faceboook

Projeto Loon: Google avança para levar internet a todos

Projeto Loon: Google mostra avanços no programa que lança balões na atmosfera para levar internet a lugares rurais e remotos.

Autor: Bruno Saes

O Projeto Loon é uma iniciativa do Google, que deseja levar a internet para os 2/3 da população mundial que ainda não têm acesso. Para isso, o projeto utiliza uma rede de balões de ar quente que viajam até o espaço, mais exatamente na estratosfera, alcançando uma altura maior do que por onde trafegam aeronaves.

Para realizar a conexão, o balão utiliza a tecnologia de comunicação sem fio chamada LTE. Através de parcerias com empresas de telecomunicações, utiliza o espectro da rede de celular, permitindo às pessoas, que vivem em áreas rurais e remotas, acessar a internet diretamente do smartphone e outros dispositivos habilitados ao LTE.

Veja o vídeo para entender melhor o Loon:

Projeto Loon mostra avanços:

O Loon foi lançado ainda em 2013, mas a novidade são os avanços do projeto que agora já é capaz de lançar 20 balões por dia e, consequentemente, chegar a mais lugares. Agora, os balões estão mais resistentes, permanecendo por até 100 dias no ar, número 10 vezes maior do que no lançamento inicial.

Outra melhoria é no processo de inflar os balões, que conta com novas máquinas, permitindo inflá-los com gás em apenas 5 minutos, o que representa um avanço incrível, visto que encher um desses seria o equivalente a inflar 7 mil balões comuns de festa.

O Google também informou que, desde o ano passado, os balões viajaram 3 milhões de quilômetros, o equivalente a quatro viagens de ida e volta até a lua. A técnica de navegação utilizada também passou por ajustes, para que os objetos cheguem mais precisamente aos destinos.

Loon no Brasil

20140528-_DSC3488

O Projeto Loon já foi testado no Brasil, mais precisamente na escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, no Piauí. O Google Brasil fez o lançamento dos balões e, com parceria com a Vivo e Telebras, proporcionou o acesso a internet para a turma da nona série da escola. O balão sobrevoou a região e transmitiu o sinal LTE para uma antena especial instalada no telhado.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!