Artista cria infográficos inteligentes com itens da vida cotidiana
A fotógrafa e designer Marion Luttenberger utilizou pessoas e objetos reais em seus infográficos para transmitir as estatísticas de maneira criativa.(...)
Autor: Bruno Saes
Conforme já publicamos aqui no blog, os infográficos são uma ferramenta cada vez mais importante para transmitir informações relevantes de forma simples, organizada e criativa. Uma prova disso é que, hoje em dia, principalmente em web, muitos designers estão se especializando nessa arte. Porém, a artista austríaca Marion Luttenberger os elevou para outro nível.
A fotógrafa e designer foi contratada pela Caritas Kontakladen – uma organização social austríaca, que atende viciados em drogas – para ilustrar seu relatório anual. Ao invés de utilizar os óbvios gráficos de barras ou pizzas, Marion usou pessoas e objetos reais para transmitir as estatísticas.
Para demonstrar o número de pessoas contaminadas com doenças infecciosas, por exemplo, a designer fez uma imagem com quatro sapatos presos ao chão, por gomas de mascar. Confira na foto abaixo:
Para conseguir essa fotografia não foi nada fácil, “tivemos que mascar cerca de 50 chicletes e usar um secador de cabelos para torná-los quentes e elásticos”, diz Marion Luttenberger.
Outro dos fantásticos infográficos da austríaca mostra quatro mulheres com diferentes comprimentos de cabelo. Quanto mais longas as madeixas, maior o número de viciados em determinada substância. Veja:
Marion Luttenberger também já trabalhou com o conceito de utilizar objetos e materiais inusitados, como bacon e gotículas de água, para criar tipografias experimentais. Você podem ver uma pouco mais sobre esse trabalho na galeria online da artista.
Infográficos diferentes por outros artistas
A artista austríaca não está sozinha na inovação de infográficos. O designer gráfico dinamarquês Peter Ørntoft, reconhecido por sua criatividade ímpar nas criações, também apresentou um projeto de infográficos incríveis que utilizam o próprio tema para demonstrar os dados, como pode ser visto na peça abaixo:
Deixe o seu comentário!