Freemium, Lite ou iAD: qual a melhor estratégia de marketing para seu aplicativo?
Conheça as plataformas Freemium, Lite ou iAD e descubra qual a melhor estratégia de marketing digital para divulgação de seu aplicativo.
Autor: Redação Impacta
O marketing digital é responsável por englobar ações diversas de divulgação das empresas e seus produtos na internet. As estratégias mais conhecidas e utilizadas são através da otimização nos sites de buscas, campanhas patrocinadas ou gratuitas, e-mail marketing e e-commerce. Acontece que um mercado que vem crescendo bastante é o de desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphones.
Quando falamos em marketing através de aplicativos, surge a dúvida: qual a melhor estratégia a ser adotada na disponibilização desse produto? Neste artigo vamos esclarecer três principais conceitos e formas de disponibilizá-los para te ajudar a traçar a sua estratégia. Confira!
Estratégia Lite
Uma versão lite de um aplicativo é aquela que pode ser baixada de graça, para que o usuário tenha um “aperitivo” do aplicativo. As versões lite, antes conhecidas por versões Demos, costumam vir com bloqueios de modo que o usuário tenha que pagar pela versão final para ter acesso a todas as funcionalidades. Adotar esta estratégia vai ajudar a divulgar determinado aplicativo, sendo uma propaganda do produto final. Todos os aplicativos da Apple Store devem ser funcionais, fazendo com que os desenvolvedores pensem em dois aplicativos, pois não vale só bloquear algumas funções para que ele seja lite.
Estas versões lite são ótimas para os usuários testarem jogos e utilitários. Algumas empresas adotam aplicativos lite para atenderem determinado público, como é o caso do Facebook com sua versão lite, mais leve, com menos funcionalidades, para atender os países emergentes que têm precariedade no acesso à internet.
Estratégia Freemium
Neste tipo de aplicativo o pagamento pelo seu uso não é feito de forma direta, mas o próprio aplicativo é uma verdadeira loja cheia de funcionalidades e coisas para serem compradas dentro deles. O aplicativo em si é gratuito (free), para download, e pago, exclusivo (premium) para quem assim quiser. Daí o termo freemium.
Apesar de parecer uma estratégia simples, se as ofertas dentro do aplicativo não forem feitas de forma correta, os resultados esperados não serão obtidos. É sempre bom dar a opção de a pessoa continuar de forma gratuita ou adquirir certos benefícios pagos. Esta estratégia é bastante usada em jogos, onde ou você espera um tempo ou conta com os “amigos” para desbloqueá-las ou ainda paga um valor x para garantir a continuação mais ágil.
A verdade é que as pessoas só irão comprar as funcionalidades pagas no seu aplicativo se elas conseguirem conhecê-las. Analogicamente, pense em um filme e no seu trailer. As melhores cenas estão ali para que o espectador se interesse pelo todo. Este tipo de estratégia freemium pode ser muito lucrativa, tendo se mostrada a mais eficaz na App Store. Vale testá-la.
Estratégia iAD
iAD é a plataforma de anúncios da Apple. Através dessa estratégia, os usuários baixam os aplicativos sem custo, mas recebem propaganda dirigida, financiando o desenvolvedor. Através dessa plataforma iAD seu anúncio chega de forma segmentada e direcionada para os consumidores. Através dela é possível ajustar os formatos de anúncios que forem mais funcionais para você e para seu aplicativo.
Uma empresa que trabalhou bem a estratégia iAD foi a BMW, que no lançamento do seu modelo Série 4 fez um anúncio onde as pessoas conseguiam customizar o veículo, vê-lo de forma omnidirecional e encontrar a concessionária mais próxima, tudo através de um aplicativo. O King.com também utiliza esta plataforma como forma de promover muitos dos seus jogos como Candy Crush Saga e o Pet Rescue Saga, fazendo com que as compras aumentem.
Esta estratégia, com publicidade dentro dos aplicativos, não tem sido muito aceita pelos consumidores, vale alertar. O excesso de publicidade nos aplicativos não caiu no gosto dos consumidores, o que fez a Apple realinhar esta plataforma mais de uma vez, buscando melhorar sua performance.
Lembre-se: não existe uma fórmula certa para todo mundo e cada negócio funciona de uma maneira específica. Use os grandes para se pautar, mas trace suas próprias estratégias, não esquecendo de mensurar os resultados para saber se deve continuar ou reposicionar algum ponto. E então, qual a melhor estratégia para o seu aplicativo? Compartilhe com a gente através dos comentários!
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