faceboook

Manual do Calouro: o que você deve saber sobre a faculdade

Depois de tantos anos no colégio, entrar na faculdade é o momento de renovar os ares e conhecer novas pessoas. Veja as primeiras dicas do manual do calouro!(...)

Autor: Jéssica Lima

Entrou na Faculdade Impacta? Veja as primeiras dicas!
Depois de tantos anos no colégio, entrar na faculdade é  o momento de renovar os ares e conhecer novas pessoas. A primeira dica é estar sempre aberto a novas amizades e experiências.
 

A faculdade a melhor época da sua vida

Sabe quando dizem que a faculdade é a melhor época da sua vida? Comece a acreditar. Você criará laços com pessoas que nunca imaginou – e, possivelmente, serão esses laços que você manterá até o fim da vida.
Bom, além da parte sentimental, a parte prática da vida acadêmica também vai mudar. Você não vai precisar, por exemplo, pedir para ir ao banheiro. Os professores também não se importarão se você está indo ou não às aulas – no fim das contas, o único prejudicado é você mesmo.
Falando nisso, é bom lembrar que você precisa ter uma presença de, pelo menos, 75% nas aulas. Se faltar em mais  de 25% das vezes, você irá reprovar na matéria. Então, não é tão legal assim matar aula, mesmo que você seja “livre” para isso.
Outra coisa que é importante antes mesmo de começar as aulas é que alguns cursos exigem uma quantidade determinada de horas complementares,  que são atividades extracurriculares que você tem que comprovar que fez. Cada curso aceita  tipos diferentes de horas, então procure se informar logo no começo se elas são necessárias para o seu. Deixar tudo para o último semestre é uma péssima ideia, sério.
Comprovação de estágio na área cursada também é obrigatória em alguns cursos, então é bom começar a procurar trabalho logo para garantir essas horas e a experiência.

Dentro da faculdade

Dentro da faculdade, se você precisar resolver serviços burocráticos, como assuntos relacionados à matrícula, solicitação de atestados, resolução de problemas de dívidas com mensalidades, histórico escolar, entrada de requerimentos, solicitação de diploma, entre outros, o lugar aonde você deve ir é a Secretaria.
Agora, se a dúvida for relacionada ao curso que escolheu, você deve se dirigir até a Coordenação dele. Ela tem a função de tratar de assuntos que envolvem o curso, os professores, grade de matérias, palestras etc.
Sabe a Biblioteca do colégio, que você sempre passou longe? Pois então, você vai querer passar um tempo na Biblioteca da Faculdade. Lá você pode fugir do barulho da república ou de casa. E é muito provável que seus professores peçam trabalhos sobre textos de alguns livros que você só vai encontrar na Biblioteca.
Para quem quer fazer intercâmbio durante esse período, a Faculdade Impacta tem, desde 2009, uma parceria com a Caldwell Community College and Technical Institute (CCC&TI), da Carolina do Norte (EUA), que permite o intercâmbio acadêmico para o aluno, que estudará um módulo na CCC&TI. Os alunos ainda podem apresentar e defender seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) nos EUA.
A última dica (mas não menos importante) para os calouros da Faculdade Impacta é sobre o transporte. Existem quatro linhas de ônibus que saem direto do Terminal Barra Funda e chegam à Faculdade. Além disso, existe um Transporte Gratuito fornecido pela  Impacta que também sai do Terminal Barra Funda.
 
Dito isso, bem-vindo(a)!
 

2 Comentários

  1. http://essaycorrector.org/blog/category/services/page/9 disse:

    I wish I could get a help with writing. The service is very qualitative. Thank you for the post you have written.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!