faceboook

Pós-Graduação em Data Center é diferencial no mercado de trabalho

Um data center é uma estrutura em que ficam as operações e o equipamento de TI de uma empresa e onde ela guarda, gerencia e transmite seus dados

Autor: Jéssica Lima

Devido à importância dos data centers para as empresas, é extremamente fundamental que desde sua projeção até seu gerenciamento diário, tudo seja executado da forma mais eficiente possível. As exigências sobre os data centers só aumentam. Os departamentos de TI das empresas têm o desafio cada vez maior em aumentar a sustentabilidade e alta disponibilidade, melhorar a eficiência e reduzir os custos.
Para acompanhar a evolução tecnológica e as mudanças do mercado de trabalho, a Faculdade Impacta oferece a Pós-Graduação em Projeto e Gestão de Data Center, que conta com infraestrutura completa para o aprendizado na prática e conteúdo atual ministrado por professores experientes.

O curso

A Pós-Graduação em Projeto e Gestão de Data Center forma profissionais especializados no planejamento e projeto de infraestrutura de Data Center, na implantação e gestão de virtualização de servidor, Storage, SLA e projeto e gerenciamento de Data Center em nuvem e Big Data.
Entre as matérias que serão estudadas, podemos citar:
-Arquitetura de Banco de Dados;
– Big Data;
Cloud Computing: fundamentos e serviços;
– Gestão de Projetos;
– Plataformas Avançadas de Armazenamento;
– Conceito e estruturas de Data centers;
– Empreendedorismo e cadeia de valor.
data-center

Habilidades

De forma, ao profissional no final da Pós Graduação em Data Center estar apto para:
– Identificar os requisitos de negócio que precisam ser atendidos pelo data center. Definindo e implementando estratégias de aquisição, configuração, operação e manutenção dos diferentes sistemas envolvidos. Além da capacitação de profissionais, com vistas ao estabelecimento e cumprimento de acordos de nível de serviço.
– Definir indicadores-chave de desempenho da prestação de serviços, com base nos procedimentos internos de operação do data center. Sempre visando à melhoria contínua da qualidade dos serviços fornecidos aos usuários.
– Encontrar a causa-raiz dos problemas identificados no data center, com base em procedimentos de registro e análise de incidentes, para reduzir esforços de administração e custos operacionais. Melhorando continuamente o desempenho na prestação de serviços.
– Implementar um procedimento de controle sobre configurações e mudanças em componentes de sistemas do data center, administrando uma base de itens de configuração, de maneira a aumentar a confiabilidade das mudanças e reduzir efeitos colaterais indesejáveis.
– Identificar os riscos de concretização de ameaças e estimar impactos sobre os diferentes elementos que compõem um data center, a partir da identificação e classificação dos ativos tangíveis e intangíveis envolvidos, para estabelecer procedimentos de controle e mitigação efetiva de problemas.
– Estabelecer procedimentos operacionais de contingência para situações de desastre, simulando incidentes e capacitando profissionais para minimizar impactos nos negócios.

data-center

O curso é para mim?

São candidatos egressos dos cursos da área de TI.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é favorável na área da TI. Estudos apontam o Brasil como o maior mercado tecnológico da América Latina, sendo 45% de todos os ativos de data center na região.

Quanto ganha um profissional da área?

Após concluir a pós na Impacta, o profissional poderá atuar na construção de um data center, com base nas melhores práticas do mercado. Os salários variam de acordo com o nível do cargo, entre R$ 2.500 e R$ 5.000.

Mas afinal, o que é Data Center?

Um data center é uma estrutura em que ficam as operações e o equipamento de TI de uma empresa. E onde ela guarda, gerencia e transmite seus dados, além de ser um local que fica armazenado todo o conteúdo da Internet (dispositivos). Seu objetivo é processar, com segurança, as informações de uma organização para que ela não tenha problemas durante suas operações.

Dica

O mercado da tecnologia está em alta e tem driblado a taxa de desemprego que cresceu nos últimos anos no país. Desta maneira, entre as áreas mais requisitadas do ramo, destaca-se a de data center, que cresceu devido à internet com suas possibilidades de negócios. Assim, os desenvolvedores de soluções encontraram uma oportunidade de investir em sua utilização.
Conheça a Pós-Graduação em Projeto e Gestão de Data Center da Faculdade Impacta, que propicia aos seus participantes uma posição de destaque no mercado. A hora é agora!

2 Comentários

  1. ednilson cunha disse:

    Quando inicia o curso, qual o valor, quanto tempo, é on-line correto?

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Ednilson! Os nossos cursos de MBA funcionam no modelo híbrido com aulas online e um módulo com encontros presenciais. Porém, enquanto dura o período de pandemia, tudo está sendo realizado de forma 100% online. Entraremos em contato por e-mail para passar todas as informações da próxima turma, OK? Muito obrigado

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!