Desenvolvimento de carreira: como crescer no mercado de trabalho?

Grandes carreiras não caem do céu. O desenvolvimento de carreira depende de trabalho duro, vontade de aprender e um bom planejamento. Sem um plano, você (...)

Autor: Rogério Ramalho

Grandes carreiras não caem do céu. O desenvolvimento de carreira depende de trabalho duro, vontade de aprender e um bom planejamento. Sem um plano, você se coloca numa posição de seguir um caminho lento e doloroso para uma vida profissional ruim.
Estagnar numa profissão, realizando sempre as mesmas tarefas para as quais foi treinado ou contratado, será um golpe duro para a sua motivação, autorrealização e autoestima. Infeliz num cargo, em pouco tempo, você desenvolverá estresse, ansiedade e depressão.
Todo mundo busca conquistar desafios, alcançando novas posições de emprego. Ninguém quer trabalhar em algo que não gosta. E você não pode ser uma exceção. Pensando nisso, neste artigo, você encontra algumas dicas de desenvolvimento de carreira que ajudam você a crescer no mercado de trabalho. Vamos lá?

Criar um plano de carreira

Para começar, você precisa ter um plano de carreira. O crescimento profissional exige um planejamento prévio, que indica a sua posição atual e qual a direção desejada para a sua carreira. Com essa visão clara, é possível mapear o caminho, passo a passo, para você atingir os seus objetivos.
Nesse plano, você precisa definir diversas metas e pontos que vão ajudar no seu desenvolvimento. Por exemplo, se você trabalha na área administrativa, no cargo de analista, mas deseja ter um cargo de liderança e ganhar um salário melhor, defina metas como, por exemplo, solicitar ao seu gestor alguma tarefa extra que melhore suas habilidades, fazer um curso de gerenciamento de pessoas, começar uma pós em gestão de projetos e assim por diante.
Seu roteiro pode mudar ao longo do caminho. Seu destino também. Por isso, é importante sempre ir ajustando o planejamento e suas metas conforme você avança nos seus objetivos. Dessa forma, você aproveita mais as oportunidades profissionais que surgem.

Melhorar a qualificação

Todo profissional que deseja crescer em sua carreira precisa investir em qualificação. Cada vez mais, as oportunidades de trabalho estão exigindo inúmeras habilidades e competências para atender aos requisitos específicos de cada organização. Desenvolver suas qualificações por meio de cursos e treinamentos lhe oferece uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos.
Hoje, até mesmo vagas de emprego do nível júnior exigem uma série de qualificações básicas. Somente a experiência, em muitos casos, não é suficiente quando os empregadores querem montar as suas equipes. Ao investir em conhecimento, a possibilidade de se ter um emprego bom é maior.
Ao fazer uma graduação ou uma pós, além de adquirir conhecimento teórico, você tem a oportunidade de aprender na prática a rotina de trabalho. O networking com seus colegas de faculdade também será fundamental para que você tenha novas ideias quanto ao desenvolvimento de carreira e, até mesmo, conseguir uma indicação para um emprego melhor.
 

 
 

Ter disciplina

Quando você se tornar uma pessoa disciplinada, dedicada à sua ocupação, sabendo que o seu crescimento depende de um esforço diário e consistente, será mais fácil estabelecer um padrão de sucesso profissional. No caminho inverso, você enfrentará erros, frustrações e falta de motivação.
A autodisciplina busca ter uma perspectiva lógica de estar no controle de suas ações, a todo momento. Essa habilidade ajuda a estimular a sua evolução, por meio de hábitos produtivos. Com isso, você consegue otimizar seu tempo e alcançar picos de produtividade.
Entretanto, é importante frisar que deve haver uma consciência para concluir suas tarefas sempre da melhor maneira possível e não deve existir a obrigação de ter que entregar um trabalho perfeito. A perfeição não existe e a sua busca incessante levará à procrastinação e autossabotagem.
Dessa forma, a disciplina envolve manter o controle sobre sua atitude, mentalidade, emoções e pensamentos. Sem ela, é mais provável que você tome iniciativas impulsivas, agindo a partir de respostas emocionais provocadas por circunstâncias do cotidiano, tirando o foco da sua carreira.

Fazer trabalho social

Envolver-se em causas e trabalhos sociais é uma experiência de aprendizagem que envolve um compromisso com a educação continuada, busca de oportunidades de progresso profissional e contato com pessoas de diversas áreas.
Além disso, você trabalhará o seu lado humano ao compreender o outro e que somos responsáveis por todos aqueles que estão à nossa volta. Será um exercício constante da empatia, uma habilidade que tem sido cada vez mais exigida pelas organizações.
No trabalho social, cada dia é completamente diferente. As situações são únicas e muitas vezes extremas. A todo momento haverá desafios inesperados para você lidar, permitindo que você desenvolva habilidades profissionais além das quais você está acostumado a trabalhar.
Nem sempre você receberá um reconhecimento pelo seu esforço, mas saber que você está ajudando alguém em um momento de dificuldade será uma das maiores recompensas que terá para você continuar a desenvolver sua carreira.

Reconhecer o seu valor

É fundamental que você tire um tempo para refletir sobre o que é realmente importante em sua vida e por que deve ser grato por aquilo que já conquistou. É muito comum as pessoas valorizarem as coisas que não têm e esquecerem daquilo que já conseguiram.
Trabalhar duro e persistir é a espinha dorsal de qualquer profissão. Mesmo que você esteja infeliz com a sua posição de trabalho atual, todo o seu esforço até este momento não foi em vão, pois ele está te levando mais próximo dos seus futuros objetivos profissionais. E, quando você atingir essas metas, muito provavelmente você começará a pensar em desafios maiores. Isso é absolutamente natural e esperado, pois fará com que você continue a evoluir.
Desta forma, continue lutando pela próxima grande coisa que você quer conquistar e reconheça as dificuldades superadas de cada etapa do processo ao longo do seu desenvolvimento de carreira. Ao fazê-lo, você entenderá o valor de todas as coisas que são importantes para você e para o seu bem-estar, pavimentando o seu caminho para o sucesso.
Está pretendendo investir no desenvolvimento de carreira? Que tal conhecer o curso de graduação de Administração? Descubra mais sobre ele em nosso post específico sobre o tema. Até a próxima!
 

5 Comentários

  1. Mari disse:

    Obrigada peo artigo :). Pois.. ter uma boa carreira nao e coisa facil, tambem quando Voce quer mudar a carreira e comecar algo totalmente novo e completamente complicado. Por enquanto para desenvolver minha propria carreira gosto de utilizar as ferramentas digitas, tal como kanbantool.com. Kanban ajuda me criar os passos e arranjar todas terafinhas. Recomendo para as pessoas que nao sabem o que fazer na vida 🙂 Abraco!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!