Gigante da tipografia compra startup de Emojis. O que isso representa?

A Monotype, especializada na criação de fontes tipográficas e dona da famosa Times News Roman, comprou a Swyft Media, uma startup especializada em emojis.(...)

Autor: Bruno Saes

A Monotype Imaging é uma empresa, de mais de 125 anos de história, especializada na criação de fontes tipográficas, contando com a famosa Times News Roman entre os seus produtos. A notícia agora é que essa gigante da tipografia está comprando a Swyft Media, uma startup especializada em emojis

Mas porque uma companhia tão tradicional na área de fontes estaria comprando uma novata de criação de emojis e stickers? E o que isso representa para o mercado?

Essa aquisição milionária, que alcançou o valor de 27 milhões de dólares, é mais uma demonstração do poder de comunicação que esses pequenos pictogramas vêm ganhando nos últimos anos. Esse crescimento é tanto, que no ano de 2014 a palavra mais usada em inglês foi justamente um emoji, o de coração (♥), sendo seguido ainda pelo famoso símbolo da hashtag (#).

Para a Monotype Imaging, essa compra representa uma entrada no cenário de dispositivos móveis, ganhando espaço e dinheiro com os populares aplicativos de mensagens. A ideia da aquisição da Swyft não é apenas de continuar lucrando com os emojis, e sim oferecer também tipografias customizadas para os usuários de apps.

A startup de emojis oferece seus pacotes para aplicativos parceiros como KikKakao TalkTextPlus e Viber, reunindo cerca de 2 bilhões de usuários. É exatamente aí que a Monotype quer entrar, oferecendo agora as suas opções de fontes e aproveitando, também, as mais de 300 marcas utilizadas pela Swyft, como Sony e Dreamworks, para expandir seu alcance a uma geração mais jovem.

Para conquistar esse público, a tradicional empresa de tipografia pretende criar pacotes de fontes baseados também nas emoções e gostos dos usuários. Um exemplo é para o adolescente que gosta de heavy metal, que poderá adquirir uma tipografia particular com aparência mais brutal, juntamente com emojis desse tema.

Um mercado de sucesso e lucro

O mercado de criação e venda de emojis personalizados vem crescendo cada vez mais e a tipografia da Monotype que seguir o mesmo caminho. Nesses aplicativos de mensagens, os usuários costumam pagar 1,99 dólares pelo pacote de imagens do filme Frozen, da Disney, por exemplo. Outro sucesso foi um pacote de stickers e emojis para a campanha de lançamento do álbum da cantora Gwen Stefani, que teve quase 1 milhão de downloads. Segundo a startup, as marcas pagam até 250 mil dólares para esse tipo de campanha.

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários sua opinião ou dúvida

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!