faceboook

Produção multimídia – Desafios e soluções de comunicação

A produção multimídia consiste na junção de diferentes mídias dentro de uma plataforma, apenas, sendo muito interessante a combinação de experiências.(...)

Autor: Redação Impacta

A produção multimídia consiste na geração de conteúdo a partir de diversas mídias. De acordo com teóricos de comunicação, multimídia é a junção de mais de um tipo de mídia na transmissão de alguma mensagem. O grande trunfo é combinar “experiências sensoriais” distintas, como mídias visuais e sonoras, texto e imagem, áudio e vídeo, etc.
No mundo globalizado e informatizado, somos constantemente bombardeados por informação. Por todos os lados, propaganda, conteúdo, notícias, perguntas e respostas generalizadas nos rodeiam, de modo que nos condicionamos a reter apenas o que nos interessa, em meio a tanta informação.
Nosso nível de dispersão, portanto, aumentou exponencialmente nos últimos anos, e é cada vez mais difícil reter a atenção de alguém para o que queremos comunicar.
A produção multimídia e os conceitos de comunicação integrada são uma alternativa positiva a esse impasse que aflige diversos comunicólogos. Por atrair a atenção multissensorial do receptor – ou seja, mais sentidos da pessoa estão conectados à sua mensagem – é mais fácil manter seu interesse até o fim da mesma.
Nesse sentido, é de suma importância no mundo e no mercado de hoje em dia, que dominemos as técnicas de produção e transmissão de nossas mensagens e conteúdo em mídias diversas, sobretudo as digitais, para onde toda a comunicação tem convergido nos últimos anos.
Por conta dessa convergência, o mercado de mídias digitais está cada vez mais aquecido e competitivo, demandando um preparo e conhecimento cada vez maior por parte de quem nele atua. O maior desafio nas mídias digitais é a geração de conteúdo relevante com design atraente e de destaque, e a soma desses conceitos pode trazer resultados muito efetivos a qualquer ação de marketing.
A grande questão-chave é a compreensão dos interesses do consumidor final. Em tempos de personalização da informação e surgimento de conceitos como a hipermídia (linguagem que reúne mídias distintas com foco na interação do receptor com a mensagem transmitida), e de tanto ruído e dispersão, atingir e impactar seu público pode não ser uma tarefa fácil.
É imprescindível, portanto, atualizar-se em diversos pontos: tendências comunicacionais, referências diversas de conteúdo para desenvolvimento de repertório, e, sobretudo, conhecimentos técnicos que forneçam capacidade de por em prática os conceitos de produção multimídia.
Dessa forma, é possível transmitir mensagens e gerar “experiências” sensoriais efetivas, que atinjam o público correto, com o mínimo de dispersão possível, levando a ele o conteúdo que ele deseja receber e trazendo a nós o retorno desejado.
Curtiu o post? Deixe seu comentários nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

2 Comentários

  1. Henrique disse:

    Prezados (as),
    Tenho interesse no curso produção multimídia, aula uma vez por semana. Por gentileza, qual o valor das mensalidades e quantos módulos?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!