faceboook

Desenvolvedor Full-Stack: saiba tudo a respeito dessa profissão

O Desenvolvedor Full-Stack entende de desenvolvimento de software, front-end, back-end e mais! Leia o artigo e saiba mais sobre esse curso!

Autor: Redação Impacta

Para quem está interessado em seguir uma carreira em desenvolvimento web, tornar-se um desenvolvedor full-stack é uma das possibilidades. 

Provavelmente, você já deve ter ouvido esse termo. Mas, afinal, o quem é o desenvolvedor full stack e o que ele faz? 

De forma prática e simplificada, podemos compará-lo ao médico clínico geral, só que do mundo do desenvolvimento.

Como mestre em várias linguagens de programação, esse profissional é capaz de fazer uma transição perfeita de um ambiente de desenvolvimento para outro.

Uma das principais características do desenvolvedor full-stack é o senso de curiosidade sem limites.

Afinal, não basta saber que algo funciona, ele precisa entender o como e o porquê por trás de cada funcionalidade.

Essas características remetem a você? Então continue a leitura desse artigo da Faculdade Impacta.

Aqui vamos te explicar o que um desenvolvedor full-stack faz, as habilidades necessárias para essa função e como se tornar um.

O que é um Desenvolvedor Full Stack

Ser um desenvolvedor Full Stack requer habilidades excepcionais.

Não é à toa que os profissionais que optam por essa categoria do desenvolvimento se destacam no campo da tecnologia e, por isso, eles podem ter um dos maiores salários da computação.

Antes de explicarmos a definição de um desenvolvedor Full Stack, é interessante entender como essa função surgiu.

No nascimento da internet, os webmasters eram responsáveis por criar sites, o que exigia habilidades tanto de programação quanto de design.

Com o avanço da tecnologia nos anos 2000, surgem os especialistas em desenvolvimento front-end e back-end, cada um focando em uma área específica.

No entanto, aqueles que possuíam habilidades híbridas, isto é, de ambas as áreas, foram chamados de Full Stack.

Em essência, eles sempre existiram, mas o termo ganhou destaque com a divisão de tarefas que ocorreu na virada do século.

Para ser um desenvolvedor Full Stack, o profissional deve dominar uma variedade de tecnologias, incluindo linguagens de programação, conceitos de design de experiência do usuário, bancos de dados, construção de APIs e servidores. 

Afinal, lida tanto com a parte visual da aplicação, trabalhando diretamente com o navegador e interagindo com o usuário final, quanto com os bastidores, desenvolvendo regras de negócio, processamento de dados e segurança.

Leia mais no Blog Impacta: 20 tendências de UI e UX Design que toda equipe de desenvolvimento deve conhecer

Quais são as habilidades essenciais para um Desenvolvedor Full Stack

Uma das principais características como desenvolvedor full-stack é que você não precisa saber tudo, mas é fundamental ter uma compreensão geral do que está acontecendo no front-end e no back-end.

Um desenvolvedor Full-Stack é um profissional responsável por trabalhar nos processos de desenvolvimento front-end e back-end.

Ele projeta, desenvolve e mantém plataformas completas e funcionais com bancos de dados ou servidores.

Esses servidores não precisam de outros aplicativos de terceiros para criar um sistema inteiro a partir do zero. (Workable)

Sendo assim, um desenvolvedor Full Stack deve ter proficiência em:

  • Linguagens de programação: HTML, CSS, JavaScript e Python;
  • Conceitos de design de experiência do usuário (UX);
  • Conceitos de banco de dados;
  • Construção de APIs;
  • Administração de servidores.

Ou seja, ele trabalha para criar uma experiência de usuário perfeita por meio de seu conjunto diversificado de habilidades.

Ao mesmo tempo em que também sabe mexer em bancos de dados, configuração de servidores e interface de usuário.

Tecnologias Front-end para Desenvolvedores Full Stack

As tecnologias front-end são essenciais para a interface visual de uma aplicação, que pode ser um site, uma loja online ou um aplicativo, por exemplo.

O desenvolvedor front-end é responsável por criar botões, formulários, exibir imagens e vídeos, e definir o layout, cores, tamanhos e posições dos elementos na página.

Isso implica oferecer ao desenvolvedor full stack as ferramentas necessárias para criar interfaces de usuários modernas e funcionais, garantindo uma boa experiência para o usuário.

As principais tecnologias do front-end são: HTML, CSS, JavaScript, Booststrap e React

Tecnologias Back-end para Desenvolvedores Full Stack

Já as tecnologias back-end, são necessárias para o desenvolvimento da lógica de negócios, gerenciamento de dados e comunicação com o servidor.

Todo esse conjunto de conhecimento fornece ao full stack propriedade para construir aplicativos web escaláveis, seguros e eficientes, trazendo desde a lógica de negócios até o gerenciamento de dados e a comunicação com o servidor.

As principais tecnologias utilizadas são: Django, Laravel, Node.js, Spring, e .Net

Cursos relacionados na Impacta

Você deve estar se perguntando: por onde começo para me tornar um desenvolvedor full stack? O primeiro passo já deu de chegar até aqui neste conteúdo.

O próximo será conhecer a Faculdade Impacta  e os cursos de alto impacto em tecnologia. Veja a seguir:

Desenvolvimento End

O curso de Desenvolvimento End da Impacta combina a teoria com a prática para quem deseja criar aplicações Web responsivas com ênfase no design funcional.

Ele ensina as linguagens de programação HTML5, CSS3 e JavaScript, de forma totalmente mão na massa e incluindo a produção de um projeto completo.

Ao final, você recebe o Certificado Impacta, reconhecido pelas principais empresas do Brasil. 

Back End Developer

No curso Back End Developer o objetivo é desenvolver aplicações web robustas e escaláveis utilizando as tecnologias mais relevantes do mercado: fundamentos de banco de dados e linguagem SQL, programação orientada a objetos com C# e desenvolvimento web avançado com ASP.NET Core e ASP.NET MVC. 

A metodologia hands-on da Impacta prepara o profissional ara desenvolver soluções baseadas em aplicações web para diversos contextos e demandas de mercado.

Sistemas de Informação

É a graduação em oito semestre para preparar o profissional em diversas áreas da tecnologia, incluindo o desenvolvimento full stack. 

O profissional já entra na graduação e tem a oportunidade de ser um dos 98% de contratados já no primeiro semestre. Saiba mais sobre a graduação em Sistemas de Informação.

Full Stack Developer

O MBA Full Stack Developer eleva os profissionais de TI para novos patamares, com o conhecimento de criação de aplicações de Web e Mobile em backend e frontend, ou seja, de ponta a ponta. 

Desta forma, ele passa a atuar em ritmo de alta performance, sabendo dominar tecnologias emergentes, em especial Cloud e microservices,  além dos dados, que são itens mandatórios para a inovação.Ficou interessado pela carreira de desenvolvedor full stack?

Acesse o site da Impacta e matricule-se já! Mas também compartilhe com o seu amigo que ainda não sabe a diferença dessas áreas e também precisa entender o que um Desenvolvedor Full Stack faz!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!