Por que investir em uma faculdade privada é a melhor opção?

Em meio a tantas opções de cursos, as dúvidas do que fazer começam a surgir e apostar em uma faculdade privada pode ser a chave principal na hora de (...)

Autor: Bruno Silva Saes

Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) indicam que a remuneração média de empregados graduados é de 119% maior, para homens, e 99% mais elevada para mulheres, em relação aos empregados com Ensino Médio. A pesquisa recente reforça que fazer uma faculdade é muito vantajoso e contribui ativamente para a empregabilidade.
Mas na hora de escolher o curso ideal, qual a melhor aposta? É comum que surjam muitas dúvidas — então, não se preocupe, você não é uma exceção. Investir em uma faculdade privada pode ser determinante tanto na hora da conquista do conhecimento quanto para a inserção mais estratégica no mercado de trabalho. Mas antes de tomar uma decisão, é importante entender melhor quais são os diferenciais de tal segmento.
Por isso, se você está pensando em apostar em uma faculdade privada, leia este conteúdo até o final. Vamos mostrar alguns dos principais pontos que podem embasar a sua escolha e contribuir para o seu sucesso profissional.

  Melhor organização

A estrutura do ensino privado faz com que as faculdades sejam melhor organizadas, tanto no sentido da infraestrutura quanto no da previsibilidade de datas, pausas das atividades e férias.
Diferentemente do ensino público,as aulas no período diurno não são distribuídas de forma espaçada, o que ajuda aqueles estudantes que precisam trabalhar ou desempenhar outras atividades no dia.
Com a faculdade privada, você consegue saber com clareza qual será a sua data de entrada e saída da faculdade, assim como para quais momentos pode programar viagens ou dias de descanso. Isso faz toda a diferença e é um ponto que nos leva a outra questão essencial: a infraestrutura.

  Infraestrutura atualizada

Com salas de aula bem equipadas, laboratórios completos para impulsionar a prática e espaços personalizados para o ensino de disciplinas específicas, as faculdades privadas se destacam muito quando o assunto é infraestrutura. O fator tem grande peso para escolher a instituição certa para se profissionalizar.
É comum que as instituições de Ensino Superior públicas enfrentem desafios quando se fala em modernização dos espaços e o acesso à tecnologias. Mas o cenário costuma ser bem diferente no ensino privado.
A infraestrutura de uma faculdade particular é boa quando:

  • laboratórios são modernos e adequados às necessidades dos cursos;
  • ambientes são completamente acessíveis;
  • espaços fechados são climatizados, com mesas e cadeiras conservadas;
  • áreas internas são seguras, com controle de entrada e saída de pessoas;
  • bibliotecas são completas e recursos digitais funcionam perfeitamente.

  Corpo docente qualificado

A equipe de professores é um dos grandes pilares de qualquer instituição de ensino. Na faculdade privada, é comum que o corpo docente seja formado por profissionais com amplo conhecimento de mercado e noções avançadas sobre assuntos técnicos.
Essa combinação é comumente encontrada em instituições de Ensino Superior privadas, que apostam na combinação entre conhecimentos teóricos com experiências práticas. Isso contribui bastante para a empregabilidade dos estudantes, pois essa educação ampla faz diferença na hora de alcançar estágios ou até mesmo o primeiro emprego.

  Ampla rede de networking

Compartilhar vivências e experiências é uma das principais vantagens de se estar em uma faculdade privada — muito disso pelo fato de os estudantes terem contato com professores com vários anos de profissão e expertise de mercado.
Mas há também interações com colegas de sala e alunos de outro curso, que é impulsionada pela possibilidade de socialização nos espaços como biblioteca, laboratórios e cantinas. São esses momentos que possibilitam a aprendizagem que não se conquista em aulas e permitem maior interdisciplinaridade — já pensou nos diálogos enriquecedores?
Essas experiências são capazes de abrir muitas portas na vida de quem está começando a pensar em mercado de trabalho. No futuro, professores e outros estudantes podem se lembrar do seu trabalho e indicá-lo para uma oportunidade de emprego. Isso é networking em sua melhor forma.

  Grade curricular atualizada

Todos os pontos que já abordamos até aqui precisam também estar ligados a outro fator de grande importância, que é a grade curricular. Com a grande velocidade das mudanças, principalmente em áreas de tecnologia, o que é importante em um ano pode não ser tão relevante em outro.
Os processos podem ser muito burocráticos no ensino público, mas o cenário é outro nas faculdades privadas. Ao notar a necessidade de uma atualização na grade curricular, isso pode ser feito com maior velocidade. Por isso, você estuda exatamente o que é importante para o desempenho da sua função profissional, e não o que consta no escopo da mesma maneira há vários anos.

  Possibilidade de intercâmbio

Os benefícios da graduação são inúmeros. Mas há um diferencial no ensino privado que pode ser determinante no futuro do estudante. É possível, durante o curso, se organizar e apostar na mobilidade acadêmica.
Boas instituições de ensino superior permitem que o aluno complemente o seu processo de aprendizagem com uma experiência internacional. A vivência acelera o aprendizado (ou aprimoramento) de um segundo idioma, bem como contribui para o conhecimento de uma nova cultura.
Sendo assim, um intercâmbio é uma forma de turbinar o currículo profissional e de driblar os desafios do mercado de trabalho, chegando ainda mais competitivo nos processos seletivos.

  Ensino voltado para o mercado de trabalho

Talvez um dos grandes pontos que venham a resumir a importância de uma faculdade privada é a questão do ensino voltado totalmente para o mercado de trabalho.
É fato que isso não acontece em toda e qualquer instituição. Mas modelos que são referência em empregabilidade, como a Faculdade Impacta, moldam toda a sua estrutura pensando no sucesso de seus alunos.
Tanto pela combinação de disciplinas quanto pela questão do corpo docente formado por professores que atuam em suas áreas de especialização, o foco na prática (com a teoria em complemento) molda estudantes com o intuito de que se tornem profissionais muito mais competitivos.
Seja pela questão do networking, pela qualidade do corpo docente, pela ótima infraestrutura ou mesmo pela previsibilidade gerada pela organização da instituição, a faculdade privada pode mudar a sua história e fazer você avançar significativamente na sua carreira.
Agora que você já entende que investir em uma faculdade privada é uma excelente opção, entre em contato conosco. Conheça as nossas possibilidades!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!