faceboook

Windows Easy Transfer: backup dos perfis de usuário

O Windows Easy Transfer permite levar dados de um determinado perfil de usuário de uma máquina antiga para uma máquina nova, ou seja, o backup do conteúdo.(...)

Autor: Eduardo Popovici

Muitos usuários me questionam sobre uma forma fácil e rápida de levar seus dados pessoais de uma máquina mais antiga para uma máquina mais nova. Já vi gente utilizando a boa e velha copia manual (CTRL+C e CTRL+V) para HDs externos, pendrives, CDs e DVDs. 

Bem, não tenho nada contra velhos hábitos, porém nós da área de TI precisamos facilitar alguns processos e formatos de atuação, principalmente quando falamos dos dados de nossos usuários e até mesmo os nossos próprios.

A Microsoft possui uma ferramenta de migração de usuários muito útil e fácil de usar desde a época do saudoso Windows XP. Aprendi tal recurso enquanto estudava para a prova 70-272, lá no ano de 2006, da antiga certificação MCDST, e até hoje vejo grande utilidade nesta solução.

O Windows Easy Transfer (Transferência Fácil do Windows) permite levar dados de um determinado perfil de usuário de uma máquina antiga para uma máquina nova, seja por um cabo de rede, HD externo ou cabo de USB de transferência fácil.

No Windows 7 e Windows 8, a ferramenta de migração chamada Transferência Fácil do Windows,  ganhou corpo e estabilidade, o que é realmente interessante. A ferramenta pode ser acionada de diversas formas, mas vamos utilizar uma forma simples e mais objetiva. 

1) Vá até o executar (Winkey + R);

2) Digite migwiz;

3) Note que diversos documentos pessoais do seu usuário serão transferidos para uma outra máquina qualquer de sua escolha. Pressione Avançar para iniciar o assistente;

 

4) A ferramenta permite escolha de transferência de 03 formas, sendo a última muito interessante até mesmo para armazenagem de um “backup” para uma emergência qualquer. Escolha a forma de transferência dos dados;

 

5) Escolha a segunda opção para fazer backup de seu computador atual;

 

6) Agora aguarde até que o Windows identifique e gere o backup dos perfis de usuários da máquina. Essa parte é a mais demorada e pode levar bastante tempo, dependendo do que você tem no computador e de quantas pessoas utilizam o equipamento;

 

7) Agora coloque uma senha para proteger seu arquivo de migração. Após pressionar o Avançar nessa tela, será possível escolher o local de salvamento do arquivo com extensão .MIG.

 

Espero que este post seja útil em seu dia a dia. Grande abraço e sucesso!

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o post foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

1 Comentário

  1. Jairo Abreu disse:

    Olá Eduardo, excelente essa ferramenta para backup , ou migração de dados de um Pc para outro. Ocorre que perdi as senha para restaurar os dados. Pode me ajudar nessa questão, se há alguma forma recuperar meus dados.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!