faceboook

O cenário nacional da Engenharia Robótica

A Faculdade Impacta lança o curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Robótica®, focado nas tendências do mercado industrial e na formação (...)

Autor: Jéssica Lima

Em praticamente todas as previsões e análises para o mercado de trabalho do futuro, a área de automação e robótica é citada como forte tendência. Muitas pessoas podem temer a substituição de profissionais pelos robôs, mas a pergunta que devemos fazer não é se perderemos lugar para as máquinas e sim: quem vai criá-las para solucionar os problemas da indústria 4.0?
Foi pensando nisso que a Faculdade Impacta Tecnologia lançou em 2018 um convênio de Cooperação Técnica e Científica com o Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R para contribuir e fortalecer na formação de profissionais altamente capacitados para esse novo mercado industrial.
A parceria busca o desenvolvimento de projetos de capacitação e treinamento através de ensino, pesquisa e extensão universitária. Lançando inicialmente o curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Robótica®, que tem foco nas tendências do mercado industrial na formação de carreiras que são a promessa do futuro.
O objetivo da Pós-Graduação em Engenharia Robótica® é formar peritos em robótica industrial – os chamados Robotistas – para atuar na indústria de base Metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos.

Cenário nacional

No Brasil existe uma carência de mão de obra qualificada neste segmento, em que possui aproximadamente 30 mil robôs instalados nas empresas, segundo dados do IFR (Federação Internacional de Robótica). No entanto, a estimativa é que apenas há aproximadamente 200 profissionais peritos qualificados para manipular tais equipamentos.
A pesquisa também apontou que o País possui uma média de 15 robôs instalados para cada 10 mil empregados – número baixo considerando a média mundial, que está em torno 65 robôs. O Japão e a Coreia do Sul, por exemplo, são os países mais industrializados do mundo e possuem cerca 450 robôs instalados para cada 10 mil habitantes.
Assim, a pós-graduação em Engenharia Robótica® busca mudar este cenário e formar pessoas capacitadas para atender as demandas deste mercado tão carente de profissionais qualificados.
“Para alcançar melhores resultados no mercado, a palavra de ordem nos tempos atuais nas empresas é a inovação. Para os processos industriais, a inovação começa a se consolidar com o advento da “Indústria 4.0” e a robótica avançada, promovendo maior eficiência e competitividade”, afirma Célio Antunes, Presidente do Grupo Impacta.

Metodologia

Por meio de uma unidade móvel de treinamento avançado em robótica industrial (pioneira no Brasil, já adaptada ao conceito de indústria 4.0), o curso dispõe de salas de aula equipadas com manipuladores robóticos de última geração, integrados a sistemas de visão artificial, sensores, PLC, painel de I/O’s e diversos sistemas físicos de simulação de pick&place, paletização, soldagem, colagem e outros.
Além disso, o curso tem parceiras consagradas com a ABB, KUKA, FANUC, MOTOMAN, COMAU, REIS ROBOTICS, MITSUI MOTION, SIEMENS, COGNEX, ABIMAQ, CAMARA AHK, SCHUNK, UNIMEP, SATC e IEP.
“A robótica avançada e a indústria 4.0 já são uma realidade e estão sendo vistas como a melhor saída para a retomada da economia. Não existe tecnologia sem pessoas e é por esse motivo que acreditamos na parceria com a Impacta para formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho nacional”, conclui Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Robótica® da Faculdade Impacta.

Diferenciais exclusivos

– Aulas práticas com equipamentos ABB e KUKA;
– Parceria com empresas do ABC Paulista e principais montadoras: VW; GM; FORD entre outras;
– Uso de licenças da SIEMENS PLM, ABB e KUKA;
– Atribuição no CREA para assinar ART;
– TCC aplicado em problema real da indústria avançada.

Faculdade Impacta

A Faculdade Impacta Tecnologia, referência nas áreas de Tecnologia, Gestão e Design, foi fundada em 1988 e é considerada uma das melhores instituições de TI da América Latina devido ao seu compromisso com a educação ao longo dos anos e às mudanças promovidas na sociedade.
A Faculdade Impacta conta com cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, MBA e cursos técnicos que preparam seus alunos para os desafios do mercado de trabalho, além de um time de mestres e doutores com larga experiência profissional, avaliação positiva do MEC, cursos estrelados no Guia do Estudante e parcerias estratégicas com grandes empresas para oferecer a melhor formação para os alunos.

Instituto Avançado De Robótica – I.A.R

O I.A.R tem como objetivo formar “Robotistas” (especialistas do mais alto nível em operação, programação e manutenção mecânica/elétrica de robôs industriais), mão de obra ainda escassa no Brasil. Utiliza uma metodologia própria e estruturada, desenvolvida ao longo de vários anos de trabalho de seus profissionais na área, de forma a facilitar o aprendizado e a prática, preparando-os para atender às demandas da indústria avançada.
Os interessados na especialização em Engenharia Robótica® da Faculdade Impacta e do I.A.R. deverão realizar a inscrição pelo site ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 3254-8300. Para mais informações, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!