Como é a área da tecnologia da informação?

Um dos setores que mais contribui para o novo cenário do mercado mundial é a área de Tecnologia da Informação. Descubra mais sobre ela!

Autor: Rogério Ramalho

É indiscutível que o desenvolvimento científico vem fazendo uma verdadeira revolução na sociedade atual, de modo a proporcionar uma série de dispositivos, ferramentas e sistemas tecnológicos capazes de transformar a vida de cada um de nós. Uma das áreas que mais contribui para esse novo cenário mundial é a Tecnologia da Informação. Já ouviu falar sobre ela? Sabe a que ela se refere exatamente?
Tendo em vista a prevalência desse campo profissional e o quanto ele vem influenciando todas as atividades humanas, preparamos este post. Nele, vamos explicar o que é a Tecnologia da Informação e qual a sua importância para as empresas. Além disso, vamos falar sobre a relevância do profissional dessa área, especificando as habilidades de trabalho demandadas, assim como a situação atual do mercado de trabalho para quem ingressa nessa carreira. Confira agora mesmo!

O que é a Tecnologia da Informação?

Mesmo que muitas vezes a gente não perceba, uma vez que já nos acostumamos, a tecnologia está presente em toda a parte. Desde os equipamentos nos quais ela tende a ser mais prontamente perceptível, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, até os sistemas computadorizados não tão visíveis assim, como os que permitem o funcionamento eficiente de operações bancárias, transportes públicos com integração e transmissões de televisão.
É nesse contexto que se insere a Tecnologia da Informação — uma área que, em geral, é definida como um conjunto de estruturas e processos de natureza digital que possibilitam capturar, registrar, armazenar, analisar e transmitir dados. A TI está diretamente relacionada ao desenvolvimento, aplicação e aprimoramento de recursos computacionais que servem a diferentes atividades.
A aplicabilidade da Tecnologia da Informação é variada e extremamente abrangente, o que torna a área diversificada, bem como com possibilidades de muitas ramificações de acordo com o segmento em que está inserida. Além disso, com a informatização de grande parte das operações e atividades relacionadas à indústria, comércio, serviços bancários, educação, telecomunicações, entretenimento e lazer, por exemplo, a TI tornou-se indispensável.
Portanto, nessa perspectiva, a TI é fundamental. Sem a atuação dessa área, não seria possível utilizar programas computacionais de qualquer ordem, ter acesso a redes sociais e sites diversos, utilizar o e-mail, depositar e sacar dinheiro em caixas eletrônicos, fazer transferências financeiras de forma virtual, realizar reuniões por videoconferências, preencher e entregar a Declaração de Imposto de Renda, assim como inúmeras outras atividades que são parte da rotina da maioria das pessoas.

Qual a importância da TI para as empresas?

Como já dissemos, o desenvolvimento tecnológico vem transformando por completo a sociedade. Isso não é diferente no mundo corporativo, que tem como uma de suas principais características a utilização de tecnologias para a operacionalização dos mais variados processos produtivos, assim como implementação e prática de rotinas administrativas. Logo, a TI atua como o suporte essencial para o funcionamento eficiente de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação.
Além de ser crucial para as atividades produtivas, administrativas e comerciais cotidianas de uma empresa, a tecnologia da informação exerce um papel muito importante na produtividade da companhia, fator que faz da área um elemento-chave para a competitividade. É o setor de TI que informatiza e otimiza a comunicação da empresa, além de ser responsável por elaborar e implementar os seus sistemas administrativos virtuais internos e externos, por exemplo.
No caso das empresas que vendem por meio da internet, podemos afirmar que a TI é o coração da companhia, uma vez que responde por toda a base do seu funcionamento. Assim, o profissional da área de tecnologia da informação não é só importante para uma organização, como pode fazer a diferença em sua produtividade e competitividade, além de, muitas vezes, ser um dos mais importantes elementos da própria força motriz.

Quais as habilidades necessárias para atuar na área?

De modo geral, o profissional da área de TI precisa desenvolver habilidades relacionadas à adaptabilidade, autodidatismo e concentração. A primeira e a segunda são importantes porque os conhecimentos desenvolvidos nesse campo são aprimorados constantemente, o que exige capacitação contínua. Já a terceira é essencial, uma vez que a TI envolve mecanismos complexos que demandam atenção redobrada.
Também é importante que o profissional da área se comprometa com o trabalho em equipe, já que dificilmente será capaz de efetuar suas atividades sozinho. Uma outra habilidade desejável é a criatividade, pois ela contribui para a criação de soluções específicas para cada demanda do cliente ou do setor da empresa. Se o profissional tiver proficiência em inglês, melhor ainda, pois muitos materiais produzidos na área utilizam esse idioma.

Como está o mercado de trabalho em TI?

A resposta é bastante simples e atrativa: o mercado está superaquecido e deve se manter assim por muito tempo. Com a utilização cada vez maior de diferentes soluções tecnológicas e sistemas operacionais altamente informatizados, a busca por profissionais de TI só vem aumentando. E isso acontece em todas as áreas do universo corporativo: indústria, comércio, entretenimento, setores de serviço, educação, saúde etc. Enfim, esse profissional é muito procurado no mercado.
A área de tecnologia da informação se destaca entre as demais quanto à oferta de postos de trabalho. E não é difícil entender a razão desse diferencial, uma vez que o desenvolvimento tecnológico de ponta e em larga escala só aconteceu, de fato, nas últimas duas décadas. Nesse contexto, há alta demanda por profissionais qualificados em TI, mas poucas pessoas com formação especializada na área.
Além disso, a tendência desse segmento profissional é só crescer. A informatização é um fenômeno que chegou para ficar, de modo que o mundo já se tornou dependente das novas tecnologias que, por sua vez, tornam processos menos difíceis, ajudam a salvar vidas e deixam a nossa rotina mais dinâmica. Nesse sentido, existe uma grande demanda por profissionais com capacitação para desenvolver e operar as soluções relacionadas à tecnologia da informação.
Conforme mostramos ao longo do post, a tecnologia da informação vem se tornando não só a área do conhecimento do presente, como também — e principalmente — do futuro. Por ser tão abrangente e necessária, ela é uma excelente escolha de atuação profissional, com muitas oportunidades de trabalho e grandes possibilidades de ascensão rápida e promissora na carreira. Com certeza é um caminho que vale a pena seguir.
Agora que você já sabe mais sobre TI, que tal pesquisar sobre cursos na área? Para mais informações, entre em contato com a Faculdade Impacta!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!