faceboook
  • E-books
  • Eventos
  • a Impacta

O seu Blog sobre tecnologia e carreira!

  • Tecnologia
  • Carreira
  • Desenvolvimento
  • Art & Design
  • Marketing Digital

Entrevista com Profissional de marketing digital

Carlos Justino, um dos primeiros marketeiros a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área.(...)

Autor: Jéssica Lima
Data: 21/11/2016

“Conhecimento em mídias, conteúdo e análise de métricas é decisivo”, diz profissional em Marketing Digital

Tatiane Ribeiro, uma das primeiras marketeiras a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área e como é importante nos adequarmos às constantes evoluções do mundo digital.
Fundadora e CEO da Agência IPub, é apaixonada por Marketing Digital. Na entrevista, ela conta como o mercado vê os novos profissionais da área digital e quais conhecimentos fazem um candidato se destacar. Veja a entrevista completa:
 
 

 
 

O que faz um profissional em Marketing Digital?

O profissional de marketing digital é aquele que foca em ações direcionadas ao resultado, busca entre os diversos canais disponíveis conhecer melhor seu público alvo e direcionar campanhas personalizadas de acordo com o estágio do usuário.
Para conseguir bons resultados esse profissional precisa se adequar às tendências e também a evolução constante do mundo online. Precisa ainda ter grande conhecimento de motores de busca, conteúdo, análise de métricas e mídias sociais.
 

O que te levou a escolher essa profissão?

Para mim os motivos são simples, eu sou movida a resultados e a vontade de aprender mais e mais se encaixa perfeitamente no perfil do marketing digital. Nesse universo, o que hoje funciona, amanhã se torna obsoleto.

Conte um pouco sobre a sua experiência profissional na área de Marketing Digital.

Iniciei a minha carreira como profissional de SEO (Otimização para motores de busca). Embora os resultados fossem agradáveis, faltava para mim o fator conversão em vendas, coisa que poucos profissionais de marketing digital trabalham. Tendo isso em mente, busquei no mundo online outras opções dentro do marketing que conseguisse trabalhar desde a atração do público até ao fechamento da compra.
Assim encontrei o Inbound marketing, que possui tudo aquilo que desejava. Trabalhamos atração, conversão, fechamento e pós venda. Me especializei na área e ajudei a educar o mercado brasileiro que pouco conhecia essa vertente do Marketing Digital. Hoje, o Inbound já é considerado como estratégia número 1 dentro do marketing.

Qual a tarefa mais difícil em sua profissão? E a mais prazerosa?

A tarefa mais difícil sem dúvida é fazer com que o cliente entenda o valor do nosso trabalho. Já a mais prazerosa é quando analiso as métricas e vejo os bons resultados obtidos.
 

Qual mercado um profissional de Marketing Digital vai encontrar?

O mercado de marketing digital não pára de crescer. Logo, para qualquer pessoa que deseja entrar nesse ramo, o momento é excelente. Com as novas vertentes do marketing digital se destacando – como é o caso do Inbound Marketing, a busca por pessoas com talentos e vontade de aprender está cada vez mais forte.
Por outro lado, a busca por pessoas com conhecimentos mais amplos também vem sendo uma tendência. Ou seja, o conhecimento em várias mídias, conteúdo e análise de métricas hoje em dia entra como fator de decisão na entrevista de emprego.

Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?

Estude muito e mantenha a mente aberta. Você precisa sempre se manter atualizado com um mundo que evolui tão rápido. Não acredite em tudo o que se lê na internet e tenha a coragem de ser um cientista para poder testar e não ter medo de errar.

O que você considera importante em um profissional desta área?

A vontade de aprender e se adequar. Desejo de trabalhar com foco em resultados e que não desista com os testes que dão errado.

Qual o diferencial do Marketing Digital?

O diferencial do Marketing Digital é a constante evolução e o foco em métricas. Com isso, conseguimos reduzir ao máximo a chance de erro e assim realizar ações focadas no público alvo. O Marketing tradicional faz o contrário: dispara para todos os lados torcendo para dar certo.
 


Compartilhar
Compartilhar

3 Comentários

  1. janete disse:
    15 de fevereiro de 2017 às 18:20

    muito bom o seu artigo

    Responder
  2. Fabio Silva disse:
    12 de outubro de 2017 às 01:31

    Olá.
    Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
    Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
    Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
    Obrigado pelas ótimas informações.

    Responder
  3. Fabio Silva disse:
    12 de outubro de 2017 às 01:31

    Olá.
    Legal essa entrevista. Também gostei do site do Inbound Marketing.
    Hoje em dia muitas pessoas dizem que dar endereço de e-mail e ficar recebendo e-mail depois é muito chato, mas parece que ainda é uma prática que dá bastante retorno.
    Sem se aprofundar nesses detalhes, recentemente escrevi um artigo sobre marketing digital: Como conseguir mais clientes: aprendendo com a indústria do sexo. Está no site do meu link. Achei que tem a ver com as pessoas que lerem este post daqui.
    Obrigado pelas ótimas informações.

    Responder

Deixe o seu comentário!

Cancelar Resposta

imagem do banner
imagem do banner
imagem do banner

Veja as Categorias:

  • Alunos Impacta (58)
  • Art & Design (13)
  • Arte & Design (243)
  • Carreira (650)
  • Desenvolvimento (281)
  • Design e Criatividade (5)
  • Faculdade Impacta (4)
  • Gestão (19)
  • Gestão e Negócios (154)
  • Hardware (1)
  • Impacta (3)
  • Marketing Digital (165)
  • Office e Excel (85)
  • Redes (2)
  • Sem categoria (8)
  • Tecnologia (576)
  • Vestibular e Estudos (99)

Não perca nenhum post!

O blog IMPACTA é o canal de conteúdo e conhecimento sobre carreira, tecnologia, gestão, design, desenvolvimento, marketing e mercado digital!

Categorias

  • Carreira
  • Tecnologia
  • Art & Design
  • Office e Excel
  • Desenvolvimento
  • Gestão e Negócios
  • Marketing Digital
  • Vestibular e Estudos
  • Alunos Impacta

Materiais Educativos

  • Artigos
  • Ebooks para download

Outros

  • Eventos
  • Cursos
  • Sobre a Impacta