Conheça a Inspiradora História do Desenvolvedor do Minecraft

O Desenvolvedor do Minecraft é uma das maiores Influências para quem deseja Criar Jogos Digitais. Você já conhece essa História? Confira!

Autor: Redação Impacta

Ouça esse conteúdo! Inscreva-se abaixo e confira a versão em áudio:

Ao começar em qualquer profissão é muito comum ter algumas inspirações na sua área, não é mesmo? Para programadores do mundo inteiro, especialmente na área de games, o desenvolvedor do Minecraft é uma grande inspiração, provando que é possível realizar grandes sonhos

Como entrou muito cedo para o mundo da programação e desenvolvimento, o criador de um dos jogos mais famosos do mundo é visto como um modelo para muitos jovens profissionais.

Quer saber quem é ele e conhecer melhor a sua história? Então, continue com a gente neste artigo especial!

Sobre o criador do Minecraft

Com nome completo de Markus Alexej Persson, o desenvolvedor da Minecraft nasceu em 1 de junho de 1979 em Estocolmo, na Suécia. Apelidado por Notch, é fundador da Mojang AB, que depois seria comprada pela Xbox Game Studios da Micrososft. 

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o seu interesse por computação não surgiu do nada. Na verdade, Notch viveu no interior da Suécia em uma cidade realmente pequena (cerca de 4 mil habitantes). Com invernos extremamente rigorosos, não havia muita coisa a se fazer. O próprio afirma que não tem muitas lembranças de lá.

Quando criança, Notch gostava de passar muito tempo andando em florestas grandes e densas, o que já dava inspirações para o tipo de jogo que viria a se notabilizar. Com apenas 7 anos já começou a aprender programar computadores antigos. Como sempre sendo prodígio, aos 8 anos criou o seu primeiro game.

Descobrindo a vocação

A partir do momento que criou seu novo game e passou cada vez mais consertar computadores quebrados, ficou “fácil” de descobrir a sua vocação. Já aos 13 anos de idade, Markus já sabia que queria passar a sua vida criando jogos.

Ainda na adolescência, por exemplo, passava horas e horas no computador fazendo basicamente funções repetidas como:

  • Consertando;
  • Programando;
  • Jogando.

Quem via de fora, com certeza pensava que tudo não passava de algo para fugir do mundo externo. Porém, o desenvolvedor do Minecraft fazia tudo isso para aprender cada vez mais até atingir o seu objetivo. Entretanto, mesmo com muito esforço, somente conseguiu trabalho em 2004.

Seja por coincidência ou não, o seu primeiro trabalho foi na King. Essa empresa, mais tarde, ficaria conhecida por fazer o famoso jogo Candy Crush. De qualquer maneira, Notch (Markus Persson) tinha 25 anos na época.

Suportou o seu trabalho de maneira árdua e sob pressão até o ano de 2009. Foi nesse momento em que ele largou do emprego para se dedicar ao seu maior sonho, que era criar jogos. O foco de Notch era tanto, que poucos dias depois nasceu o Minecraft e a Mojang.

Mojang

A Mojang Studios atualmente é a subsidiária da Xbox Game Studios. Sediada em Estocolmo, mesmo lugar onde Notch viveu, foi desenvolvida especialmente para ele se dedicar à sua profissão. A empresa originalmente surgiu sozinha e aos poucos foi crescendo de maneira expressiva.

Com tamanho sucesso obtido, não demorou muito para Markus Persson receber uma ótima proposta de compra. Sendo assim, ele vendeu a Mojang para a Microsoft em 15 de setembro de 2014 por nada mais nada menos do que US$ 2,5 bilhões. Por isso, atualmente a empresa é subsidiária da Xbox.

Minecraft

O Minecraft, que foi o divisor de águas na vida de Notch, foi obtido juntamente com a Mojang, em 2014, pela Microsoft. Porém, foi lançado oficialmente no ano de 2009. A proposta era ser um projeto de desenvolvimento.

