faceboook

Google também quer cuidar de sua saúde

Google anuncia novidades para a saúde que vão de pesquisas para revolucionar a medicina através da nanotecnologia até aplicativos para monitorar atividades.(...)

Autor: Bruno Saes

Nas últimas semanas, a Google tem anunciado diversas novidades para inovar os cuidados com saúde, seja com pesquisas para revolucionar a medicina através da nanotecnologia ou com simples aplicativos para incentivar e monitorar a saúde dos usuários.

O fato é que a empresa demonstra que está sempre preocupada com o futuro e quer estar cada vez mais presente na vida de seus clientes.

   Conheça algumas das novidades da Google para o ramo da saúde:

  • Google testa consulta médica via videoconferência

No início do mês de outubro, alguns usuários notaram que ao buscar informações como “dores no joelho” no serviço de pesquisas, surgiu nos resultados a opção: “Fale com um médico agora” (Talk with a doctor now).

A descoberta tratava-se de um teste da Google para um serviço que possibilite ao usuário com dúvidas básicas sobre saúde, fazer uma espécie de consulta médica via chat de vídeo.

Apesar de ainda estar em fase de testes e não ter a previsão para se tornar realidade, o serviço traria informações mais completas e mais seguras para os usuários, evitando um pouco do processo que ocorre hoje de buscar o diagnóstico por conta própria e acabar se automedicando erroneamente.

  • Google lança aplicativo para monitorar a saúde

Que tal ter todas as informações sobre as suas atividades físicas em relatórios, permitindo comparações diárias ou semanais? É exatamente essa a função do aplicativo Google Fit, que pode ser conectado a smartphones, dispositivos vestíveis, como o Android Wear, ou pelo computador ou tablet.

Utilizado com o Android Wear, o aplicativo cria relatórios completos e detalhados como, por exemplo, dados sobre batimentos cardíacos e calorias perdidas durante os exercícios. O sistema ainda permite estabelecer metas para as atividades e o serviço envia recomendações com base no desempenho do usuário de acordo com as metas.

O Google Fit pode ser baixado aqui em smartphones Android a partir da versão 4.0.

  • Google trabalha em nanotecnologia para curar doenças

A novidade apresentada que traria mais impacto para a medicina, sem dúvidas, é a de que a Google, por meio de seu departamento Google X, está trabalhando um método de monitoramento e combate a doenças com uso de nanotecnologia.

A ideia é produzir cápsulas com partículas magnéticas menores que as células vermelhas do corpo, que seriam ingeridas e, dentro do organismo da pessoa, detectariam a presença de doenças como o câncer.

Juntamente com essa cápsula, seria desenvolvido um dispositivo vestível que será o responsável por localizar as partículas no corpo e identificar qual a região doente.

O projeto ainda precisa vencer muitos passos para se tornar realidade, além de ter que enfrentar as barreiras da classe médica. Porém, se a ideia alcançar pelo menos uma parte de seus objetivos, já representaria uma revolução na medicina, sendo uma grande aliada para a prevenção de doenças.

  • Outras tecnologias para a saúde 

Além dessas três novidades, a Google já desenvolvia outras soluções médicas para específicos usuários, como é o caso da colher para pessoas com Parkinson e as lentes de contato para diabéticos.
Curtiu o post? Deixe nos comentário se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!