Artista cria infográficos inteligentes com itens da vida cotidiana

A fotógrafa e designer Marion Luttenberger utilizou pessoas e objetos reais em seus infográficos para transmitir as estatísticas de maneira criativa.(...)

Autor: Bruno Saes

Conforme já publicamos aqui no blog, os infográficos são uma ferramenta cada vez mais importante para transmitir informações relevantes de forma simples, organizada e criativa. Uma prova disso é que, hoje em dia, principalmente em web, muitos designers estão se especializando nessa arte. Porém, a artista austríaca Marion Luttenberger os elevou para outro nível.

A fotógrafa e designer foi contratada pela Caritas Kontakladen – uma organização social austríaca, que atende viciados em drogas – para ilustrar seu relatório anual. Ao invés de utilizar os óbvios gráficos de barras ou pizzas, Marion usou pessoas e objetos reais para transmitir as estatísticas.

Para demonstrar o número de pessoas contaminadas com doenças infecciosas, por exemplo, a designer fez uma imagem com quatro sapatos presos ao chão, por gomas de mascar. Confira na foto abaixo:

Infográfico utiliza goma de mascar e sapatos para mostra os números

Para conseguir essa fotografia não foi nada fácil, “tivemos que mascar cerca de 50 chicletes e usar um secador de cabelos para torná-los quentes e elásticos”, diz Marion Luttenberger.

Outro dos fantásticos infográficos da austríaca mostra quatro mulheres com diferentes comprimentos de cabelo. Quanto mais longas as madeixas, maior o número de viciados em determinada substância. Veja:

Designer austríaca usa cabelos de mulheres para apontar as estatísticas

Marion Luttenberger também já trabalhou com o conceito de utilizar objetos e materiais inusitados, como bacon e gotículas de água, para criar tipografias experimentais. Você  podem ver uma pouco mais sobre esse trabalho na galeria online da artista.

Infográficos diferentes por outros artistas

A artista austríaca não está sozinha na inovação de infográficos. O designer gráfico dinamarquês Peter Ørntoft, reconhecido por sua criatividade ímpar nas criações, também apresentou um projeto de infográficos incríveis que utilizam o próprio tema para demonstrar os dados, como pode ser visto na peça abaixo:

Designer Peter Orntoft também apresenta infográficos criativos

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!