faceboook
  • Tecnologia
  • Carreira
  • Desenvolvimento
  • Art & Design
  • Marketing Digital

O seu Blog sobre tecnologia e carreira!

  • Tecnologia
  • Carreira
  • Desenvolvimento
  • Art & Design
  • Marketing Digital

Entrevista com Profissional de marketing digital

Carlos Justino, um dos primeiros marketeiros a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área.(...)

Autor: Jéssica Lima
Data: 21/11/2016

“Conhecimento em mídias, conteúdo e análise de métricas é decisivo”, diz profissional em Marketing Digital

Tatiane Ribeiro, uma das primeiras marketeiras a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área e como é importante nos adequarmos às constantes evoluções do mundo digital.
Fundadora e CEO da Agência IPub, é apaixonada por Marketing Digital. Na entrevista, ela conta como o mercado vê os novos profissionais da área digital e quais conhecimentos fazem um candidato se destacar. Veja a entrevista completa:
 
 

 
 

O que faz um profissional em Marketing Digital?

O profissional de marketing digital é aquele que foca em ações direcionadas ao resultado, busca entre os diversos canais disponíveis conhecer melhor seu público alvo e direcionar campanhas personalizadas de acordo com o estágio do usuário.
Para conseguir bons resultados esse profissional precisa se adequar às tendências e também a evolução constante do mundo online. Precisa ainda ter grande conhecimento de motores de busca, conteúdo, análise de métricas e mídias sociais.
 

O que te levou a escolher essa profissão?

Para mim os motivos são simples, eu sou movida a resultados e a vontade de aprender mais e mais se encaixa perfeitamente no perfil do marketing digital. Nesse universo, o que hoje funciona, amanhã se torna obsoleto.

Conte um pouco sobre a sua experiência profissional na área de Marketing Digital.

Iniciei a minha carreira como profissional de SEO (Otimização para motores de busca). Embora os resultados fossem agradáveis, faltava para mim o fator conversão em vendas, coisa que poucos profissionais de marketing digital trabalham. Tendo isso em mente, busquei no mundo online outras opções dentro do marketing que conseguisse trabalhar desde a atração do público até ao fechamento da compra.
Assim encontrei o Inbound marketing, que possui tudo aquilo que desejava. Trabalhamos atração, conversão, fechamento e pós venda. Me especializei na área e ajudei a educar o mercado brasileiro que pouco conhecia essa vertente do Marketing Digital. Hoje, o Inbound já é considerado como estratégia número 1 dentro do marketing.

Qual a tarefa mais difícil em sua profissão? E a mais prazerosa?

A tarefa mais difícil sem dúvida é fazer com que o cliente entenda o valor do nosso trabalho. Já a mais prazerosa é quando analiso as métricas e vejo os bons resultados obtidos.
 

Qual mercado um profissional de Marketing Digital vai encontrar?

O mercado de marketing digital não pára de crescer. Logo, para qualquer pessoa que deseja entrar nesse ramo, o momento é excelente. Com as novas vertentes do marketing digital se destacando – como é o caso do Inbound Marketing, a busca por pessoas com talentos e vontade de aprender está cada vez mais forte.
Por outro lado, a busca por pessoas com conhecimentos mais amplos também vem sendo uma tendência. Ou seja, o conhecimento em várias mídias, conteúdo e análise de métricas hoje em dia entra como fator de decisão na entrevista de emprego.

Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?

Estude muito e mantenha a mente aberta. Você precisa sempre se manter atualizado com um mundo que evolui tão rápido. Não acredite em tudo o que se lê na internet e tenha a coragem de ser um cientista para poder testar e não ter medo de errar.

O que você considera importante em um profissional desta área?

A vontade de aprender e se adequar. Desejo de trabalhar com foco em resultados e que não desista com os testes que dão errado.

Qual o diferencial do Marketing Digital?

O diferencial do Marketing Digital é a constante evolução e o foco em métricas. Com isso, conseguimos reduzir ao máximo a chance de erro e assim realizar ações focadas no público alvo. O Marketing tradicional faz o contrário: dispara para todos os lados torcendo para dar certo.
 


Love0 Share Share Share Pin
Compartilhar
Compartilhar

3 Comentários

  1. janete disse:
    15 de fevereiro de 2017 às 18:20

    muito bom o seu artigo

    Responder
  2. Fabio Silva disse:
    12 de outubro de 2017 às 01:31

    Olá.
    Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
    Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
    Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
    Obrigado pelas ótimas informações.

    Responder
  3. Fabio Silva disse:
    12 de outubro de 2017 às 01:31

    Olá.
    Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
    Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
    Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Está no site do meu link. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
    Obrigado pelas ótimas informações.

    Responder

Deixe o seu comentário!

Cancelar Resposta

Posts recentes

  • Quero estudar marketing: por onde começar e o que o mercado espera hoje?
  • CBTD 2025: o que aprendemos sobre o presente (e o futuro) da educação corporativa
  • Cursos para fazer nas férias: opções rápidas para começar na área de TI
  • Como usar o meio do ano para mudar de área com estratégia?
  • Aluno da Faculdade Impacta conquista menção honrosa entre 1.300 participantes no Hackathon Global do MIT e vence etapa nacional do Hackathon de Harvard

Comentários

  • Erica Ferreira Fernandes em Formação Analista de Dados em 2023: por que investir na profissão ainda esse ano?
  • Eros Moura Lima em Pós em Engenharia de Software da Faculdade Impacta é diferencial no mercado de TI
  • Aprendizagem híbrida: o que é e como aplicar na prática - MOVPLAN em Pirâmide de William Glasser: entenda o que é
  • Como funciona e como organizar a estrutura para ensino híbrido - MOVPLAN em Pirâmide de William Glasser: entenda o que é
  • Redação Impacta em 7 designers renomados que você precisa conhecer

Arquivos

  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • junho 2022
  • abril 2022
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013
  • dezembro 2012
  • novembro 2012
  • setembro 2012
  • agosto 2012
  • fevereiro 2012
  • janeiro 2012
  • dezembro 2011
  • novembro 2011
  • outubro 2011
  • julho 2011
  • junho 2011
  • maio 2011
  • abril 2011
  • fevereiro 2011
  • outubro 2010
  • agosto 2010
  • julho 2010
  • maio 2010

Categorias

  • Alunos Impacta
  • Art & Design
  • Arte & Design
  • Carreira
  • Corporativo
  • Desenvolvimento
  • Design e Criatividade
  • Faculdade Impacta
  • Gestão
  • Gestão e Negócios
  • Hardware
  • Impacta
  • Marketing Digital
  • Office e Excel
  • Redes
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Vestibular e Estudos

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Não perca nenhum post!

O blog IMPACTA é o canal de conteúdo e conhecimento sobre carreira, tecnologia, gestão, design, desenvolvimento, marketing e mercado digital!

Categorias

  • Artigos
  • Ebooks para download

Materiais Educativos

  • Artigos
  • Ebooks para download

Outros

  • Eventos
  • Cursos
  • Sobre a Impacta