faceboook

WWDC 2018: a conferência da Apple para desenvolvedores!

A professora Ilana Concilio está no WWDC 2018 e traz os bastidores e novidades mais legais da conferência da Apple para desenvolvedores. Confira o 1º (...)

Autor: Ilana Concilio

O WWDC é a conferência anual da Apple voltada ao desenvolvimento de software para seus dispositivos. É no eventos que a empresa lança as novidades e melhorias dos sistemas operacionais iOS, watchOS, tvOS e macOS. É a menina dos olhos de qualquer desenvolvedor 😛

E, esse ano, a professora dos cursos de Sistema da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Impaca, Ilana Concilio, foi acompanhar as novidades e traz o seu relato dos primeiros dias do evento para nós! Confira tudo:

Professora Ilana Concília está no WWDC 2018

Chegando ao WWDC 2018!

Até 2016, o WWDC acontecia em San Francisco, mas a partir de 2017, passou a ser realizado em San Jose, a terceira cidade mais populosa da Califórnia, no condado de Santa Clara.
Durante a semana do evento, a cidade de San Jose fica agitada, pois apenas na conferência desse ano são 6000 inscritos de 77 países. Em paralelo, acontecem também outros eventos de desenvolvimento e tecnologia como o AltConf, Layers e try! Swift Conference.

Não à toa, a cidade exala tecnologia. Algumas pessoas exibem seus “brinquedos”, mas a maioria está com sede de novidades e muita expectativa!

Durante o WWDC 2018, a cidade de San Jose exala tecnologia

Sediado no McEnery Convention Center, o WWDC é puro software e desenvolvimento… e fotos! Fotos e muitas fotos! A Apple consegue encantar a todos com alguns detalhes que nos deixam como crianças.

 

A alegria já começa no checkin. 🙂 Cada inscrito ganha uma jaqueta Levi’s com o pin do WWDC 2018 e um pacote de pins que é a sensação do evento! Cada um ganha também um pin com a bandeira de seu país e, durante toda a conferência, as pessoas tentam trocar ou obter mais.

wwdc

Na entrada, ao passar o crachá, totens com iPads dão boas vindas a cada um… <3 Sem falar dos funcionários que recepcionam a todos com muito carinho e energia positiva!

 
É tudo muito organizado do começo ao fim, a Apple como sempre está de parabéns.

Começou o WWDC 2018: Keynote principal!

O primeiro dia do WWDC se iniciou com o tão esperado Keynote principal, comandado por Tim Cook, CEO da Apple, e Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple. Nesta seção são apresentados todas as novidades de Software e, a partir daí, os temas das palestras são disponibilizados aos inscritos.

A expectativa para o keynote é tão grande que formam-se longas filas. Alguns fãs chegam a fazer plantão desde a madrugada para conseguir melhores lugares no auditório. E, realmente, é muita emoção estar aqui!

1ª keynote do WWDC gera fila

Vamos falar então do keynote. Para nós desenvolvedores, não foram tantas novidades assim… mas para nós usuários, sim! Veja:

iOS 12

Sim, mais uma versão do sistema operacional foi lançada. Ainda em fase beta, a versão 12 possui o dobro de performance e parece funcionar em dispositivos lançados a partir de 2013. Ou seja, se você tem o iPhone 6S, poderá aproveitar a nova versão.
Além das versões do ARKit 2, que agora permite multi-usuários 🙂 e CoreML 2, algumas melhorias receberam destaque, como a indexação de fotos. Ao tirar uma foto, o sistema reconhece alguns objetos e automaticamente cria tags, facilitando a busca e organização no celular.

Isso facilita também o compartilhamento de imagens, pois na hora de enviar para alguém, o sistema já sugere fotos de mesma tag e, para quem as recebe, fotos semelhantes para a outra pessoa te enviar também.

Apps e novidades da Apple no WWDC

APPS

Aplicativos como o Home, News, Stocks e Voice Memos agora também receberam algumas melhorias e funcionarão em iPads e MacOS. O app Do Not Disturb permite bloquear o recebimento de notificações por exemplo em um evento, até você chegar em determinado destino ou durante algum tempo.
Outro aplicativo interessante é o Screen Time, que te permite analisar e controlar o uso do iPhone e/ou aplicativos, mostrando quando e como você usa. É possível agora determinar um tempo limite de uso de um aplicativo e você recebe notificações quando esse tempo estiver acabando. É uma excelente ferramenta para uso familiar, pois, a partir de seu próprio dispositivo, os pais podem acompanhar e controlar o uso dos filhos. Muito bom, não acha?

SIRI

A queridinha da Apple, também está com tudo! É possível agora adicionar shortcuts à ela e alguns aplicativos como o Kayak permitem esta integração. Por exemplo, quando você tem uma viagem programada, Siri te avisa horário do e de informações importantes do voo e, quando você chega na cidade de destino, ela te fala sobre sua reserva no hotel e até mesmo o caminho até lá. Existem shortcuts já pré-definidos e você pode customiza-los através de um aplicativo.

E os animojis?

No WWDC 2017, Craig Federighi apresentou este recurso do Messages, que cria personagens animados a partir do seu reconhecimento facial. Lançaram agora 4 novos animojis que permitem detecção da língua e podem ser customizados pelo usuário, conhecidos como Memojis. Você também pode usá-los em vídeos e fotos em tempo real no Facetime que, nesta versão do iOS 12 pode ser usado em grupos de até 32 pessoas.

keynote - wwdc 2018

MacOS

O mais esperado sempre fica para o final: o novo sistema operacional MacOS. Fugindo um pouco de nomes relacionados ao Yosemite National Park, mas ainda mantendo a indiscutível beleza da Califórnia, foi apresentado o MojaveLindo em sua versão Dark Mode, permite agrupamento de documentos do desktop por data, tipo ou tag.
O Finder oferece agora a opção de galeria para as pastas e arquivos, além de visualização de todo os metadados, mas o mais legal é que agora é possível gerar ações rápidas como editar fotos no modo “quicklook”. Ah… e apenas selecionando e arrastando um conjunto de arquivos e/ou imagens, você pode criar um PDF com eles :).  É fácil também compartilhar fotos e arquivos escaneados direto do celular para o Mac.

WatchOS 5

O WatchOS 5 também foi lançado, recebendo reforço nos recursos para saúde e fitness como a criação de competições entre multi-usuários, acompanhamento de progresso e premiações. É possível usar o Apple Watch agora como um walkie-talkie e também como ID de estudante, já em sua versão beta em algumas universidades americanas.
O ponto fraco do Keynote foi a AppleTV, sem nenhuma melhoria considerável, apenas destacaram a qualidade de vídeo 4k e áudio 3D.
E aí, gostou das novidades do primeiro dia do WWDC 2018? Fique ligado no Blog Impacta que teremos mais coisas legais do que está acontecendo no evento da Apple!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!