faceboook

Conheça o Microsoft Access e suas funções

O Microsoft Access é um programa utilizado para gerenciar banco de dados, mas com muitas funções que talvez você não conheça, como a de criar apps. (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O Access é um produto da Microsoft, que assim como o PowerPoint e o Excel, está presente no pacote office e é utilizado para gerenciar banco de dados.

Ele é composto por tabelas (que são os bancos de dados), consultas, formulários, relatórios, macros, módulos e páginas de acesso a dados.

No post de hoje vamos falar mais sobre esse aplicativo, quais são suas vantagens e como você pode utilizá-lo para criar apps. Quer saber mais? Então confira agora mesmo.

Como posso utilizar o Access e quais são suas funcionalidades?

Com o Microsoft Access é possível desenvolver aplicações simples, como por exemplo, o cadastro de clientes ou produtos, ou até mesmo aplicações mais complexas que podem envolver a rotina de um departamento – como o recebimento de materiais, por exemplo, que inclui cadastro de fornecedor, cadastro de produto e cadastro de nota fiscal.

Normalmente os aplicativos desenvolvidos através do VBA no Access possuem dois arquivos chamados de FrontEnd – que é o arquivo onde contém os códigos fonte, formulários e consultas, entre outros – e BackEnd – onde estão armazenadas as tabelas e seus relacionamentos.

Esses aplicativos desenvolvidos podem rodar em uma rede de computadores – como é o caso de algumas empresas que utilizam os computadores em rede – e seus dados podem ser publicados tanto na internet, quanto na intranet.

Com o Access você pode criar cadastros, criar formulários (que podem ser utilizados para cadastrar esses dados com um layout intuitivo), realizar consultas e gerar relatórios.

Quais são as vantagens do Access?

Os custos de implementação e manutenção de um aplicativo em Access em relação a outros sistemas são consideravelmente menores. Além do tempo de implementação que pode ser bem menor, dependendo da complexidade do banco de dados.

Possui ótima integração com outros produtos da Microsoft, como por exemplo o Word e o Excel – para onde pode-se exportar dados e manipulá-los em planilhas. Além disso, é possível publicar esses dados na internet, caso queira ou seja necessário.

O Access pode ser utilizado tanto por pequenas e médias empresas – para controlar seus processos – em departamento de grandes organizações ou até mesmo como hobby por programadores que desejam desenvolver e melhorar suas técnicas de programação.

Com o Microsoft Access é possível até mesmo criar apps

Como posso criar um aplicativo no Microsoft Access?

Você pode criar aplicativos personalizados a partir de modelos que já vem com o Access – é mais fácil começar a partir daí.

Nesses casos você precisa apenas inserir os dados referentes a seu banco nas tabelas referentes a cada um deles. Você não precisa ser um programador, mas é claro que esse tipo de aplicativo possui uma utilização mais restrita.

Como podemos ver no post de hoje, o Access é um excelente recurso que pode ser utilizado pelas empresas para manipular grandes quantidades de dados e com um custo baixo, se comparados com outros sistemas utilizados.

Ele pode ser de fácil uso e oferecer funcionalidades intuitivas até mesmo para quem não possui conhecimentos profundos em programação.

O que achou desse artigo? Pretende aprofundar mais no assunto? Conte-nos sobre suas impressões e opiniões através dos comentários e participe da conversa!

6 Comentários

  1. Emiliano disse:

    Olá conheci o Access em um Trabalho na Faculdade, para saber quais as Empresas utilizam ele, e não encontrei nada diretamente que pudesse dar como resposta para o meu trabalho, sei que muitas utilizam mais não sei quais…

  2. francisco canapé cardoso disse:

    gostaria de saber em que tipo de trabalho pode se utilizar o Microsoft Access.

  3. Luciana disse:

    Olá.
    Fiz um curso de informática básica, hoje mais de 10 anos.
    Agora , quero retornar ao mercado de trabalho.
    E colocando currículo, uma empresa mandou eu fazer o curso de informática com access Excel e word, em tempo curto.
    Da pra aprender?
    Até hoje,tenho dúvidas,de o porque de windows e tantas mudanças de números
    Exemplo; windows 7. ,8 ,10

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Luciana! Para você ter uma ideia melhor, os Cursos iniciantes, ou seja no módulo I, da Impacta nessas ferramentas têm as seguintes cargas horárias:

      Access – Módulo I: 40H
      Excel – Módulo I: 24H
      Word 2019: 20H

      Com 3 aulas por semana no formato online ao vivo, é possível concluir os cursos entre 2 e 4 semanas. Com qualidade no ensino, prática e exercício, é possível aprender em pouco tempo. Mas é claro que o domínio das ferramentas vai depender também do uso e da aplicação dos conhecimentos no dia a dia da atividade.

      Esperamos ter ajudado na sua dúvida, abraços!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!