faceboook

6 competências de profissionais de segurança da informação

Para lidar com a escassez de talentos na área de segurança da informação, algumas empresas vêm buscando algumas competências específicas. Conheça (...)

Autor: Redação Impacta

Para lidar com a constante escassez de talentos na área de segurança em TI, algumas empresas do setor vêm investindo no patrocínio de ações, visando aprimorar os profissionais da área, com o objetivo de complementar os conhecimentos adquiridos na faculdade.

E, ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as competências estão ligadas à tecnologia da informação em si, mas sim a aspectos psicológicos e habilidades pessoais do profissional.

Qual o perfil ideal de um profissional de segurança da informação?

Nos últimos anos, o perfil do profissional de segurança da informação mudou bastante. Hoje, o mercado busca pessoas que tenham uma visão mais global dos problemas e que sejam proativas na hora de resolvê-los.

Se você é um profissional da área ou quer se aprimorar, fique de olho e veja as 6 competências que o mercado espera dos profissionais de segurança da informação:

1. Ética

Apesar de ser uma premissa para todas as profissões, a ética é ainda mais importante para o profissional que quer seguir a carreira na segurança da informação ou que já está atuando na área. O profissional de segurança da informação precisa ter um compromisso com a proteção de informações corporativas de extrema importância, que normalmente são restritas aos gestores e ao dono da empresa. Por isso, ser um profissional ético é algo fundamental.

2. Proatividade

Um profissional proativo não se preocupa apenas em resolver problemas. Ele os identifica, faz um tratamento dessas informações, vai em busca da solução e também de uma forma para que esse impasse não volte a se repetir.

Além disso, é importante que o profissional tente resolver as falhas e encontrar soluções no menor tempo possível. A rapidez na qual uma organização responde a um incidente limita os danos e diminui as perdas de dados e informações importantes.

Saber trocar conhecimentos é muito importante ao profissional de segurança da informação

3. Habilidade na troca de conhecimento

Essa é uma habilidade que favorece muito o profissional de segurança da informação, pois, afinal, ninguém sabe de tudo. Justamente por isso, trabalhar em equipe, passar os seus conhecimentos e absorver o que colegas de trabalho mais experientes têm a oferecer é fundamental para o seu aprimoramento profissional. E é uma qualidade observada de perto pelos gestores.

4. Aprimoramento constante

A área de tecnologia da informação se expande em uma velocidade impressionante e, cada dia mais, novidades surgem e nem sempre os profissionais da área se atualizam como deveriam.

Se você quer se destacar no mercado, fique antenado com as novidades, leia sempre, faça cursos de especialização e foque em sempre dar o melhor de si no trabalho.

5. Visão global

Se ao invés de só resolver os problemas quando eles aparecem, o profissional faça todo um planejamento do processo de segurança da informação da empresa juntamente com o seu gestor, certamente ele ganhará pontos e irá mostrar o seu diferencial.

Ver as coisas de uma forma global e anteceder problemas antes que eles aconteçam é uma habilidade que poucos profissionais desenvolvem, por isso, ela é muito visada dentro das empresas de TI.

6. Bom relacionamento interpessoal

Quem é que não conhece um profissional inteligente, que trabalha muito bem, mas que tem um gênio difícil e não sabe lidar com pessoas? Desenvolver o relacionamento interpessoal é um passo importante para quem quer crescer e se desenvolver na área de segurança da informação.

Quem tem um bom relacionamento com as pessoas, muitas vezes consegue posição de liderança naturalmente dentro da organização, devido ao seu jogo de cintura e habilidade em resolver problemas em equipe.

Profissionais que têm um bom relacionamento interpessoal trabalham bem em equipe, coordenam projetos sem dificuldade e conseguem resolver os problemas com rapidez e podem delegar tarefas à sua equipe de forma rápida e eficiente. E serem reconhecidos e muito bem pagos por isso!

E então, pronto para desenvolver essas competências e se destacar no mercado? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. Gustavo disse:

    6 competências importantes que são válidas para toda profissão, cargo ou posicionamento hierárquico. Todas são básicas!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!