faceboook

Fui mal no ENEM, e agora? Como entrar na faculdade?

Se você está lendo este texto, provavelmente é porque foi mal no Enem, mas saiba que isso não é o fim do mundo. Como estamos falando da prova mais (...)

Autor: Rogério Ramalho

Ao final de todos os anos acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma grande oportunidade para muitas pessoas ingressarem em uma faculdade.
Mas, muitas vezes, o estudante não consegue entrar em uma IES pelo Enem, e isso não é o fim do mundo. Como estamos falando da prova mais concorrida do Brasil, é claro que não será tão fácil, sem contar que há cursos muito concorridos.
Para que você não fique desanimado ou desista, nós trouxemos várias dicas importantes para que você tome a próxima decisão e consiga entrar em uma faculdade. Você vai perceber que esse é um momento de novas oportunidades. Confira!

Tenha calma

A primeira dica é: não se desespere! Lembre-se que sempre há opções, como por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que novas vagas são abertas a cada semestre, ou seja, você ainda tem mais uma chance no ano de tentar ingressar na faculdade escolhida. Outra possibilidade é tentar o ProUNI (Programa Universidade para Todos), que também utiliza a nota do Enem para que os alunos possam entrar em uma faculdade particular.
Além disso, também temos o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que pode ser uma boa escolha para você. O financiamento é um recurso bastante utilizado por pessoas que querem a formação superior mas ainda não têm condições de pagar as mensalidades.

Continue estudando

Sempre vão aparecer novas oportunidades para fazer a prova. Por isso, continue estudando e aprimorando os seus conhecimentos. Você pode, inclusive, aproveitar este período para aprender coisas novas — em cursos livres ou até por conta própria.
Se você ainda não fez um cursinho, pode ser que essa seja uma boa ideia para se preparar melhor. Outra ideia é organizar um cronograma de estudos para o ano inteiro — assim fica mais fácil dividir o tempo necessário para se aprimorar naquelas matérias em que o seu desempenho não foi como o esperado.
O melhor de tudo é que a experiência do primeiro Enem é indispensável para ter uma boa noção de como é a prova, como são as questões, em quanto tempo você consegue fazer a prova, o que precisa estudar mais etc. Desse modo, em uma próxima vez, você já irá muito mais preparado.

Tire um tempo para organizar suas metas

Sempre que não conseguimos atingir um objetivo ou estamos passando por dificuldades, o ideal é tirar um tempo para pensar na vida e em suas metas. Pode ser que isso traga uma boa lição para que você se esforce mais ou, quem sabe, mude os rumos que está seguindo.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão após saber o resultado da prova, pare e repense suas metas e qual seria o melhor caminho de atingi-las. Quem sabe não é o momento de tentar outros meios de entrar em uma faculdade, não é?
Muitas pessoas não lidam apenas com um plano de carreira, ou seja, não dependem somente do Enem para ingressar na faculdade. O melhor é contar com mais de um planejamento — assim, fica mais fácil atingir o seu objetivo acadêmico. Nesse caso, o ideal é já pensar nas possibilidades de estudar em uma faculdade privada.

Considere as possibilidades das faculdades privadas

As faculdades privadas oferecem diversas condições para que os alunos possam conciliar os estudos com a mensalidade. Por isso, além de esperar por novas oportunidades do Enem, você também pode recorrer a esses auxílios que as universidades oferecem. Os mais comuns são:

  • bolsas das próprias faculdades;
  • financiamento estudantil;
  • programa de descontos.

O primeiro passo é entrar nos sites das faculdades e checar quais são os melhores cursos, os valores e as condições para ser aluno. O melhor mesmo é ligar para as instituições, explicar a sua situação financeira e conversar com eles para entender quais são as possibilidades de bolsas e descontos e quais são as melhores para o seu caso.

Lembre que nem todo mundo consegue na primeira tentativa

Quantas pessoas inteligentes você conhece que não passaram de primeira no vestibular e nem entraram pelo Enem? Isso é normal, pois várias coisas podem influenciar no resultado da prova, como nervosismo, condições do clima e até mesmo o cansaço, pois é uma prova extensa.
Se é a primeira vez que você não consegue entrar na faculdade pelo ENEM, não fique se martirizando por isso. Levante a cabeça, respire fundo e dê o próximo passo em direção ao que você decidir quando tirar um tempo para pensar em sua vida profissional e acadêmica.
Por outro lado, se essa não é a primeira vez que você fez a prova e ainda não conseguiu atingir o objetivo, então é mais provável que o plano atual não está dando certo e você precisa mudar a direção rapidamente.
Nesse caso, repensar o que você tem feito até agora e criar um novo plano é a melhor dica. Como falamos, essa é a hora de pensar em outros meios, principalmente nas possibilidades que as faculdades privadas oferecem.

Coloque em prática

Seja qual for a sua decisão, comece a colocá-la em prática já! Tire seu tempo para pensar, comece a organizar seus estudos por conta própria, procure um cursinho, pesquise mais sobre as oportunidades do Enem e converse com algumas faculdades privadas para conhecer bolsas e descontos.
O importante é não ficar se lamentando, corra atrás de novas oportunidades e lembre que investir em você mesmo nunca é demais!
Aproveite que você está aqui, no blog da Faculdade Impacta, e entre em contato com a gente para entender mais sobre as nossas oportunidades de bolsas, descontos e condições especiais para cada curso!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!