faceboook

Como destacar seu currículo em meio a tantos outros?

Com a concorrência no mercado de trabalho aumentando, destacar seu currículo em meio a tantos outros é muito importante. Veja dicas de como fazer isso.(...)

Autor: Jéssica Lima

Com a concorrência no mercado de trabalho aumentando, os profissionais mais experientes aceitando cargos com salários mais baixos e a economia instável, o que mais aflige os candidatos hoje em como destacar seu currículo em meio a tantos outros. Para uma vaga, uma empresa pequena, por exemplo, é capaz de receber mais de 100 currículos por dia.

Primeiro contato: como destacar seu currículo em meio a tantos outros

O primeiro contato, na maioria das vezes, acontece no envio do currículo. Nesta etapa é importante que o corpo do e-mail também conte com certo cuidado, sabia?
Comece com uma saudação simples, se apresente com poucas palavras e agradeça a oportunidade de poder ingressar na empresa em um futuro breve, colocando-se à disposição para mais esclarecimentos. Antes de finalizar, em alguns casos, vale mencionar como seus interesses estão alinhados a empresa.
Para vagas na área da comunicação, vale anexar portfólios e redes sociais, como blogs e LinkedIn.

Erros gramaticais são incabíveis

Escrever errado em um currículo é o maior fator de eliminação na concorrência por uma vaga. Os recrutadores levam a gramática muito em consideração, então não se esqueça de revisar seu currículo (mil vezes se for necessário).
Com o título do e-mail (ou campo: assunto) seja sucinto quanto à vaga que deseja disputar.
Esteja preparado para atender com gentileza os contatos de recrutadores e seja flexível, adaptando-se à agenda que lhe for proposta.

Entenda quem você é e o que poderá ser para a empresa

Estar inseguro nada mais é do que não enxergar seu próprio potencial. Por isso, há a necessidade de conhecer seu perfil com mais profundidade. A empresa não busca apenas aquele candidato que tenha um bom currículo, mas também que funcione bem dentro de um conceito de equipe. Invista na prática de autoconhecimento e reconheça seus pontos fortes e fracos. Com isso, tente buscar empresas com as quais se identifique, e assim, terá mais chances de um retorno positivo.

Segunda etapa: a entrevista cara a cara

Nesta fase, seu currículo já foi recebido e previamente avaliado. Como neste momento você já conta com a presença física, é importante, além da questão da autoestima, que seja trabalhada a boa apresentação. Quando se trata de vaidade e aparência, menos é sempre mais.
Fazer uma pesquisa sobre a visão e os valores da empresa irá te ajudar a ter mais confiança em frente ao entrevistador.

Linguagem Corporal

A comunicação não depende só de palavras, o corpo também fala: nosso posicionamento e o tom de voz podem dizer muito sobre como estamos nos sentindo e o que passamos para o outro. Por isso a linguagem corporal é tão importante. Procure se manter confortável, mas com boa postura, respeitando o ambiente ao redor. E o principal: cem por cento presente no momento da entrevista, sem distrações.

Dicas

  • Use um e-mail formal para o envio do currículo;
  • Agradecimento pós entrevista pode contribuir positivamente no processo;
  • Aproveite a internet para se atualizar com cursos gratuitos;
  • Networking e amigos são uma ótima ferramenta para possíveis indicações;
  • Vá até a empresa em que deseja ser contratado. Isso pode reafirmar sua vontade de trabalhar lá;
  • Muitas empresas dizem que contratam por competência, mas demitem por comportamento. Seja flexível;
  • Mantenha seu currículo sempre atualizado.

Gostou do artigo “Como destacar seu currículo em meio a tantos outros?”? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde! Pronto para enviar seu currículo? Boa sorte!
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!