Por isso, é possível encontrar dados que dizem que o seu lançamento oficial foi em 2011. O sucesso do jogo foi imenso, vendendo mais de 200 milhões de cópias em toda a plataforma.

Esse número foi contabilizado até maio de 2020. Além disso, o jogo possui 126 milhões de jogadores ativos durante todos os meses do ano. 

markus persson é o criador do minecraft

Como funciona o jogo?

O game criado por Notch explora um mundo tridimensional. Uma das características que chamou atenção foi a sua imagem. No início, as primeiras pessoas a terem contato com o jogo chegaram a pensar que os gráficos estavam com defeito.

Entretanto, ele é propositalmente pixelado e gerado proceduralmente. Por isso, dentro do jogo é possível:

  • Descobrir e extrair matérias-primas;
  • Criar ferramentas artesanais;
  • Construir estruturas e terraplanagens;
  • Combater inimigos;
  • Competir contra jogadores do mundo inteiro.

Críticas positivas

O jogo é aclamado até os dias de hoje pela crítica de games. Já ganhou diversos prêmios e é considerado um dos melhores e mais influentes jogos já existentes. Inclusive, nas redes sociais é possível encontrar uma grande quantidade de paródias e adaptações do jogo.

O crescente mercado de jogos digitais

Para a alegria de muitos desenvolvedores, o mercado de trabalho para quem deseja criar jogos digitais está crescendo cada vez mais no Brasil. Entretanto, a qualificação dos profissionais é algo indispensável nessa área.

Por ser um setor que exige grande criatividade e, principalmente, capacidade para detectar erros, encontrar soluções e apresentar algo inovador, é preciso um grande conhecimento em programação e desenvolvimento.

Portanto, o profissional precisa desenvolver mais de uma habilidade se quiser realmente se destacar. De qualquer forma, o mercado de trabalho para games é um dos setores que mais movimenta a economia brasileira. Isso porque, somente dele, o Brasil consegue movimentar mais de um bilhão de dólares todo ano.

Dessa maneira, é perfeitamente correto afirmar que é um mercado promissor e que está constantemente em busca de profissionais qualificados para fazer parte de toda a inovação que está por vir. No entanto, é importante ressaltar que o estudo é fundamental.

Como ser um desenvolvedor de games?

O primeiro passo para se transformar em um profissional de jogos renomado é buscar se capacitar. Um curso tecnólogo voltado para a criação de jogos digitais é uma excelente alternativa para investir na sua carreira.

Por se tratar de um curso com duração menor, é totalmente voltado para a prática profissional. Isso quer dizer que, antes de terminá-lo, você terá aprendido não só a teoria, mas também a execução de vários conhecimentos. 

Muitos cursos disponibilizam matérias como empreendimento, desenho e concept art, arte 2D, sociedade, sustentabilidade, garantindo ao aluno uma formação completa para atuação no mercado. 

E, apesar de ter duração de apenas 2 anos, essa formação é reconhecida pelo MEC e permite que o aluno faça uma pós-graduação ou MBA em sequência.

Além do mais, também é indicado ter em mente o segmento que deseja atuar, mesmo que demore um pouco para escolher. Há a possibilidade de criar jogos para PC, console, para dispositivos móveis em geral, para empresas ou mesmo na linha educativa, por exemplo.

Conclusão

Como é possível observar, essa é uma área que está em constante expansão, além de ser uma ótima alternativa para todos aqueles que são fãs de games.

Ademais, a possibilidade de receber um ótimo salário é um dos maiores atrativos para quem deseja ser um desenvolvedor de games. Prova disso é tudo o que o desenvolvedor do Minecraft conquistou. Por isso, é muito importante estudar e adquirir o máximo de experiência!

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, clique aqui e acesse o nosso e-book sobre a profissão de desenvolvedor de games no Brasil!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!