faceboook

HTML5 é finalmente lançado na íntegra

Nesta quarta-feira, 29 de Outubro, aconteceu o lançamento oficial da última versão da linguagem para páginas da web, o HTML5.

Autor: Luana Isabelle Carvalho

Nesta quarta-feira, 29 de Outubro, aconteceu o lançamento oficial da última versão da linguagem para páginas da web, o HTML5. A informação foi divulgada pelo grupo W3C (World Wide Web Consortium), autoridade que supervisiona o desenvolvimento de padrões para a internet. O desenvolvimento da versão teve início em 2007 e já consta em sua lista de recomendações para desenvolvimento de sites. A linguagem é amplamente utilizada em sites, inclusive pela Apple, que faz a  utilização em seu próprio Quicktime, deixando assim de utilizar a versão Flash. As especificações da versão só vieram a ser aprovadas agora, devido a diversos testes aplicados pela W3C tentando solucionar 4 mil bugs, trabalhando também em conjunto com 60 empresas para o aperfeiçoamento da linguagem, exercendo grande empenho e preocupação em atender as necessidades de seus diversos usuários, que agora finalmente poderá ser adotada em sites e browsers, inclusive por empresas e programadores independentes.

A nova versão propõe aos usuários a transparência, com clareza na manipulação de objetos, fornecendo ferramentas de CSS e Javascript que, através de suas APIs, facilitam o trabalho de manipulação, criando sites compatíveis com dimensões da tela e navegadores, sendo o mais indicado para o desenvolvimento de sites que escalam o conteúdo de acordo com o dispositivo, possibilitando também uma aplicação mais leve e funcional, o que o diferencia das versões anteriores. A versão também prevê o fim do Adobe Flash Player, acabando assim com a necessidade de instalações de plugins para a visualização de algumas páginas da web. A versão também traz uma navegação e execução de sites em níveis mais acelerados, além de suporte nativo a vídeos e animações, independente do dispositivo ser móvel ou desktop, com foco também no aprimoramento do uso offline, na melhoria da depuração de erros e no desenvolvimento de gráficos bidimensionais.

O HTML5 foi, sem dúvidas, um lançamento esperado e especulado por anos. Uma vez que a última versão do HTML (4.0.1) foi lançada em 1999, a nova versão é certamente a mais aconselhável para o desenvolvimento de conteúdo para a web, afetando assim diretamente o usuário final, que notará as melhorias em sua navegação.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!