faceboook

Qual o melhor dia para postagens no Facebook?

As marcas que procuram conseguir engajamento em suas postagens, tem prioridade para as sextas-feiras, que são dias em que os usuários entram mais na rede.(...)

Autor: Redação Impacta

Como a cada dia as postagens de Facebook atingem menos usuários, as empresas estão sendo forçadas a reavaliar todas as suas estratégias na rede social. Embora ainda seja um assunto controverso, o site da Time respondeu a pergunta do título em uma publicação recente.

Segundo essa publicação, marcas que procuram conseguir o maior engajamento possível em suas postagens devem dar prioridade para as sextas-feiras, dia em que os usuários curtem, comentam e compartilham mais conteúdo de páginas institucionais.

No primeiro trimestre de 2014, a Adobe acompanhou mais de 200 bilhões de postagens de 300 marcas diferentes no Facebook para uma pesquisa denominada Social Intelligence Report (Relatório de Inteligência Social).

Nessa pesquisa, as sextas-feiras ficaram com quase 16% do total semanal de abertura de postagens, seguida das quintas-feiras, com uma parcela de 14,5%. 

Os usuários também têm maior interação com as marcas nas sextas-feiras, representada por uma taxa total de 3,3% (que indica que 3,3% dos usuários que visualizam o conteúdo de uma postagem também interagem com ele de alguma outra forma), enquanto as quintas-feiras apresentam 3,2% de interação.

Esse números, quando combinados, mostram que a sexta-feira é um dia competitivo para postagens, porém também é um dia onde os usuários estão mais ativos nas redes sociais.

Sobre esse números, Tamara Gaffney, analista do time de Digital Index da Adobe, acredita que “talvez a tarde de sexta-feira seja o momento em que ninguém deseja iniciar um novo projeto, portanto as pessoas vão para as redes sociais planejar o final de semana e entrar em contato com a família e os amigos.

De qualquer modo, ainda não está claro se as estatísticas levantadas pela Adobe se aplicam a todos os tipos de página, uma vez que a empresa só analisou as atividades nas redes de grandes negócio, incluindo 2/3 das 50 maiores companhias do mundo segundo a Fortune 500.

Gaffney afirma que as informações levantadas, embora não representem um consenso sobre o uso do Facebook, representam muito bem a realidade dos escritórios de marketing.

É importante ressaltar que essas informações não significam necessariamente que as marcas devem começar a “floodar” a linha do tempo dos usuários nas sextas-feiras.

Um planejamento de postagem e, principalmente, a qualidade do conteúdo levam uma empresa às cabeças na competição pela atenção do usuário, sem a necessidade de auxílio da busca orgânica.

De qualquer forma, é importante levar em conta esses dados referentes à receptividade dos usuários, uma vez que, aliados a conteúdo de qualidade e feito sob medida para as atividades do final de semana, as chances das postagens capitalizarem aumenta exponencialmente.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!