faceboook

Ilustração | Vexel Art

O que é Vexel Art? É uma arte bitmap imitando vetorial, porém com processos de construção utilizando ferramentas vetoriais. Parece confuso, mas não (...)

Autor: Redação Impacta

Você conhece o termo Vexel Art?

Vexel Art é a arte bitmap imitando o vetorial. Como assim?

Se você trabalhar com software, deverá utilizar o Adobe Phosothop e, a ferramenta mais utilizada, será a Pen – que desenha exatamente igual a pena do Illustrator.

Com isso conseguimos linhas e objetos fechados com curvas precisas, mesmo no bitmap, coisa que seria difícil de trabalhar diretamente no Photoshop com um pincel, por exemplo.

Claro que depois do traçado com a pena, deveremos rasterizar o objeto. Poderíamos utilizar as ferramentas de seleção, mas o anti-aliasing deveria ser economizado, assim como o Feather.

Resumindo: a Vexel Art parece que é vetorial, mas não é – ela é bitmap na veia, mas o processo de construção utiliza ferramentas vetoriais.

O mais legal da Vexel Art, é que se você tem habilidades de pintura natural, poderá trabalhar luzes e sombras no Photoshop, com pinceis do tipo Airbrush, depois que construir a estrutura da arte. Esse recurso é utilizado, porque trabalhar com malha no Illustrator toma muito tempo.

O segredo para trabalhar bem com Vexel Art, é abusar das Layers. Com isso, você terá áreas separadas e isso agilizará a edição, se necessário for.

O outro segredo é sempre trabalhar o original em 300 dpi´s. Outra coisa que é bem legal, é utilizar fotografias como base e trabalhar sobre elas, mantendo partes similares a vetor e partes editadas no Photoshop.

Alguns ilustradores iniciam a arte no Illustrator e depois exportam o arquivo no formato PSD com as camadas, facilitando assim a edição no Photoshop. Ou seja, os caminhos são diversos com as ferramentas Illustrator e Photoshop e, o mais importante, é o resultado final.

No site https://www.webdesigncore.com/2010/08/04/27-outstanding-examples-of-vexel-art/ tem vários exemplos e, mais uma vez, aprecie com moderação.

Então, que tal desenvolver suas Vexel Arts?

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!