faceboook

Novidades nos serviços de armazenamento na nuvem

A falha no sistema de segurança da iCloud no último fim de semana pôs em cheque toda uma vertente do mercado de nuvem, mas muitas novidades estão chegando.(...)

Autor: Redação Impacta

falha no sistema de segurança da nuvem da Apple, a iCloud, no último fim de semana, pôs em cheque toda uma vertente do mercado. Embora os serviços de armazenamento na nuvem venham se popularizando cada vez mais, ainda há muita desconfiança quanto à segurança dos arquivos e informações, depositados em servidores que muitas vezes o usuário não faz nem ideia de onde estão ou por quem são administrados. Eventos como o vazamento em massa de fotos íntimas de famosos depõem contra esses serviços e afastam os mais receosos, porém as empresas não param de lançar atualizações e novidades a fim de conquistar e reter usuários, oferecendo mais comodidade e segurança em seu ambiente virtual.

Recentemente, antes mesmo da grande brecha de segurança na iCloud, três grandes empresas – Microsoft, Dropbox e BitTorrent – anunciaram lançamentos, novidades e upgrades em seus serviços de armazenamento na nuvem, conforme destacaremos a seguir.

OneDrive (Nuvem da Microsoft)

Cada vez mais popular dentre os serviços de armazenamento na nuvem, o OneDrive sempre recebeu críticas por parte dos usuários devido ao seu limite de sincronização de arquivos, que só permite arquivos de até 2GB. Após engenheiros da Microsoft anunciarem que estavam trabalhando na solução dessa limitação, alguns usuários passaram a notar que arquivos maiores que estavam em suas pastas do OneDrive passaram a sincronizar com a nuvem de uma hora para outra.

Representantes da empresa anunciaram que a atualização ainda não estará disponível para todos os usuários pois o trabalho ainda está em progresso, mas que em breve será anunciado o novo limite da capacidade da nuvem do OneDrive.

Dropbox

Talvez o mais popular – e certamente o favorito deste que vos escreve – dentre os serviços de armazenamento de arquivos na nuvem, o Dropbox lançou um conjunto de upgrades para beneficiar usuários dos seus serviços pagos.

Os serviços que variavam entre U$9,99 e U$49,99, dependendo do tamanho do espaço de armazenamento desejado pelo usuário (entre 100GB e 500GB – a versão free disponibiliza 2GB ao usuário e mais 500MB para cada novo usuário que você convidar, até um limite de 16GB), passarão a custar somente U$9,99 por mês e oferecer 1TB para os usuários Dropbox Pro.

Além do dobro de espaço, novas medidas de segurança foram implantadas: agora os usuários poderão colocar senhas em seus links compartilhados, bem como datas de validade, ditando até quando um arquivo ficará disponível para download, e novas regras de permissão dirão se o arquivo poderá ser somente visualizado ou também alterado. A novidade mais interessante é a possibilidade de controlar sua conta em outros aparelhos, o que permitirá que você, em um caso de roubo, por exemplo, desconecte a pasta do Dropbox de um dispositivo remoto e delete todos os arquivos do aparelho roubado.

Sync (BitTorrent)

Por fim, mas não menos importante, a maior novidade nos serviços de armazenamento de arquivos na nuvem vem da empresa de compartilhamento via torrent, BitTorrent. O Sync, ao contrário dos programas que exigem que os usuários armazenem seus arquivos em um servidor terceirizado na nuvem, é uma ferramenta mais rápida e que elimina esse contratempo. Seu funcionamento é simples: o usuário compartilha seus arquivos através de seus próprios dispositivos, sem um contato real com nenhuma nuvem.

versão 1.4 do Sync permite que os usuários compartilhem arquivos e pastas com outros usuários com um simples URL, que leva para uma página de download (onde você pode instalar o Sync, caso ainda não o tenha em sua máquina) e inicia o compartilhamento de arquivos. Desse modo e sem o envolvimento de terceiros, os usuários têm controle total para onde seus arquivos vão e como são usados – graças ao sistema de permissões, que tanto dita se o arquivo pode ser editado quanto quais dispositivos podem acessá-lo.

Você utiliza algum desses serviços? Compartilhe conosco nos comentários suas opiniões e experiências com a nuvem.

 

 

3 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!