faceboook

Os problemas de trabalhar no Google, segundo funcionários

Por ter um ambiente inovador e altos salários, todo mundo quer trabalhar no Google, mas a gigante também tem problemas relatados por seus funcionários.(...)

Autor: Bruno Saes

Se perguntarmos a 10 pessoas que atuam na área de tecnologia qual a empresa que eles sonham trabalhar, com certeza, o Google será a resposta de alguns deles. Famosa por ter um ambiente de trabalho inovador e descontraído e por oferecer bons salários e benefícios, a gigante das buscas também não é assim um paraíso para seus empregados.

Na última semana, divulgamos aqui no site que alguns funcionários e ex-funcionários do Facebook não estavam assim tão contentes com a empresa. Agora é a vez do Google ser alvo de um compilado do site Business Insider com as críticas de seus colaboradores em sites e blogs. Veja algumas críticas que a empresa recebeu:

Funcionários qualificados demais

Para um usuário do site Quora, a pior parte de trabalhar na gigante da internet é justamente o fato dos funcionários serem qualificados demais para o emprego. Isso ocorre, segunda ela, pois o “Google tem uma alta demanda de talantes pro sua marca, pelos salários e benefícios e pela cultura de trabalho”.

Trabalhar no Google toma todo o seu tempo

Um ponto negativo apontado por um ex-funcionário de vendas da empresa, é que, quando você menos perceber, ela tomará a maior parte de seu tempo e de sua energia.

Empresa só liga para o que for mensurável

Um ex-engenheiro de software do Google reclamou que “Qualquer melhoria que não fosse baseada em métricas não era digna do tempo deles”. “Usabilidade? Número de bugs? Ninguém se importava. Se você não conseguia mensurar isso, ninguém estava interessado”, completou.

Projetos cancelados arbitrariamente

“A pior coisa que no Google é, de longe, o cancelamento arbitrário de projetos”, disse um funcionário anônimo. Ele complementa dizendo que os colaboradores que têm seus projetos cancelados ainda são penalizados, tendo suas promoções negadas, pois a empresa considera que eles “falharam nas metas”.

Promoção de gestores que não sabem liderar

Para um ex-gerente técnico, o pior que acontecia no Google era que profissionais eram promovidos ao cargo de gerência não pelas habilidades de liderança, mas porque pareciam inteligentes ou não ter outras opções de cargo. Isto acaba gerando péssimos gestores, apesar de inteligentes.

Falta diversidade

Um dos pontos que as empresas mais buscam hoje em dia é a diversidade entres seus colaboradores. É justamente isso que um funcionário anônimo reclama sobre o Google, dizendo que “Eles contratam o mesmo perfil sempre”, repetindo o mesmo background, faculdades e interesses. Ele ainda afirma que deve ter conhecido uns 100 triatletas nos três anos que ficou na empresa.

Você tem que trabalhar muito para se destacar, mas nem sempre será o suficiente

Você pode ser muito talentoso, mas isso não irá garantir bons projetos, pois há milhares de funcionários igualmente inteligentes e capacitados que acabam sendo subutilizados pelo Google. Esse é um problema apontado por um ex-engenheiro da companhia.

Google faz muitas promessas no processo de contratação

“Se você estiver em um processo de emprego no Google, negocie bem e certifique-se que tudo que for prometido esteja no contrato”, diz um comentário de quem já participou de vários processos seletivos da empresa. Ele disse ainda que a companhia faz diversas promessas que não costuma cumprir.

Só os técnicos sentem que fazem a diferença

“Se você não ocupa um cargo técnico, como nas áreas de vendas, recursos humanos e operações pessoais, pode se sentir como ‘apenas’ uma peça da máquina”, diz um comentário no Quora.  O problema é muitos processos da empresa são tão refinados e automatizados que o profissional sente que é qualificado demais para aquele trabalho.

Funcionários temporários são menosprezados

Um funcionário temporário que atuou na empresa disse que os colaboradores fixos tinham atitudes de menosprezo com eles. “Eles pareciam pensar que quem não estava no Google era mental e moralmente inferior”, disse.

Google ainda pode ser um bom lugar para se trabalhar

Se o seu sonho é entrar para o seleto grupo de funcionários do Google, não desanime, pois a gigante ainda é, sem dúvidas, um dos melhores locais para trabalhar. Mas esse artigo é válido para mostrar que, mesmo nas companhias mais modernas, sempre existirão os insatisfeitos e os pontos a serem melhorados.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!