faceboook

Conheça as profissões em alta na área de TI

Conheça as profissões em alta na área de TI - Faculdade Impacta de Tecnologia

Autor: Jéssica Lima

O setor de tecnologia está em alta e as profissões na área de TI são o futuro. Já estamos vivendo na era da informação e quem está buscando se capacitar agora para essa nova realidade poderá alcançar maiores patamares.
Para isso é preciso primeiramente escolher uma carreira a seguir. São tantas as opções quando falamos em tecnologia que o profissional pode ficar um pouco perdido com tantas oportunidades.
Para ajudar você a entender melhor sobre algumas profissões e decidir em qual delas está o seu futuro criamos esse guia com 5 das mais promissoras carreiras em TI atualmente. Confira!

Business Intelligence

Você já deve ter ouvido falar em Business Intelligence em algum lugar não é mesmo? Mas você sabe do que se trata essa tecnologia? Todas as nossas interações junto às empresas e entre elas geram um volume enorme de dados.
Há pouco tempo, essas informações eram totalmente descartadas, pois não se havia descoberto ainda a relevância existente nesses dados. Hoje, porém, isso mudou e todas as informações são armazenadas para serem analisadas posteriormente.
Esse é o trabalho de um analista de Business Intelligence, identificar padrões relevantes dentro de um conjunto enorme de dados, apoiando as empresas com insights valiosos para a tomada de decisão por parte dos gestores.
Profissionais nessa área têm altos salários e esse cargo é considerado estratégico para o desenvolvimento da empresa. É preciso ter uma base sólida em estatística e familiaridade com banco de dados para ocupar uma posição como essa.
Esses profissionais têm uma formação eclética, muitas vezes com suas bases em cursos de Administração e posteriormente uma pós-graduação em tecnologia, o que lhes conferem uma formação multidisciplinar.

Jogos Digitais

O mercado de jogos está aquecido. As transformações digitais e o aperfeiçoamento das tecnologias nos dispositivos móveis abriram um leque de oportunidades para quem busca uma posição para trabalhar com games.
A Abragames, associação de empresas de desenvolvimento de jogos do Brasil, já conta com um grande número de associados e a tendência é que esse número cresça ainda mais.
O surgimento de novas plataformas, como a Jump, serviço de distribuição de games com base no modelo de negócios da Netflix, trouxe recentemente mais oportunidades para os desenvolvedores distribuírem seus jogos.
Hoje, há diversas posições para quem tem interesse em buscar uma vaga nesse mercado como desenvolvedor mobile, web, product owner, game tester entre outras oportunidades.
Existem poucos profissionais formados atuando nessa área atualmente. Para poder se destacar nesse mercado o ideal é investir em um curso de graduação específico para jogos digitais.
 

 

Engenharia de Software

O engenheiro de software é um dos principais responsáveis dentro de uma empresa de desenvolvimento de software, tendo habilidades de programação, análise e projeto de sistemas.
Seu modelo de atuação pode ser interno, quando desenvolve soluções para a empresa, ou externo, quando trabalha para a criação de sistemas que são comercializados pela empresa.
Entre as principais habilidades de um profissional como esse está a organização para a entrega de tarefas dentro do prazo, facilidade de comunicação com a equipe e espírito de grupo.
O que se espera de alguém que busca ingressar na carreira de engenheiro de software é que tenha conhecimentos em modelagem de negócios, levantamento de requisitos, projeto de software, desenvolvimento, manutenção e teste de sistemas.
Recentemente a busca das empresas por profissionais que tenham conhecimento acerca de metodologias ágeis tem aumentado muito. O Scrum é uma das mais procuradas. Essa técnica consiste em um modelo de gerenciamento ágil, um dos mais utilizados em desenvolvimentos de sistemas, que foca em entregas rápidas e incrementais, minimizando o uso de documentação.
É possível entrar nesse mercado ao realizar uma pós-graduação na área de Engenharia de Software. Para buscar melhores posições e o desenvolvimento profissional no mercado é interessante investir em certificações.

Banco de Dados

A informação tem um valor estratégico dentro das empresas, por isso é preciso armazená-la de forma adequada para que possa ser recuperada, processada e analisada posteriormente.
O responsável por estruturar o armazenamento dessas informações e criar formas rápidas e otimizadas de consultar toda essa enorme massa de dados é o desenvolvedor de BD.
Esse profissional conta com grande conhecimento na área de banco de dados e estruturação da informação. É por meio do trabalho dele que todas as outras áreas poderão ter acesso aos dados estratégicos da empresa e manter suas operações em funcionamento.
Administrar com maestria um banco de dados de uma organização é uma atividade que exige muita responsabilidade. A depender da empresa na qual se trabalha, existe uma gama enorme de informações distintas entre si que tem de ser modeladas para uma análise conjunta.
Essa atividade é uma das mais bem remuneradas dentro das profissões na área de TI e isso se explica pela dificuldade de encontrar profissionais bem preparados e com conhecimentos técnicos suficientes que garantam sua autonomia.
Certificações nas principais tecnologias no mercado podem ser uma grande diferencial na hora de buscar por uma vaga nas empresas. Uma pós-graduação na área também é uma boa ideia.

Redes

Uma das áreas mais complexas dentro da TI, e também uma das que possuem mais vagas em aberto, é o setor de redes. Existem poucos profissionais disponíveis no mercado hoje e por conta disso são muito disputados.
Os altos salários têm atraído cada vez mais jovens que têm facilidade para lidar com matemática, habilidade muito necessária para a criação e implementação de sistemas de redes nas empresas.
A busca por esses profissionais se dá pela importância do acesso à internet dentro das companhias. É praticamente inviável manter uma operação sem conexões rápidas e funcionais.
Existem cursos de graduação específicos na área que podem preparar o profissional para o mercado de trabalho, sendo que ele pode esperar um ambiente desafiador, porém com alta empregabilidade.
O primeiro passo para adentrar o mercado de trabalho de TI é buscar por uma graduação. No entanto, é preciso ficar claro que o sucesso do profissional dependerá de sua própria dedicação para reter os conhecimentos passados durante a realização do curso.
A Faculdade Impacta é especializada em tecnologia e possui uma série de cursos de graduação voltados para preparar o aluno para uma das profissões na área de TI. Entre em contato conosco agora e prepare-se para o futuro!
 
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!