Entrevista com Profissional de marketing digital
Carlos Justino, um dos primeiros marketeiros a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área.(...)
Autor: Jéssica Lima
“Conhecimento em mídias, conteúdo e análise de métricas é decisivo”, diz profissional em Marketing Digital
Tatiane Ribeiro, uma das primeiras marketeiras a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área e como é importante nos adequarmos às constantes evoluções do mundo digital.
Fundadora e CEO da Agência IPub, é apaixonada por Marketing Digital. Na entrevista, ela conta como o mercado vê os novos profissionais da área digital e quais conhecimentos fazem um candidato se destacar. Veja a entrevista completa:
O que faz um profissional em Marketing Digital?
O profissional de marketing digital é aquele que foca em ações direcionadas ao resultado, busca entre os diversos canais disponíveis conhecer melhor seu público alvo e direcionar campanhas personalizadas de acordo com o estágio do usuário.
Para conseguir bons resultados esse profissional precisa se adequar às tendências e também a evolução constante do mundo online. Precisa ainda ter grande conhecimento de motores de busca, conteúdo, análise de métricas e mídias sociais.
O que te levou a escolher essa profissão?
Para mim os motivos são simples, eu sou movida a resultados e a vontade de aprender mais e mais se encaixa perfeitamente no perfil do marketing digital. Nesse universo, o que hoje funciona, amanhã se torna obsoleto.
Conte um pouco sobre a sua experiência profissional na área de Marketing Digital.
Iniciei a minha carreira como profissional de SEO (Otimização para motores de busca). Embora os resultados fossem agradáveis, faltava para mim o fator conversão em vendas, coisa que poucos profissionais de marketing digital trabalham. Tendo isso em mente, busquei no mundo online outras opções dentro do marketing que conseguisse trabalhar desde a atração do público até ao fechamento da compra.
Assim encontrei o Inbound marketing, que possui tudo aquilo que desejava. Trabalhamos atração, conversão, fechamento e pós venda. Me especializei na área e ajudei a educar o mercado brasileiro que pouco conhecia essa vertente do Marketing Digital. Hoje, o Inbound já é considerado como estratégia número 1 dentro do marketing.
Qual a tarefa mais difícil em sua profissão? E a mais prazerosa?
A tarefa mais difícil sem dúvida é fazer com que o cliente entenda o valor do nosso trabalho. Já a mais prazerosa é quando analiso as métricas e vejo os bons resultados obtidos.
Qual mercado um profissional de Marketing Digital vai encontrar?
O mercado de marketing digital não pára de crescer. Logo, para qualquer pessoa que deseja entrar nesse ramo, o momento é excelente. Com as novas vertentes do marketing digital se destacando – como é o caso do Inbound Marketing, a busca por pessoas com talentos e vontade de aprender está cada vez mais forte.
Por outro lado, a busca por pessoas com conhecimentos mais amplos também vem sendo uma tendência. Ou seja, o conhecimento em várias mídias, conteúdo e análise de métricas hoje em dia entra como fator de decisão na entrevista de emprego.
Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?
Estude muito e mantenha a mente aberta. Você precisa sempre se manter atualizado com um mundo que evolui tão rápido. Não acredite em tudo o que se lê na internet e tenha a coragem de ser um cientista para poder testar e não ter medo de errar.
O que você considera importante em um profissional desta área?
A vontade de aprender e se adequar. Desejo de trabalhar com foco em resultados e que não desista com os testes que dão errado.
Qual o diferencial do Marketing Digital?
O diferencial do Marketing Digital é a constante evolução e o foco em métricas. Com isso, conseguimos reduzir ao máximo a chance de erro e assim realizar ações focadas no público alvo. O Marketing tradicional faz o contrário: dispara para todos os lados torcendo para dar certo.
muito bom o seu artigo
Olá.
Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
Obrigado pelas ótimas informações.
Olá.
Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Está no site do meu link. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
Obrigado pelas ótimas informações.