faceboook

Conheça os principais comandos do SQL que facilitam o seu trabalho

O SSMS (SQL Server Management Studio) oferece diversos atalhos que facilitará todo seu trabalho. Veja os principais comandos SQL agora!

Autor: Redação Impacta

Existem muitos comandos SQL que auxiliam na sua carreira em Big Data. Mas, antes de falarmos sobre isso, vamos fazer um breve resumo sobre a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL, sigla em inglês, e conhecida mundialmente).

Esta é a linguagem de programação utilizada para gerenciar e manipular dados em bancos de dados relacionais.

O SQL fornece um compilado de informações padronizadas que possibilitam realizar diversas operações, como recuperar dados e inserir novos registros, atualizar informações existentes e excluir dados.

O SQL é amplamente utilizado em aplicações de banco de dados relacionais, sendo essencial para interagir com sistemas de gerenciamento de banco de dados, como MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server e muitos outros. 

Essa linguagem permite realizar consultas complexas e executar operações de forma eficiente, contribuindo para a organização e manipulação eficaz de grandes volumes de dados.

Continue a leitura para saber quais são os principais atalhos do SQL que facilitam o seu trabalho diário.

Atalhos para seleção de texto

Aqui estão alguns atalhos comuns, que são frequentemente utilizados em muitos ambientes:

  • Para selecionar uma palavra: Duplo clique na palavra com o mouse;
  • Para selecionar uma frase: Clique na margem à esquerda da linha ou pressione “Home” para ir para o início da linha, e então Shift+End (ou Ctrl+Shift+Seta para baixo) para selecionar a linha inteira;
  • Para selecionar até o fim da linha: Pressione Shift+End;
  • Para selecionar até o início da linha: Pressione Shift+Home;
  • Para selecionar o texto por palavras: Mantenha pressionada a tecla Ctrl, e clique em diferentes partes do texto para selecionar palavras separadamente;
  • Para selecionar o texto inteiro: Ctrl+A.

Atalhos de teclado de ativação do menu

Confira, a seguir, quais são as combinações que funcionam:

  • Pressionar a tecla “Alt” costuma ser o atalho padrão para ativar o menu principal em muitos aplicativos SQL;
  • Em alguns ambientes de desenvolvimento, como SQL Server Management Studio, o atalho Ctrl + F10 pode ser usado para ativar o menu;
  • Em algumas IDEs, como IntelliJ IDEA com o plugin de SQL, pressionar Ctrl + Barra de Espaço pode abrir o menu de sugestões SQL, o que pode ser útil ao escrever consultas;
  • Em alguns sistemas, como no SQL Developer da Oracle, pressionar Alt + Barra de Espaço pode ativar o menu principal;
    Em algumas IDEs, como o DBeaver, pressionar Ctrl + Shift + C pode abrir um menu de contexto relacionado ao SQL.

Atalhos de teclado do editor de código

Nesse tópico existem muitas possibilidades. Fique atento às explicações:

  • Executar consulta:

Em muitos ambientes de desenvolvimento SQL, como SQL Server Management Studio (SSMS) ou MySQL Workbench, você pode executar uma consulta pressionando F5.

  • Comentar e descomentar código:

Para comentar e descomentar uma linha ou bloco de código SQL, os atalhos comuns são Ctrl + K seguido de Ctrl + C para comentar, e Ctrl + K seguido de Ctrl + U para descomentar.

  • Recuo (Indentação) do código:

Para ajustar a indentação do código SQL, você pode usar a tecla Tab para aumentar a indentação e Shift + Tab para diminuir a indentação. 

  • Navegação entre abas ou janelas:

Para alternar entre as abas do editor de código, você pode usar Ctrl + Tab. Se precisar alternar na direção oposta, utilize Ctrl + Shift + Tab. 

  • Fechar aba atual:

Para fechar a aba atual no editor de código SQL, você pode pressionar Ctrl + F4 ou Ctrl + W.

  • Salvar arquivo:

Para salvar o arquivo atual que está sendo editado, basta pressionar Ctrl + S. 

  • Localizar (Find) e substituir (Replace):

Quando precisar pesquisar por um texto específico no código SQL, você pode abrir a caixa de diálogo de localização pressionando Ctrl + F.

Para substituir o texto encontrado por outro, utilize Ctrl + H para abrir a caixa de diálogo de substituição.

  • Desfazer (Undo) e Refazer (Redo):

Para desfazer a última ação realizada no código SQL, você pode pressionar Ctrl + Z. Se precisar refazer a ação desfeita, utilize Ctrl + Y. 

  • Copiar, recortar e colar:

Para operações básicas de edição de texto, como copiar, recortar e colar, você pode usar os atalhos Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V, respectivamente.

Essas ações ajudam a mover e manipular o código com facilidade.

  • Selecionar todo o texto:

Quando precisar selecionar todo o texto presente no editor de código SQL, basta pressionar Ctrl + A. Isso pode ser útil ao copiar o código inteiro ou aplicar operações em lote.

Manipulação de texto nos atalhos de teclado do editor de código

A manipulação de texto nos atalhos de teclado do editor de código é uma habilidade bastante requerida para desenvolvedores que trabalham com SQL.

Esses atalhos oferecem uma maneira eficiente de editar e formatar o texto do código SQL, proporcionando uma experiência de desenvolvimento mais produtiva.

Recuo e Indentação: A indentação adequada do código SQL é essencial para melhorar a legibilidade e a organização do código.

Atalhos como Tab para aumentar a indentação e Shift + Tab para diminuí-la permitem ajustar rapidamente a estrutura do código, facilitando a compreensão de blocos de código aninhados.

Comentários e Descomentários: Comentar trechos de código é uma prática comum para documentação ou para desativar temporariamente partes do código.

Atalhos como Ctrl + K seguido de Ctrl + C para comentar e Ctrl + K seguido de Ctrl + U para descomentar oferecem uma maneira rápida de adicionar ou remover comentários, ajudando no processo de depuração e colaboração.

Localizar e Substituir: A capacidade de localizar e substituir texto é fundamental para realizar alterações em massa ou encontrar seções específicas do código.

Atalhos como Ctrl + F para localizar e Ctrl + H para substituir permitem buscar e substituir rapidamente texto no código SQL, economizando tempo e esforço durante o desenvolvimento.

Agora, que você já entende um pouco mais sobre os comandos SQL, venha conhecer as diferenças entre SQL e NoSQL no blog Impacta: Diferenças entre SQL e NoSQL

Viu só como esse conteúdo foi rico em detalhes? Mas isso é só um resumo, temos diversos cursos com módulos sobre SQL.

Conheça mais sobre eles e como se encaixam na sua rotina para elevar o seu potencial:  Módulo I – SQL

Acesse o site da Impacta e matricule-se em nossos cursos de Desenvolvimento!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!