faceboook

Microsoft desenvolve software que autocompleta animações.

Agora ficou mais fácil criar ilustrações animadas, pois a Microsoft Research desenvolveu um software que autocompleta animações. Veja aqui!

Autor: Bruno Saes

A Microsoft Research – divisão de pesquisas da empresa de Bill Gates, que já apresentamos aqui no blog -, em parceria com a Universidade de Hong Kong e Universidade de Tóquio, trouxe mais uma grande novidade para o mercado de tecnologia, prometendo revolucionar o trabalho de animadores.

O software criado nessa parceria tem a função de autocompletar animações feitas à mão, facilitando muito a vida dos profissionais. Essa incrível novidade foi apresentada na conferência anual Siggraph Asia, que reuniu milhares de profissionais de computação gráfica de todo o mundo.

Veja o vídeo que demonstra como funciona a ferramenta que autocompleta animações:

 

Como podemos ver na demonstração, uma pessoa desenha uma carpa e com apenas uma linha do próximo quadro o software já faz o esqueleto baseado na imagem anterior. O programa ainda oferece a possibilidade de duplicar quadros e do desenhista começar um padrão e a tecnologia sugerir a sequência – como no gif abaixo:

 Software criado pela Microsoft Research autocompleta animações dando sugestões ao profissional

O ponto mais impressionante do software, porém, não é a sua capacidade de prever ou sugerir desenhos, já que outros programas têm funções parecidas – veja abaixo -, e sim a capacidade de reformular as sugestões em tempo real conforme o artista vai criando. Além disso, a interface simples e menu rápido fazem a criação da Microsoft parecer perfeita para usuários de tablets.

Ferramenta é fácil de ser utilizada por animadores

Outras empresas já tentam facilitar a vida de animadores

Além da Microsoft, outras empresas investem na criação de serviços que facilitem o processo de animação. A Autodesk possui o Draco, programa que permite animar imagens com elementos de movimento rápido.

A Adobe também criou um aplicativo que é capaz de transformar até mesmo suas selfies em modelos 3D, o que facilita o trabalho de designers que atuam nessa área.  A Disney é outra que criou uma tecnologia que semiautomatiza o processo de animação. Chamada de Meander, o programa preenche quadros de animação e já foi até utilizado no premiado curta Paperman.

Domine as ferramentas necessárias para ser um animador

Apesar de softwares como o apresentado pela Microsoft facilitarem a criação de animações, para entrar nesse mercado é preciso dominar as melhores ferramentas. Conheça as melhores técnicas de animação, ilustração e arte com os melhores cursos de design do Brasil na Impacta Tecnologia.

O que achou dessa novidade para os ilustradores? Deixe seu comentário e nos diga!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!