Pensar na sua profissão te deixa com dúvidas?

Todo mundo passa por esse momento decisivo: a hora de escolher uma profissão. Porém, essa escolha não é fácil e precisa ser feita com calma. Veja 5 (...)

Autor: Redação Impacta

Todo mundo passa por esse momento decisivo: a hora de escolher uma carreira. Os jovens costumam entrar em pânico porque não conseguem escolher um caminho a seguir. E, assim, ficam com a sensação de estarem perdidos. Felizmente, existem alguns truques para conseguir encontrar aquela que será a sua carreira.

Antes de começar, é essencial buscar a orientação dos professores, que devem direcionar o aluno para os melhores recursos a utilizar nesta busca. São eles quem poderão ajudá-lo a considerar as suas capacidades e aptidões.

Veja 5 dicas para solucionar suas dúvidas sobre a escolha da profissão:

É hora de pensar na sua profissão? Confira dicas

1. Conheça suas opções

Fica muito difícil escolher uma profissão se as opções são muito vastas. Quanto mais alternativas temos, parece que vai ficando menos fácil de decidir, não é? Então, trate de buscar aquelas que são os reais caminhos a seguir. Não considere todas as carreiras possíveis; leve em consideração somente aquelas dentro das suas afinidades. Separar por Exatas, Humanas e Saúde é um bom começo. A partir daí, determine quais são aquelas profissões que você gostaria de seguir.

2. Conheça o mercado

É importante ter conhecimento sobre o mercado no qual você pretende entrar. Quando já tiver uma ideia sobre a área de atuação, passe a pesquisar a real situação dela. Confira como costumam ser as vagas, quais exigências pedem, qual perfil de profissionais buscam e o número de oportunidades em média. Esta análise vai permitir que você tenha uma boa ideia de como são as oportunidades da profissão que você pretende seguir.

3. Conheça o dia a dia da profissão

Depois de ter uma boa noção de como é o mercado de trabalho, você precisa buscar informações sobre o real dia a dia dos profissionais desta área. Procure saber o que é esperado deles e como costumam trabalhar. Fique de olho em descrições de vagas, em especial aquelas que destacam o cotidiano destes profissionais. Se usam determinadas ferramentas ou softwares, você pode aproveitar para começar a aprender sobre eles. O mesmo vale para outros conceitos, que possam ser pesquisados em livros e sites.

4. Converse com profissionais da área

Ter contato com pessoas que já atuam nesta área do mercado pode ser decisivo para você tomar uma decisão. Afinal, nada substitui o contato direto com alguém da profissão para se ter uma ideia completa sobre o ofício. Busque o auxílio da sua instituição de ensino ou procure na internet alguns dos nomes de destaques do meio que você escolheu. Passe a acompanhar o trabalho deles, por meio de blogs ou qualquer outra forma de divulgação de conhecimento.

5. Conheça você mesmo

Ao tomar qualquer decisão importante na vida, e a carreira é uma das principais, você precisa ter um bom conhecimento sobre você mesmo. A hora da escolha da profissão chega durante um período frequentemente confuso para o jovem. Tendo disciplina e autoconhecimento suficientes, ele poderá ter certeza sobre o que gostaria de fazer profissionalmente em sua vida. Saiba bem quais são as suas forças e fraquezas e leve-as em consideração em sua escolha.

Seguindo essas dicas, você consegue chegar bem perto de determinar qual carreira gostaria de seguir. É somente através de um bom conhecimento sobre si mesmo e sobre as características do mercado que você pode chegar a uma decisão correta. É essencial contar com boas orientações nesta fase da vida e não tentar fazer tudo sozinho.

Quais carreiras você está considerando seguir?

Conheça os melhores cursos de graduação, pós-graduação e MBA em tecnologia, gestão, design e marketing digital na Faculdade Impacta Tecnologia e invista na sua carreira com quem emprega 98% dos seus alunos já no primeiro semestre.  

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!