faceboook

7 dicas do que fazer quando não sabe o que fazer

Ninguém nunca resolveu nada enquanto estava apavorado. Então, tenha plena consciência que a maioria de suas preocupações são à toa.

Autor: Jéssica Lima

Sabe aquele momento da vida que você fica em dúvida entre qual curso da faculdade escolher, qual sobremesa pedir, qual cor de esmalte pintar a unha ou qual time escolher no FIFA? Pois é, você não está sozinho(a).
Muitas vezes na vida passamos por momentos de dúvida extrema. O pior é que essa indecisão quer dar o ar da graça justo no momento em que precisamos escolher qual curso iremos fazer na faculdade. Por isso, vamos dar algumas dicas do que fazer quando você não sabe o que fazer.
 

1 – Calma

O que fazer quando não sei o que fazer?
 
Ninguém nunca resolveu nada enquanto estava apavorado. Então, tenha plena consciência que a maioria de suas preocupações à toa são tão eficazes quanto abrir a geladeira várias vezes ao dia para ver se aparece alguma comida nova ali.
As coisas irão acontecer no tempo certo, acredite.
 

2 – Converse com os mais velhos

O que fazer quando não sei o que fazer?
 
Sabe aquela história que você nunca prestou atenção quando sua mãe/ vó/ tio contava? Ela pode fazer muito mais sentido agora. Eles sabem das coisas (é sério) e você pode aprender muito com eles.
Para saber sobre profissões por exemplo, as pessoas que estão no mercado de trabalho há anos podem te dar um panorama muito mais real do que pesquisas da internet.
 

3 – Faça trabalho voluntário

O que fazer quando não sei o que fazer?
 
Ajudar as pessoas sem pensar nos seus próprios problemas pode te ajudar de uma forma surreal a resolvê-los. O tempo dedicado ao próximo vai te ensinar muita coisa e você vai começar a rever suas prioridades.
 

4 – Esqueça a história da formiga e da cigarra

O que fazer quando não sei o que fazer?
 
Lembra aquela fábula que ouvíamos quando éramos pequenos onde a formiga que trabalhou o ano todo se deu super bem e a cigarra que ficou cantando morreu de fome? Bem, estavam mentindo para você.
É possível sim fazer o que se ama e ainda assim sobreviver. Nas últimas décadas vimos a consolidação de profissões que eram consideradas “alternativas” – e as pessoas, acredite, não morrem de fome quando optam por elas.
 

5 – Dinheiro

O que fazer quando não sei o que fazer?
 
Dinheiro é importante sim. Dinheiro facilita a vida sim. Só tenha sempre em mente antes de escolher uma profissão, que quem manda nele é você – e não o contrário.
Cuidado para não cair naquela máxima de perder a saúde para ganhar dinheiro e depois gastar dinheiro para recuperar a saúde.
 

6 – Mais calma

O que fazer quando não sei o que fazer?
Por mais que o período de escolher um curso na faculdade ou mudar de profissão seja complicado, isso não vai definir o resto da sua vida. Escolher um curso é apenas um passo de outros milhões que você pode dar.
Dentro de cada curso, por exemplo, existem várias áreas que o profissional pode seguir.
 

7 – Não tente provar nada a ninguém

O que fazer quando não sei o que fazer?
Não é porque todos os seus primos se formaram em Medicina com méritos que você precisa seguir a mesma carreira se não quiser. Não esqueça que, ao escolher algo que você não gosta de fazer, a única pessoa que vai ter que lidar com isso todos os dias é você.
Já dizia o Emicida que “você é único representante do seu sonho na Terra”, então por que raios você seguiria os sonhos de outra pessoa?
E olha só, isso não significa não ouvir os conselhos de quem te ama. Muito provavelmente sua mãe não vai te apoiar se o seu sonho for ser um adestrador de tubarões brancos ou algo do tipo. Saiba ponderar conselhos de imposições.
Gostou das dicas sobre o que fazer quando você não sabe o que fazer? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos indecisos.

1 Comentário

  1. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!