O próximo passo é a busca por informações. A principal recomendação aqui é: leia muito! Além disso, aprenda com a experiência de outros profissionais. Corra atrás de cursos, testes, livros ou outras fontes de informação e orientação que mostrem novos caminhos.
Além, é claro, da participação em congressos, workshops, palestras e afins, principalmente em eventos sobre gestão de pessoas e liderança. Com essa ação, você estará em constante aprendizagem e estará sempre apto a fazer as melhores escolhas. Tudo isso faz com que você seja um profissional qualificado e de amplo conhecimento.
Uma boa dica também é conhecer de antemão o perfil dos gestores da empresa em que trabalha. Procure entender se o seu perfil se adéqua ao deles. Para isso, você deve conhecer a instituição e ficar por dentro da cultura organizacional da empresa. Além de buscar informações sobre o que a organização espera de um líder e quais as competências exigidas para pleitear o cargo.
Faça escolhas
Depois de fazer a sua autoanálise e de se informar sobre o tema e as possibilidades de carreira em sua empresa, é necessário saber fazer escolhas. Isso significa abrir mão de oportunidades que não estão adequadas ao seu perfil, mesmo aquelas que sejam ótimas propostas.
Escolha feita, não desista com os obstáculos! Com o crescimento, as dificuldades vão ficando cada vez maiores. Mas a boa notícia é que com os problemas, a possibilidade de aprendizado também é maior e você se torna uma pessoa mais experiente e capaz de amenizar as situações mais tensas.
Tenha atitudes certeiras
Como todos sabem, liderar equipes não é uma tarefa fácil. Sendo assim, é fundamental desenvolver habilidades sociais como paciência e empatia, por exemplo. Atitudes como essas são importantes para enfrentar as emoções individuais do dia a dia no ambiente de trabalho.
Saber se relacionar é uma das competências fundamentais de uma liderança. Tenha em mente que, ao liderar uma equipe, você vai se deparar com pessoas com personalidades diferentes. Esse talvez seja um dos maiores desafios para todo gestor.
Demonstre resultados
A capacidade de se destacar dentro da equipe é outra característica fundamental de um líder. Procure mostrar para o seu gestor que você está apto a liderar. Aceite desafios e mostre sua capacidade de resolução de problemas. É importante ainda envolver seus pares na execução da tarefa, influenciando-os positivamente.
Uma boa iniciativa também é procurar fazer além da sua obrigação. Apresente opções e ações efetivas que podem otimizar os resultados esperados. Geralmente, as pessoas não se tornam líderes sem antes mostrarem que estão preparadas.
Invista em especializações
Caso o seu objetivo seja ser um líder, a habilidade de gestão será tão fundamental quanto suas capacidades técnicas. Quem deseja ocupar uma posição de liderança tem que ter em mente que para se destacar é necessário ser um especialista no assunto. Ou seja, seguir buscando conhecimento é indispensável para se preparar para o cargo.
Nessa direção, o ideal é investir em um curso de liderança, voltado à gestão de pessoas, por exemplo. Cursos de pós-graduação ou MBA são os mais indicados para os profissionais que procuram uma visão ampliada de como gerenciar melhor as pessoas.
Os desafios da liderança são cada vez maiores. Sendo assim, aumenta o número de profissionais que procuram se especializar com cursos de pós-graduação e MBA.
Prepare-se para assumir o cargo
É hora de procurar um bom curso de especialização que vai te ajudar nessa caminhada. Busque por credibilidade. Avalie se não é melhor investir um pouco mais e garantir um diploma reconhecido do que gastar menos e correr o risco de perder tempo ou dinheiro.
A Faculdade Impacta é uma instituição com know-how de mais de 15 anos e 98% dos alunos entram no mercado logo após finalizar o curso. São especializações com certificação, qualidade de ensino, metodologia diferenciada e tecnologia de ponta.
Além disso, oferecemos um excelente custo-benefício e uma ótima localização. Gostou das nossas dicas de como se preparar para um cargo de liderança? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!
Deixe o seu comentário!