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Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?

Veja no artigo se vale a pena abrir uma loja virtual e a importância de compreender um negócio, bem como deve ser criado, estruturado e gerenciado!

Autor: Redação Impacta

Atualmente, a cada ano, cerca de 70% dos e-commerces não sobrevivem à competição do mercado. Sendo que, dentre esses, existem os que só duram alguns meses. Ou seja, a realidade das lojas virtuais é dramática.

Contudo, para você que está se perguntando se vale a pena abrir a sua loja virtual, a resposta é sim. Desde que, você compreenda esse negócio e saiba como deve ser criado, estruturado e gerenciado.

Vamos conversar sobre isso? Na sequência do artigo trarei respostas completas para as perguntas mais pertinentes sobre o assunto. Antes, permita-me apresentar.

Sou Rogério Ramalho, especialista em Marketing Digital e Performance, coordenador e professor no curso de E-commerce Professional aqui na Impacta.

Agora, sim, vamos ao assunto.

Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?

O planejamento é sempre o melhor começo para tudo. Independente de se você irá começar do zero, ou mesmo se já tem uma loja física e “apenas” quer expandir e criar uma loja virtual.

Isso é: você terá que fazer um novo planejamento; dessa vez será o planejamento de um e-commerce.

Outra coisa que você precisará para abrir uma loja virtual, será estudar o mercado. Isso porque seu conhecimento atual (tendo ou não uma loja física) está centrado no comércio tradicional (lojas físicas, balcão).

Assim, mesmo que você tenha que se atualizar com notícias da área que deseja ingressar, não terá treinamento ou experiência necessários para a tomada de decisões estratégicas em outra categoria (virtual).

E, aqui, eu paro um pouco para te dizer: conhecimento em negócios é tudo! Pois, o mercado, muitas vezes, não admite erros, e aprender na prática é um erro que pode sair muito caro.

No quesito conhecimento de mercado, estarão pontos fundamentais como, por exemplo, o Insight.

Leia também: Quais KPIs eu tenho que acompanhar no meu E-commerce?

Como ter Insight para criar uma loja virtual?

O insight é o que diferencia  uma operação de sucesso de uma operação rotineira. Ou seja, é a qualidade dos insights gerados por você e também por seus profissionais/colaboradores que determinará o sucesso ou fracasso do seu e-commerce.

Mas, como ter insight para criar uma loja virtual e como saber avaliar se os meus colaboradores têm, essa é a questão, não é mesmo? A resposta é: tendo conhecimento sobre o assunto.

Isso é: estudando o mercado com base na sua categoria (loja virtual).

 Dizendo isso, o que quero que você entenda é que apenas ter a iniciativa de começar uma operação é muito pouco em relação ao mercado que constantemente evolui e sempre surpreende.

O conhecimento de mercado, além do insight, engloba:

●       Diferenciais competitivos;

●       Cases de sucesso sobre seu modelo de negócios;

●       Poder estratégico;

●       Inovação;

●       Plano de negócios (cultura dos consumidores, pesquisas analíticas, estudo de dados, entre outros);

●       O setup do plano de negócios (independentemente da metodologia);

●       Modelo de operação (será integrada, não será).

Veja também: Instagram e o E-commerce: O que podemos esperar daqui para frente

Qual é a estrutura necessária para criar uma loja virtual?

A estrutura de um negócio virtual, assim como em um negócio físico, deve ser suficiente para comportar pedidos, estoque, gastos necessários em marketing digital e demanda online.

Ou seja, você deve ter recursos que permitam um controle exato da situação, facilitando o processo na totalidade – gerando relatórios de dados para análises financeiras, curva de compras e outros mais precisos para qualquer fim.

Entenda aqui: Tudo sobre como criar a sua lojinha no Instagram

Quem pode me ajudar a criar uma loja virtual?

Hoje, no mercado, já existe profissional de e-commerce, capaz de nortear adequadamente cada segmento.

Também existem muitas empresas que oferecem plataformas para o desenvolvimento de uma loja virtual, que dispõem de especialistas em diversas áreas, que podem ajudar com acompanhamento de conversões, marketing digital, design, entre outros.

Aqui, mesmo na Impacta Treinamentos, todos os anos formamos novos profissionais de e-commerce, habilitados para atender às suas necessidades e também as dos seus clientes (donos de e-commerces) com relação ao mercado e seus segmentos.

É um curso completo, ideal para quem quer atuar nesse setor que está cada vez mais em alta, e também para quem quer trabalhar com consultorias de e-commerce.

Se o que falei com você aqui, fez sentido, se gostou da forma como o conteúdo foi abordado, clique aqui, conheça o curso e depois volte para trazer o seu feedback. Combinado?

Até o próximo conteúdo!

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