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eBay planeja reinventar as lojas de varejo físico

eBay planeja integrar lojas físicas com o ambiente virtual do e-commerce, reinventando o processo de compras tanto online como offline.

Autor: Bruno Saes

Imagine só entrar em uma loja de roupas e escolher as peças que deseja provar por meio de uma tela touchscreen no espelho. Em seguida, você recebe uma mensagem de texto no seu celular informando que as peças já estão no provador à sua espera. Lá, além de experimentar as roupas, o espelho ainda sugere a bolsa ideal para completar o seu look.

Isso não é nenhuma previsão futurística. É uma realidade, fruto de parceria do eBay com a nova loja da Rebecca Minkoff, estilista de bolsas, sapatos e acessórios de luxo, em San Francisco, nos Estados Unidos.

Assista o vídeo de apresentação da parceria eBay e Rebecca Minkoff:

A novidade é uma aposta do eBay e da grife para a integração da loja física com o ambiente virtual do e-commerce, permitindo ao cliente da boutique navegar pelas prateleiras em telas com conexão digital, facilitando a escolha do produto de desejo e o processo de pagamento, que dispensa as filas do caixa, já que pode ser feito via PayPal.

Todas as peças da loja também são equipadas com etiquetas RFID, que, através de um microchip, armazena todas as informações do produto. Além disso, o ambiente conectado oferece um aplicativo para smartphone, que reconhece o cliente ao entrar na loja, recomendando novos produtos de acordo com o histórico de compras.

Esse sistema é muito semelhante ao já existente na internet, que recomenda e promove anúncios de acordo com as buscas e compras já realizadas.

Apesar do comércio eletrônico oferecer um menor custo, com prazos de entrega cada vez mais curtos e preços mais em conta, muitos consumidores ainda não abrem mão de comprar seus produtos, principalmente roupas, calçados e acessórios, em ambientes físicos, que possibilitam experimentar e visualizar o objeto pessoalmente.

É por esse motivos, que o eBay planeja que a união de elementos de ambos ambientes de compra, físico e eletrônico, representa o futuro para todo o comércio varejista. Com a parceria, a empresa tenta se fixar também no mercado não digital, tornando um verdadeiro campo de encontro para todo o comércio, seja online ou offline.

Oferecendo soluções para integrar os dois ambientes, a empresa também dá mais uma prova de que o mundo digital estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

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