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ITIL e Cobit: entenda as principais diferenças e suas aplicações

Quando falamos em gerência e gestão de serviços em TI duas metodologias são muito conhecidas: ITIL e Cobit. Leia esse post e saiba tudo sobre elas!(...)

Autor: Redação Impacta

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Na governança de Tecnologia da Informação (TI), o uso de boas práticas por parte das empresas é bastante recomendável. Isso porque são elas que garantem o suporte de infraestrutura da companhia e facilitam a realização das estratégias e dos objetivos corporativos.

Para garantir melhor eficiência nesse sentido, duas ideias muito importantes — cujas métricas ajudam a definir níveis de maturidade, certificação e reconhecimento internacional — estão na pauta do dia dos gestores. Isso porque o mercado exige alta eficiência, qualidade nas operações e visão ativa em todo o ciclo de vida da TI.

Os conceitos que ajudam nessa caminhada são o Information Technology Infrastructure Library (ITIL, Biblioteca de Infraestrutura de TI) e o Control Objectives for Information and related Technology (Cobit, Objetivos de Controle para Tecnologias da Informação e relacionadas).

Venha conhecê-los melhor!

Humanização da tecnologia

Esses conceitos fazem parte da vertente humana da tecnologia, que vem crescendo muito nos últimos anos. Profissionais com conhecimentos — e, preferencialmente, certificações — em ITIL e/ou Cobit são cada vez mais requisitados pelo mercado. Saiba quais são as peculiaridades de cada um deles!

ITIL

ITIL existe desde a década de 1980, quando foi criado como um guia de recomendações para empresas de informática e telecomunicações no Reino Unido, mas é usado até hoje como referência por empresas e profissionais de TI de todo o mundo.

Trata-se de um conjunto de melhores práticas para operações de gestão de serviços em TI (como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança) e para alinhamento do departamento com os negócios da empresa. O enfoque mira o cliente e a qualidade.

É um material extenso, que está dividido em sete volumes – por isso, é chamado de biblioteca. Ele descreve em detalhes as partes da TI relacionadas à gestão de serviços (atividades dos processos, estruturas organizacionais e outros).

Se implantado corretamente, após um estudo de viabilidade, o ITIL beneficia diretamente a governança de TI e a forma como a área se relaciona com o restante da organização. E ainda proporciona, entre outras coisas:

  • redução do tempo de execução de tarefas e de solução de problemas;
  • aumento da satisfação de usuários e clientes;
  • maior controle da gestão;
  • diminuição de custos operacionais.

Outra grande vantagem desse conceito é que ITIL não é uma ferramenta ou solução: é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades de gestão de projetos da empresa, mas sem perder de vista a qualidade dos serviços oferecidos.

É bom ressaltar que ITIL não é um produto palpável que pode ser instalado: é apenas usada para orientação.

Cobit

Cobit é uma ferramenta que auxilia na auditoria de processos, práticas e controles de TI na companhia. Ou seja, é como um guia para a gestão dessa área. Assim, se concentra na definição, implementação, fiscalização, medição e melhoria dos controles de processos do ciclo de vida de TI.

Essas características fazem dele um conceito voltado para a redução de risco, que enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Dividido em quatro domínios — Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e Monitoração —, tem ainda seis níveis de maturidade.

Tem como ponto central o gerenciamento da informação e descreve os princípios de suporte de uma organização orientada a necessidades corporativas, principalmente em relação ao uso dos ativos e dos recursos de TI pela organização.

Em outras palavras, o Cobit ajuda na priorização e organização das atividades do setor de TI para atender aos requisitos da corporação. O framework permite identificar quais processos têm pontos de fragilidade e podem influenciar o departamento negativamente. Em seguida, o gerenciamento desses processos é priorizado.

A ideia é garantir o negócio da empresa com base em:

  • controle de objetivos;
  • mapas de auditoria;
  • ferramentas de implementação;
  • um framework;
  • um guia de técnicas de gerenciamento.

Por isso, o Cobit é recomendado como meio para otimizar os investimentos de TI.

Essa metodologia tem métricas para mensuração de desempenho e avaliação de resultados que ajudam a direcionar melhor o gerenciamento de processos e fazem com que riscos do projeto sejam devidamente apontados e tratados. Em outras palavras, fornece uma política clara para o controle de TI e o alcance das metas da organização.

ITIL e Cobit: entenda as principais diferenças e suas aplicações

Diferenças entre ITIL e Cobit

ITIL e Cobit são bastante diferentes entre si. O Cobit tem mais afinidade com a auditoria de processos e controles, e o ITIL se aproxima mais do gerenciamento de serviços de TI.

Enquanto Cobit se preocupa principalmente em orientar as organizações na implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI, ITIL oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI, sob a perspectiva da geração de valor ao negócio.

De forma mais simples, o Cobit diz ‘o que’ e o ITIL explica ‘como.

Ambos servem como guias hoje no mercado, pois são complementares, não concorrentes. Eles devem servir como referência, e não é obrigatório usar todos os seus aspectos, pois pode ser que algumas práticas não se apliquem à sua empresa ou que seja preciso fazer ajustes.

Essa abordagem conjunta ajuda a resolver problemas e maximizar o alcance das metas corporativas, intensificando suas forças e adaptando seu uso à necessidade. Afinal, não basta implementar, é preciso ter uma melhoria contínua em todos os processos e operações.

Utilização de cada um

Não existe uma resposta para quando usar cada um, pois, como já demonstrado, eles não são excludentes. Esses guias de referência — que não precisam ser seguidos à risca — funcionam muito bem se usados e aplicados em conjunto.

Juntos, eles formam uma base bastante forte para a governança e a gestão de serviços em TI, independentemente de serem atividades internas, terceirizadas ou parceiros de negócios. Os profissionais terão mais opções se considerarem o uso dos dois modelos em conjunto.

Na hora da implantação, qualquer um deles pode ser adaptado — de formas diferentes — ao contexto da organização. No Brasil, o conceito ITIL é mais comum, pois o Cobit é, em geral, escolhido por empresas de grandes mercados e que não necessariamente utilizam-se das suas normas no dia a dia.

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